Campus Calama apresenta protótipo de sistema automatizado para estativa aplicada a testes de balística

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 19h16 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 17h50 | Acessos: 2044

Campus Calama Protótipo 9

Inovação tecnológica foi idealizada a partir de convênio com a Polícia Técnica-Científica de Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou no dia 09 de abril a apresentação de um protótipo de sistema automatizado para estativa aplicada a testes de balística. A inovação tecnológica foi idealizada a partir de um convênio com a Polícia Técnica-Científica de Rondônia e transferida para a instituição estadual.

O evento ocorreu no auditório da unidade e contou com a participação de servidores e alunos do campus, além do Secretário Adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania e Delegado da Polícia Civil, Hélio Gomes Ferreira e do Perito Criminal, Josias Batista da Silva.

O sistema automatizado para estativa aplicada a testes de balística é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no campus e que envolveu docentes da unidade, além de estudantes de cursos técnicos e graduação. Na última segunda-feira (09), foi realizado o registro de propriedade intelectual. A estativa com sistema automatizado de disparo visa proporcionar segurança e eficiência nos momentos de coleta de projéteis padrões. Mais especificamente é um anteparo para fixação de diversos tipos de armas compreendendo ainda o mecanismo automatizado para disparo provendo um maquinário a ser utilizado para testes de balísticas com potencial uso na indústria bélica para testes em armas e coleta de projéteis.

Para o Secretário Adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania e Delegado da Polícia Civil, Hélio Gomes Ferreira, o sistema automatizado é um grande avanço “[...] porque protege os nossos peritos, aprimora nossas perícias e nos da um know-how que não temos que é a questão tecnológica e desenvolvimento de uma nova máquina. O governador Marcos Rocha aprova e gosta muito da tecnologia. Nós temos bastante gratidão ao IFRO e também aos alunos e peritos que se envolveram nesse projeto. Agradecemos o IFRO e entendemos que essa renovação é muito grande, que pelo o que observo não existe no Brasil um instrumento igual e que vai realmente nos dar um grande respaldo nas perícias que iremos fazer daqui pra frente”.

O Perito Criminal e também Presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Rondônia, Josias Batista Silva, agradeceu a parceria e a realização do projeto de criação do protótipo de automação e referência a equipamentos de proteção coletiva da perícia criminal. “A gente agradece muito aos professores e alunos por essa ação do IFRO que atende a comunidade em si, chegando aos órgãos públicos e privados. Somos parceiros, a Polícia Técnica e o Instituto, sempre buscando atender à comunidade da melhor forma”, disse.

Antônio dos Santos Júnior, Diretor-Geral Pró-Tempore do Campus Porto Velho Calama, destaca que a parceira IFRO-Politec tem produzido muitos resultados, que devem ser reconhecidos e destacados. “O primeiro tem sido a constante participação de peritos da Politec como palestrantes nos cursos e eventos organizados pelo IFRO. Esses profissionais externos têm demonstrado e explicado como o conhecimento técnico é aplicado na resolução de problemas da criminalística, tornando o ato de aprender mais interessante aos estudantes. Depois, os estudantes de química, eletrotécnica, edificações, informática, entre outros cursos, têm encontrado na Polícia Técnica um ambiente propício para o desenvolvimento dos estágios supervisionados, com o uso dos conhecimentos técnicos adquiridos nos cursos do IFRO. Alguns, inclusive, desenvolvendo trabalhos premiados. E, enfim, o desenvolvimento de pesquisa com transferência de tecnologia, como a estativa para testes de balística. Esse projeto de pesquisa e desenvolvimento foi realizado após a identificação de uma possibilidade de inovação pelos professores do IFRO. A pesquisa envolveu estudantes de cursos técnicos e graduação. Hoje, após o registro de propriedade intelectual, temos a satisfação de apresentar a versão protótipo que poderá ser utilizada pelos peritos em Porto Velho. Assim, concretizamos um de nossos objetivos institucionais: desenvolver soluções inovadoras para o avanço científico, tecnológico e produtivo de Rondônia. Parabéns aos estudantes e servidores envolvidos”, explicou o gestor.

Segundo o Professor Carlos Augusto Bauer Aquino, que compõe a equipe do projeto, é importante destacar as iniciativas de inovação que o IFRO possui e que as mesmas estão disponíveis para atender e solucionar problemas da comunidade. “Essa questão da Polícia Técnica mostra que nós estamos aptos a fazer inovação e a resolver problemas. Isso é muito importante pra todos nós professores e para os alunos, pois demonstra que o nosso ensino, nossa pesquisa e nossa extensão estão cumprindo seu papel com a sociedade”, reforçou.

Um dos alunos que participou do projeto foi Giovani Patrick Bevilacqua, que cursa Licenciatura em Física no campus. Sobre as inovações produzidas, o acadêmico destacou que “[...] o que importa é que as ideias e inovações sejam aplicadas na vida real e que as pesquisas e o tempo gasto em estudo saiam realmente do papel, quero dizer, ver os frutos de uma semente que foi plantada!”

• Campus_Calama_-_Protótipo_2
  • Campus_Calama_-_Protótipo_8