Campus Calama adquire telescópios para aulas práticas de Física
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, fez recentemente a aquisição de 4 telescópios. Os equipamentos serão utilizados nas aulas práticas de Física e em projetos de ensino, pesquisa e extensão da unidade.
De acordo com o professor Hualan Patrício Pacheco, do Curso de Licenciatura em Física do campus, a aquisição dos telescópios é parte importante da divulgação do curso, bem como para a alfabetização científica de áreas distantes da comunidade. “Podemos ver na Astronomia uma maneira de iniciar na comunidade científica aos que dela se interessam. A Astronomia é talvez a ciência mais democrática que possa existir, pois todos podem ter acesso ao seu campo de estudos (as estrelas e constelações) e serem integrados ao meio científico atual”, esclarece o docente.
Hualan destaca também que “[...] para nós do curso de Licenciatura em Física, significa a aquisição de bens necessários para a formação docente, de multiplicadores do conhecimento e de inspiração para as novas gerações em nossas escolas públicas. O planejamento de projetos nesse sentido vinha sendo executado com materiais dos próprios docentes do curso de Física, assim, visitas a escolas, feiras e exposições e ainda espaços públicos eram feitos de maneira autônoma”.
Sobre o equipamento
Os telescópios motorizados permitem que a localização de planetas seja mais rápida e o processo de astrofotografia seja potencializado com a captura de imagens de nebulosas, estrelas e aglomerados e outros objetos astronômicos, o que não era conseguido em tempos anteriores.
Projetos
Está previsto a execução de quatro projetos de ensino, pesquisa e extensão, para a utilização dos equipamentos adquiridos, um deste é a visita em espaços públicos para a visualização de corpos celestes, tais como a Lua e os planetas do Sistema Solar. O docente informa também que os equipamentos estarão disponíveis, pelo menos uma vez ao mês, para que os alunos e servidores do IFRO possam realizar observações orientadas, bem como exposição de fotografias dos registros coletados.
Redes Sociais