Alunos de Edificações fazem visita técnica em obra do centro esportivo do Campus Calama
Estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram na quarta-feira (27), de uma visita técnica nas obras do centro esportivo em construção na unidade.
O professor Adel Rayol de Oliveira Silva, responsável pela atividade, destaca que a necessidade de contato com a realidade das obras de construção civil, “[...] bem como a demanda por mão de obra cada vez mais especializada tem nos conduzido a intensificar atividades como aulas práticas e visitas técnicas. Para isso, o Campus Calama tem trabalhado para aumentar a quantidade e qualidade das visitas técnicas não apenas por cumprir um papel social fundamental de formação técnica atualizada e de excelência, mas também buscar o pioneirismo em dinamizar a formação técnica para o mundo do trabalho, ajudando nossos alunos a entenderem a realidade das várias técnicas construtivas, materiais e seus custos, visando uma melhora na produtividade e desenvolvimento de suas carreiras, bem como serem partícipes da construção de uma sociedade avançada e altruísta, conservando o meio ambiente e contribuindo para a edificação de um mundo melhor para todos”.
Para o aluno Miqueias Mota de Farias, a atividade serviu para complementar o que aprendeu em sala de aula. “Na visita técnica tiramos dúvidas, vimos também a importância de um bom canteiro de obras, a importância da organização, dos detalhes das plantas desenhadas, das plantas das vigas, vimos as inúmeras plantas de cortes, fachadas e de detalhes estruturais. Observamos na prática a parte da construção relacionada à impermeabilização que é importante para evitar infiltração de água por capilaridade. Vimos também, em termos de segurança, que está tudo em ordem. Conhecemos uma pequena fábrica de fazer treliça. Observamos a aplicação de massa corrida nas paredes e instalações elétricas. E tudo isso foi muito importante para quando estivermos tendo a aula teórica lembrarmos o que é feito numa canteiro de obras”, elencou o estudante.
Redes Sociais