Realizada certificação no Programa Empoderamento da Mulher
O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) realizou a solenidade de certificação das alunas da turma dos cursos de Corte e Costura no âmbito do Programa Empoderamento da Mulher. Foram 17 alunas do sistema prisional feminino certificadas no dia 13 de junho, no Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça.
O Projeto Empoderamento da Mulher é uma ação do IFRO, desenvolvida por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e que oferece formação inicial e continuada a mulheres em vulnerabilidade social dos territórios, da cidadania e da identidade rural do estado de Rondônia. O objetivo da ação é ampliar a empregabilidade das mulheres na região, além de permitir o desenvolvimento de características empreendedoras e a autonomia e emancipação das mulheres daquelas localidades. No caso dos cursos feitos junto ao sistema prisional feminino, a parceria também envolveu a Secretaria Estadual de Justiça de Rondônia (Sejus-RO).
Uma das participantes ressaltou a importância do curso: “Já trabalho com corte e costura no Projeto 2, só não tinha certificado e agora adquiri mais conhecimento. O certificado tem uma carga horária de 160 horas, o que diminui a pena em seis dias”. Outra aluna certificada ainda inclui a possibilidade de levar o conhecimento para oportunidades no mercado de trabalho: “pretendo levar esse conhecimento lá fora, com uma oportunidade de emprego”.
Na solenidade estiveram presentes o Reitor substituto do IFRO, Carlos Henrique dos Santos, o Secretário de Justiça do Estado de Rondônia, Adriano de Castro, o Gerente de Reinserção Social da SEJUS/RO, Edimar Vieira Cavalcante, o Diretor-Geral do IFRO-Campus Porto Velho Calama, Marcos Aparecido Atiles Mateus, o Chefe do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Calama, Rodrigo Moreira Martins, a Diretora-Geral do Centro de Ressocialização “Sueli Maria Medonça”, Auricélia Gouveia Caetano, a Coordenadora do Núcleo de Capacitação/SEJUS, Iza Celeste Severino Bello, e a Coordenadora do Núcleo de Atenção as Mulheres do Sistema Prisional, Maisa Soares.
Redes Sociais