Estudantes do Calama encerram atividades de plano de regresso

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 18h35 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h38 | Acessos: 2984

Campus Calama Pipeex 6

O Plano de Regresso dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi concluído no dia 20 de novembro, com a apresentação dos resultados “Ob Portus”: Um reflexo de oportunidades por meio do Pipeex (Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão).

Como parte do plano de regresso da Mobilidade Estudantil Internacional ofertada pelo PIPEEX/IFRO, Laura Rafaela da Silva Viana e Gabriel Henrique Abrantes Holanda objetivaram disseminar as experiências vividas durante o período de intercâmbio em Portugal, vinculando-as a conceitos de inteligência emocional com o intuito de fomentar a divulgação de estratégias de promoção do êxito profissional e pessoal de estudantes nas instituições públicas de ensino.

Neste ano, o projeto foi também realizado na Escola Municipal Manoel José dos Santos, em Nova Mamoré/RO, no Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) e nos campi do IFRO: Ariquemes, Porto Velho Calama e Guajará Mirim, totalizando mais 400 alunos alcançados. Eles contaram com apoio dos servidores do Campus Porto Velho Calama: Mirian de Oliveira Bertotti, Maria Rosimére Salviano de Moura e Gedeli Ferrazzo, que avaliam que ocorreu um bom impacto motivacional no público participante das palestras e nos alunos organizadores das atividades.

A professora Gedeli comenta que o “evento foi de suma importância para os discentes do Campus Calama, pois proporcionou o intercâmbio das estratégias de promoção do êxito profissional e pessoal, bem como a apropriação da experiência vivenciada pela Laura e o Gabriel no PIPEEX/IFRO”.

“O OB Portus é uma das principais atividades do nosso plano de regresso. Nós já estamos em fase de encerramento e qualifico o resultado de forma positiva. Durante as apresentações que realizei em Ariquemes, Brasília e na Zona Rural de Nova Mamoré, percebi que o objetivo principal foi atingido e que o público realmente se sentiu estimulado na busca por novas oportunidades. Acredito que o mais especial desse projeto é o teor ‘motivação’, porque além de buscar o engajamento nós usamos como base os conceitos de inteligência emocional, o que torna as nossas apresentações um pouco mais tangível, digamos assim”, explica Laura Rafaela da Silva Viana, que está concluindo neste ano o Curso Técnico em Edificações. Para a estudante, a mensagem principal é incitar nas outras pessoas “a vontade de buscar novas oportunidades e de fazê-las acreditar que elas podem ter experiências parecidas com as nossas, não deixando de fornecer bases para isso. Esse é um daqueles projetos em que me realizo como pessoa, estudante e profissional”.

Gabriel Henrique também está finalizando seu curso, o Técnico em Química integrado ao ensino médio. Ele relembra o início do projeto: “começou ainda em Portugal, lembro-me de como era grande o nosso entusiasmo e animação com a ideia de contar e compartilhar os momentos vividos ao longo do intercâmbio: desde as partes engraçadas e as surpresas que tivemos, até as dificuldades e desafios que apareceram. Queríamos compartilhar com outros jovens e mostrar como essas oportunidades são possíveis, como é única cada experiência. Mais do que transmitir um aprendizado, posso dizer que aprendi muito ao longo das palestras e com toda essa experiência, pois me surpreendi comigo mesmo. Poder falar de jovem para jovem e com um público grande, de forma natural e espontânea, sendo eu mesmo, foi algo novo para mim”, conclui Gabriel, mostrando o quanto se sente grato pela oportunidade e a todos que o apoiaram.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/11_Novembro_2017/28.11.17/pipeex