Campus Porto Velho Calama recebe aula do canal “Sofá do Enem”

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 12h47 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h36 | Acessos: 2488

SOFÁ DO ENEM 2

O auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu professores youtubers para um “aulão” pré-Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A aula ocorreu no sábado, 28/10, aberta para alunos de outras escolas da comunidade.

“O Aulão do Enem foi uma ação muito significativa para fortalecer o desenvolvimento dos conteúdos básicos para a preparação da prova do Enem, uma vez que os professores, que atuam nessa dinâmica, trabalham com o objetivo de facilitar o aprendizado que já vem sendo desenvolvido no percurso escolar”, avalia o Diretor de Ensino Substituto, Valteson Cleiton Pereira.

Conforme a professora Márcia Gondim, “acredito que todo educador, assim como eu, graduada com muito esforço em uma universidade pública, tem um papel muito importante na vida dos nossos jovens e precisamos contribuir positivamente e efetivamente na vida deles. A jornada de palestra foi a forma que encontrei, com apoio da FLB-AP (Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini) e sua diretoria estadual, de compartilhar o conhecimento que adquiri na universidade incentivando os jovens aos estudos”.

Em Rondônia foi desenvolvido o Projeto Primeira Jornada de Palestras nas Escolas, com vários temas que serão trabalhados nas escolas e para o Enem. Esquematizado em duas fases, sendo a primeira com palestras presenciais nas escolas com os temas “Motivação para o Enem 2017” e “Tutorial para a inscrição”, “Trabalhando na plataforma ULB (Universidade Aberta Leonel Brizola)”. Durante as palestras os participantes refletem sobre a importância dos estudos para alcançar um futuro melhor. Na segunda fase, foi a vez do “Aulão show presencial”, que permite constatar as vantagens de levarem os estudos a sério.

Com esta ação, o Campus Porto Velho Calama busca oferecer para os seus alunos a troca de experiência com influenciadores digitais brasilienses, que trouxeram orientações e dicas nas matérias de História, Atualidades e Biologia.

Sofá do Enem

O projeto Sofá do Enem é composto por professores de História e Biologia de um cursinho pré-vestibular do Distrito Federal.  As aulas são gratuitas e transmitidas pela internet.  “Desde o início eu fiquei muito empolgado ao receber o convite e em saber que conheceria o Norte do nosso País. Falo com toda certeza e convicção que não haveria um estado e uma cidade mais especial, com pessoas tão especiais como Rondônia. Poder contribuir com aquilo que eu mais gosto e mais acredito que é a educação foi muito importante para mim. Espero que nesses próximos fins de semana esses alunos, para os quais eu pude passar um pouco da minha experiência e assim contribuir para o sucesso deles, tenham êxito e em janeiro possam escolher o curso que tanto sonham e almejam. Agradeço muito a parceria da fundação Leonel Brizola à equipe toda que colaborou para que esse aulão show pudesse acontecer e fazer com que eu e o professor Antônio nos sentíssemos acolhidos, agora vocês tem novos parceiros para educação e fico na espera de novos convites para que possamos contribuir com a evolução desse país que só acontecerá através da educação”, ressaltou o Professor de Biologia, Phillip Ferreira.

O Professor de História e Atualidade, Antônio Guilherme, também reforçou que a cidade de Porto Velho o surpreendeu muito, “primeiramente por ter um povo tão receptivo e o quanto a cidade é organizada, apesar da sua limitação como em toda cidade, mas tem um ritmo interessante e um clima muito propício para iniciativas como essa, para projetos de educação no geral. Eu só tenho a agradecer a todos os sujeitos do evento e acredito demais no sucesso dos alunos e no sucesso de todos os que estão envolvidos na educação da cidade”.

Antônio Guilherme ainda afirma que “a organização foi muito sagaz e muito corajosa ao envolver tantos alunos e famílias nesse projeto. E essa mesma organização foi muito cuidadosa para com os professores e isso me deixou muito marcado. O IFRO Campus Calama tem uma estrutura linda e um auditório de dar inveja em muitas instituições Brasil a fora, o que fez com o que o resultado do evento fosse de extrema relevância. Tenho que ressaltar a qualidade do alunado, pois é um público forte e interessado que se divertiu ao ter aula. Seus olhos brilhavam e sua participação inigualável, em que se via um público muito diversificado, tanto por idade, região, social”.

A Universidade aberta Leonel Brizola (ULB), vinculada à Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), com o Projeto Reiventando o Brasil - Enem, vem trabalhando os conteúdos de acordo com a proposta do novo Exame Nacional do Ensino Médio: Linguagens, código e suas tecnologias, Ciências da natureza, Ciências humanas, Matemática de maneira gratuita, no formato de vídeo aulas, com a proposta de proporcionar um cursinho preparatório de qualidade ao acesso de todos e conquistar a tão sonhada vaga para a universidade.

Para o Campus Porto Velho Calama, a parceria com outras instituições de ensino realiza um intercâmbio de conhecimentos e oportunidades. Da organização do evento, Marli Mendonça, que é vice-presidente Nacional da FLB/AP, explica que “somos uma fundação de estudos políticos, econômicos e sociais, mas principalmente queremos através da ULB, contribuir com a educação de nosso país e também com a qualidade do ensino por meio de nossos cursos gratuitos. O lema da Universidade é Precisamos inundar o País de consciências esclarecidas. Assim estaremos contribuindo para mudar a realidade do nosso país”.

• SOFÁ_DO_ENEM_1
  • SOFÁ_DO_ENEM_2