Estudantes do Calama desenvolvem ações de educação ambiental em bairro de Porto Velho

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 18h33 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h38 | Acessos: 2192

Campus Calama 3

Alunos do 4º ano do Curso de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estão desenvolvendo ações de educação ambiental junto à comunidade do Bairro Vila Princesa, em Porto Velho (RO). O projeto intitulado “EDIFICA ECO” tem como objetivo o desenvolvimento de atividades sustentáveis e produção de móveis a partir de materiais recicláveis. A ação teve início em agosto de 2017 e segue até dezembro deste ano.

Segundo a coordenação do projeto, a educação ambiental nas escolas contribui para a formação de cidadãos conscientes. Dessa forma, é relevante pensar na importância da educação ambiental e identificar como esse conceito vive dentro da comunidade Vila Princesa, localizada próximo ao Aterro Sanitário Controlado do município de Porto Velho. Assim, buscar formas de promover ainda mais o pensamento ambiental no bairro pode ser fundamental para amenizar os impactos trazidos pelo descarte do lixo na região, além de promover um pensamento mais consciente na população quanto ao descarte e uso dos resíduos sólidos.

De acordo com o professor Leonardo Leocádio, os alunos estão aprendendo na prática como deve ser feita a gestão ambiental. "Não podemos produzir a quantidade de lixo que produzimos e achar que tudo isso é normal. Sem dúvida está sendo uma experiência para eles levarem para a vida. Os resultados até agora são bem satisfatórios. Essa forma de ensinar, levando os alunos para o campo é bem desafiadora. O entusiasmo deles me entusiasma. O impacto do projeto ecoa para nossos alunos, para a comunidade que os recebe e para nós professores”, comentou.

Amanda Carolina Ferreira de Lima, que estuda o 4º ano de Edificações, explicou que o projeto "EdificaEco" começou em decorrência do concurso realizado pela Samsung "Respostas para o amanhã".  “O professor Leonardo trouxe este desafio para nós, o 4° ano Edificações. Estou inserida no grupo de Educação Ambiental, com a finalidade de ensinar os alunos da escola acerca desta temática. Esta fase tem sido ainda mais desafiadora, uma vez que ensinar às crianças conceitos de Educação Ambiental não é uma tarefa fácil. Entretanto, tem sido gratificante, tendo em vista a oportunidade de expandir o ambiente de ensino de modo a ensinar e aprender de forma diferente, experiência que devemos a uma instituição tão privilegiada como o IFRO”, relatou.

• Campus_Calama__3
  • Campus_Calama__4