Campus Calama realiza o lançamento de ações de melhorias

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 11h36 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37 | Acessos: 2565

Estúdio Rádio 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, promove lançamentos de ações de melhorias realizadas na unidade. No evento também serão feitas as transferências de tecnologia/metodologia de um aplicativo para dispositivos móveis e sistemas de gerenciamento. O ato será na sexta-feira (02), às 19h, no Auditório do Campus Porto Velho Calama.

Estão entre os lançamentos: a rádio Calama IFRO (que pode ser acessada via internet), o estúdio de produção audiovisual, a nova rede local cabeada do Bloco A (lado esquerdo) e o laboratório do Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE). Com o CIMNE, sediado na Catalunha/Espanha, e que este ano completa 30 anos de atividades, é possível entre outras ações o desenvolvimento de pesquisas com softwares.

Além dos lançamentos dos ambientes e melhorias realizadas na unidade, ocorrerão visitas aos novos ambientes. A programação do evento inclui a transferência da tecnologia e metodologia do aplicativo Guia do Aluno e do Sistema de Gerenciamento de inscrições dos programas de auxílio estudantis (SIPAE) para a Reitoria do IFRO.

Rede cabeada
Buscando propiciar ao servidor disponibilidade, estabilidade e performance para acesso aos sistemas, compartilhamentos e navegação na internet, o Campus Calama está implantando a infraestrutura de rede cabeada em 15 ambientes e serão aproximadamente 140 usuários atendidos (rede fixa e móvel para técnicos administrativos e docentes). O projeto serve como plano piloto de ampliação para todo o prédio do campus e replicado para outras unidades do IFRO. Este serviço trará viabilidade de acesso às pastas compartilhadas. A taxa de transferência (Lan) passará de 94 Mbps a 700 Mbps, com possibilidade de download de até 3 Mbps por conexão, além de pontos de rede sobressalentes e 02 access point dedicados (wi-fi) para a sala dos professores e de estudos.

"Sendo a rede de computadores um importante elemento de infraestrutura da informação e considerando que agora o campus possui rede cabeada e wi-fi, tem-se um mecanismo de contingência e solução de continuidade para que os servidores possam melhor desenvolver suas atividades que dependem de rede local de computadores e internet", explica o Presidente da Comissão, Sergio Alves. Os ambientes e setores abrangidos são as Coordenações de Edificações, Eletrotécnica, Engenharia Controle e Automação, Física, Química, Informática, além do Depesp, Departamento de Ensino, Pronatec, Depex, Salas dos Professores, Sala de Impressões (Professores) e Salas de Estudos. As conexões de redes atenderão 97 pontos cabeados e 75 estações de trabalho ativas (computadores ou impressoras).

Em depoimento enquanto usuário da Rede, o Coordenador-Adjunto Pronatec/Campus Porto Velho Calama, Domingos Perpetuo Alves Soares, reafirmou a importância da instalação da nova rede local cabeada, “esta ação otimizou o tempo de trabalho, deu celeridade as atividades desenvolvidas no Programa e incrementou a comunicação interna”.

Guia do Aluno
Já em funcionamento desde fevereiro deste ano, o aplicativo (App) Guia do Aluno disponibiliza a estudantes, responsáveis e demais interessados, informações dos cursos, projetos pedagógicos, quadros de horários, assistência estudantil, perguntas frequentes, rotinas acadêmicas, informativos de vagas de estágio e outros. Segundo o gestor do projeto, Sérgio Alves, “a adesão do alunado tem sido expressiva, visto que na segunda semana após o lançamento e ainda em fase de ajustes o App já recebeu mais de 6.700 acessos e contabiliza aproximadamente 700 instalações em dispositivos ativos. Então, nota-se que os ‘nativos digitais’ estão sempre conectados, além disso, a informação neste suporte oferta uma linguagem midiática e mobilidade”.

Disponível no Google Play Store (“Calama Ifro”), para aparelhos do Sistema Operacional Android, o objetivo do aplicativo é ser um instrumento de informação e comunicação em tempo real com o alunado, em que o usuário tem a possibilidade de receber em tempo real avisos e notificações enviados pelo campus. Tendo em vista que o aplicativo não integra o portfólio de aplicações do IFRO, há tratativas em andamento para que a tecnologia seja transferida à Reitoria.

Estúdio Audiovisual e Rádio
Já está funcionando, em fase de testes e ajustes, o Estúdio Audiovisual e a rádio do Campus Calama nas dependências da Coordenação de Comunicação e Eventos (CCOM). Para implantação da infraestrutura e configuração dos recursos tecnológicos, a Direção-Geral designou comissão (Portaria Nº 372/2016) e seus regulamentos estão sendo elaborados por comissões designadas para este fim.

A orientação da Direção-Geral e Direção de Ensino é que os recursos sirvam a propósitos pedagógicos e administrativos. Por meio de videocast, apresentações com narrativas/AudioSlides, ou áudios e vídeos informativos, oportunizarão aos docentes e técnicos o desenvolvimento de materiais pedagógicos, tecnologias educacionais e materiais institucionais.

Conforme o Coordenador de Comunicação e Eventos e Presidente das Comissões de Regulamento do Estúdio Audiovisual e Rádio Calama, Vitor Viana, "o Estúdio Audiovisual e Rádio Campus ficaram prontos primeira quinzena do mês de maio de 2017 e estamos no processo de finalização dos regulamentos para regrar, por exemplo: como será a programação da rádio? Como os servidores e alunos poderão acessar o estúdio para desenvolver projetos via edital ou demanda espontânea? A forma de publicação dos materiais produzidos e questões relativas a direitos autorais, autorização para uso de imagens, dentre outros”.

• App_Guia_do_Aluno
  • Estúdio_Rádio