Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Calama prepara novos momentos de integração para estudantes

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h10 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h39 | Acessos: 3294

PRECONCEITO 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está preparando uma Gincana Estudantil para comemorar o Dia do Estudante (11 de agosto). O lançamento da iniciativa foi realizado pelo Departamento de Assistência ao Educando (DEPAE), tendo em vista que uma das tarefas da Gincana previa a participação das turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na Semana de Educação para a Vida, organizada nos dias 15 e 16 de maio. A finalidade principal é oportunizar momentos de integração entre alunos e educadores de forma lúdica, divertida, dinâmica e cultural, promovendo a valorização dos estudantes e com espaço de protagonismo.

Como incentivo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas salas temáticas, a comissão avaliadora atribuiu uma das três notas para o desempenho das turmas na Gincana. O primeiro colocado do turno matutino foi o 2º ano de Eletrotécnica. E em segundo lugar, ficaram empatados 3º de Eletrotécnica/2º de Edificações, com o 3º de Informática em terceiro lugar. No período vespertino, a sequência dos três primeiros lugares na pontuação ficou da seguinte forma: 3º de Química, 1º Eletrotécnica/3º de Eletrotécnica e 1º de Edificações.

Segundo a estudante Maria Flôr, líder do 3º ano de Química Vespertino, "precisávamos realizar toda a organização em pouco mais de uma semana, dessa forma programamos três reuniões, em que todas as decisões foram tomadas. Nossa turma sempre gostou de participar desse tipo de evento, e geralmente nos esforçamos bastante. Dessa vez decidimos simplificar a decoração e distribuímos as apresentações em cinco grupos, sendo o tema geral 'Preconceito' dividido em: racismo, gênero, transgênero, crenças e padrão de beleza. Fizemos uso de painéis, monólogos e exposição oral. Ambicionávamos chamar atenção dos ouvintes para o conteúdo que muitas vezes está inserido em nosso cotidiano, mas nem sempre tomamos conta de sua relevância".

Conforme avaliação da turma do 2º ano de Eletrotécnica Matutino: "nós tivemos a ideia de fazer uma apresentação mais dinâmica, em que os participantes não ficassem apenas ouvindo explicações, mas que pudessem interagir com nosso tema proposto. O objetivo do Jogo da Vida foi mostrar aos participantes os lados bom e ruim quando se tratar da utilização de mídias e redes sociais, em que eles eram os peões do jogo. Demonstramos que na vida real, passamos por desafios e questionamentos, e que algumas vezes precisamos escolher entre fazer o bem ou o mal, causamos progresso ou retrocesso na nossa caminhada ao futuro. Na organização da sala e no processo de preparação até a apresentação, toda turma contribuiu de alguma forma, e no horário da apresentação, todos estavam presentes e ajudando para o bom desempenho da apresentação. Os recepcionistas do jogo fizeram uma pesquisa com os participantes para saber se estavam satisfeitos, se gostaram ou tinham algo a acrescentar, e em sua maioria, houve uma satisfação com relação à forma que abordamos o tema".

 

Semana de Educação para a Vida

Durante esta primeira fase, buscou-se o desenvolvimento integral dos estudantes dentro do ambiente escolar, além de estimular o trabalho coletivo e debater conhecimentos relevantes de interesses sociais, como manifestações artísticas contemporâneas, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde mental, prevenção de DSTs e gravidez na adolescência, gênero e sexualidade, violência e bullying, uso de drogas e álcool, uso de mídias, redes sociais e games, preconceito, adolescência e formação de identidade, cultura de paz, política e sociedade, xenofobia, família: conflito de gerações e educação para o trânsito. Como incentivo e reconhecimento do trabalho desenvolvido nas salas temáticas, a comissão avaliadora atribuiu uma das três notas para o desempenho das turmas.

“Os profissionais do DEPAE gostariam de parabenizar a todos os alunos envolvidos, pela brilhante capacidade produtiva, desempenho e dedicação. Estudar é uma forma de obter evolução contínua, seja como pessoas, seja como profissionais, vocês estiveram acessíveis a receber informações e souberam convertê-las em conhecimento útil e prático, não apenas sabiam, mas ampliaram e transformaram seus saberes”, avaliou a presidente da Comissão da Gincana Estudantil, a Intérprete de Libras Nathali Fernanda.

 

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_maio_2017/26.05.17/gincana

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.