Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama realiza 1ª Observação Celeste

Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2017, 16h32 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37 | Acessos: 4641

Observação no Calama 1

Aproximadamente 450 pessoas participaram da 1ª Observação Celeste no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama. No evento houve observação de planetas e outros corpos celestes, levando à comunidade escolar do IFRO e da comunidade externa informações nos âmbitos da Física e Astronomia.

Aos participantes estavam à disposição 15 telescópios e oito responsáveis pela difusão de informações sobre os aglomerados de estrelas, satélites naturais e artificiais, planetas gasosos e nebulosas que puderam ser observados em horário previamente estabelecido. Para a realização do evento, o professor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ariel Adorno, que atua como docente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, disponibilizou telescópios de longo alcance. As atividades de observação estavam previstas dentro do cronograma do curso de extensão "Viajando pela Astronomia e Astronáutica". A observação ocorreu no dia 05 de maio e com acompanhamento de astros que se faziam visíveis em céu noturno.

O professor Hualan Patrício Pacheco, da Coordenação de Física do Campus Porto Velho Calama, explica que o ponto chave da atividade foi a difusão de conhecimentos referentes à astronomia e astronáutica. “Foram cedidos, para o dia do evento, quatro telescópios de grande porte que permitiram obter um maior atendimento dos expectadores, já que planetas como Saturno e Júpiter só poderiam ser observados às 22h e às 19h30, respectivamente”, ressalta o professor. Hualan complementa informando que para os coordenadores do projeto esta observação foi a primeira de outras que poderão ser realizadas no decorrer do ano, tendo em vista que existe a possibilidade de criação de um clube de astronomia com apoio de colaboradores. Isso permitirá a construção de telescópios, tal como um dos que foram colocados para observação de corpos celestes a longas distâncias.

Também estavam na coordenação do evento os professores do Campus Calama Tarso Leandro Holanda Leite (Coordenação de Física) e Celso José Roberto Júnior (Coordenação de Edificações). Na avaliação deles, este foi o maior evento de observação já organizado no Instituto Federal de Rondônia. O fomento às práticas de observações astronômicas contou com a participação de alunos e professores de diversas instituições, entre elas Classe A, Colégio Adventista, João Bento da Costa, Major Guapindaia, Unopar, Objetivo, Medquim, Colégio Dom Bosco, Fimca, São Lucas e UNIR.

 

  • Observação_no_Calama_1
  • Observação_no_Calama_2
  • Observação_no_Calama_3
  • Observação_no_Calama_4
  • Observação_no_Calama_5
  • Observação_no_Calama_6
  • Observação_no_Calama_7
Fim do conteúdo da página