Estudantes do Projeto Partiu IF visitam o Campus Porto Velho Calama e vivenciam uma tarde de descobertas e inspiração
Os estudantes do projeto Partiu IF, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizaram uma visita técnica ao Campus Porto Velho Calama, em uma tarde marcada por descobertas, aprendizados e inspiração. Durante a visita, cerca de 80 estudantes do 9º ano de escolas públicas de Porto Velho tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações do campus, incluindo laboratórios, quadras, grupos de pesquisa, salas de aula e o Planetário, um dos principais espaços de divulgação científica do IFRO.
A atividade despertou o interesse dos alunos pela vida acadêmica e pela continuidade dos estudos na instituição, reforçando o caráter formativo do projeto. O grupo foi recebido com acolhimento e entusiasmo por servidores e estudantes do Campus Calama, que conduziram as visitas guiadas e apresentaram as diversas áreas e projetos desenvolvidos no local. O Campus Zona Norte expressou agradecimento especial à Chefe do Departamento de Extensão, Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, e ao Diretor-Geral do campus, Willians de Paula Pereira, pela parceria e apoio na organização da atividade.
A visita proporcionou integração entre os campi, com promoção da ciência, da tecnologia e da inovação junto aos jovens da rede pública. Também contribuíram para a recepção os estudantes Rafaela França Marini, Jhully Nóbrega de Araújo, Matheus Henrique Vieira Catellane Lima e Pedro Lucas Torres Souza, do Curso de Engenharia Civil; Débora Ripardo Gomes Rodrigues e Lais Oliveira Tavares, do Curso Técnico em Química; Julia Moraes, do Curso Técnico em Eletrotécnica; Geovana Batista Duarte e Thayla Rebeca Eugenia Tejerina, do Curso Técnico em Edificações; além de Monique Araújo Vieira Barreto e Crislaine Ferreira Freires, também do Técnico em Edificações.
Além de inspirar estudantes, a atividade colaborou para ampliar perspectivas e promover o acesso à educação pública de qualidade. De acordo com os Coordenadores do projeto, Professora Ivanilse Calderon (Turma 2) e Professor Gabriel Bidá (Turma 1), a visita proporcionou uma experiência transformadora para os adolescentes. “Muitos desses estudantes acreditavam que o IFRO não era para eles, mas ao conhecerem a estrutura, a rotina e as possibilidades de formação que a instituição oferece, perceberam que são plenamente capazes de trilhar esse caminho. Essa vivência amplia horizontes e fortalece o sentimento de pertencimento e de cidadania”, destacaram os docentes.
Redes Sociais