Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Livro sobre atividades educativas das bibliotecas dos Institutos Federais foi lançado no Campus Calama

Publicado: Sexta, 09 de Mai de 2025, 15h58 | Última atualização em Sexta, 09 de Mai de 2025, 15h58 | Acessos: 581

A bibliotecária Miriã mostra o livroUm produto educacional que mapeia as atividades educativas realizadas nas bibliotecas dos Institutos Federais entre 2008 e 2021 resultou no ‘Caderno de experiências pedagógicas bem-sucedidas nas bibliotecas dos Institutos Federais’. O livro foi lançado em 11 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama.

De autoria da bibliotecária Miriã Santana Veiga, a obra é parte do resultado de uma pesquisa de Doutorado Profissional em Educação e foi orientada pela professora doutora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Jussara Santos Pimenta. O curso foi realizado na Unir por meio de uma cooperação técnica entre o IFRO e o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf).

O livro reúne 59 experiências pedagógicas e infoeducativas e seu objetivo é o de apresentar conceitos sobre Infoeducação e biblioteca multinível, além de incentivar práticas educativas para a formação de saberes informacionais nas Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). As autoras acreditam que a obra pode ser utilizada como referência para a criação de projetos educativos em bibliotecas multiníveis, universitárias, escolares e públicas em todo o Brasil.

Vinte exemplares do ‘Caderno de experiências pedagógicas bem-sucedidas nas Bibliotecas dos Institutos Federais’ foram doados às bibliotecas das unidades do IFRO em Rondônia.

Ao prefaciar o ‘Caderno de Experiências bem-sucedidas’, o professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Alberto Ávila Araújo, enfatiza a importância do trabalho por valorizar as experiências bem-sucedidas de bibliotecários que, muitas vezes, “driblam as dificuldades por meio da criatividade, participação, entusiasmo e do envolvimento”. Também destaca a importância por tratar sobre o potencial educativo das bibliotecas em relação à infoeducação e a contribuição que têm para a promoção de uma cultura da valorização da busca pelo conhecimento, valorização das artes, da ciência e da paz.

Coordenadora de Biblioteca do Campus Calama, Miriã Santana Veiga é Graduada em História e Biblioteconomia pela UNIR, doutora em Educação Escolar, foi a primeira bibliotecária concursada pelo IFRO em Rondônia e colaborou na implantação das demais bibliotecas da instituição no estado. Integra o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS).

  • A_bibliotecária_Miriã_mostra_o_livro
  • Miriã_folheia_a_obra

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.