Livro sobre atividades educativas das bibliotecas dos Institutos Federais foi lançado no Campus Calama
Um produto educacional que mapeia as atividades educativas realizadas nas bibliotecas dos Institutos Federais entre 2008 e 2021 resultou no ‘Caderno de experiências pedagógicas bem-sucedidas nas bibliotecas dos Institutos Federais’. O livro foi lançado em 11 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama.
De autoria da bibliotecária Miriã Santana Veiga, a obra é parte do resultado de uma pesquisa de Doutorado Profissional em Educação e foi orientada pela professora doutora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Jussara Santos Pimenta. O curso foi realizado na Unir por meio de uma cooperação técnica entre o IFRO e o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf).
O livro reúne 59 experiências pedagógicas e infoeducativas e seu objetivo é o de apresentar conceitos sobre Infoeducação e biblioteca multinível, além de incentivar práticas educativas para a formação de saberes informacionais nas Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). As autoras acreditam que a obra pode ser utilizada como referência para a criação de projetos educativos em bibliotecas multiníveis, universitárias, escolares e públicas em todo o Brasil.
Vinte exemplares do ‘Caderno de experiências pedagógicas bem-sucedidas nas Bibliotecas dos Institutos Federais’ foram doados às bibliotecas das unidades do IFRO em Rondônia.
Ao prefaciar o ‘Caderno de Experiências bem-sucedidas’, o professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Alberto Ávila Araújo, enfatiza a importância do trabalho por valorizar as experiências bem-sucedidas de bibliotecários que, muitas vezes, “driblam as dificuldades por meio da criatividade, participação, entusiasmo e do envolvimento”. Também destaca a importância por tratar sobre o potencial educativo das bibliotecas em relação à infoeducação e a contribuição que têm para a promoção de uma cultura da valorização da busca pelo conhecimento, valorização das artes, da ciência e da paz.
Coordenadora de Biblioteca do Campus Calama, Miriã Santana Veiga é Graduada em História e Biblioteconomia pela UNIR, doutora em Educação Escolar, foi a primeira bibliotecária concursada pelo IFRO em Rondônia e colaborou na implantação das demais bibliotecas da instituição no estado. Integra o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS).
Redes Sociais