Alunos da Escola Estadual Paulo Freire, de Itapuã do Oeste, prestigiam atividade de lançamento de foguetes no Campus Calama
Em uma parceria entre a Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, junto com integrantes do Projeto AstroIFRO, foi realizada no último sábado, 3 de maio, uma atividade especial de lançamento de foguetes no espaço aberto do campus.
A ação fez parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG), organizada pelo Curso de Licenciatura em Física. A atividade contou com a participação ativa da turma do 1º ano B do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, que construiu e lançou foguetes feitos com garrafa PET, aplicando conceitos de Física e Química de forma prática e divertida.
O objetivo foi incentivar a aprendizagem por meio da experimentação, promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe. O evento também recebeu a visita especial dos alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire, localizada no município de Itapuã do Oeste (RO). Eles estavam acompanhados por seus professores e puderam prestigiar as apresentações e interagir com os participantes do projeto.
Para Kaiky de Souza Ribeiro, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em Física e integrante do AstroIFRO, a experiência foi marcante: “Como futuro professor, é muito gratificante ter esse tipo de contato com os alunos desde já. Participar de atividades como essa mostra como a educação pode ser dinâmica e significativa. Ver o brilho nos olhos dos estudantes ao lançar os foguetes e compreender os conceitos por trás disso é algo que realmente motiva a gente a seguir na docência”.
De acordo com o Professor do Campus Calama, Laffert Gomes Ferreira da Silva, “a proposta da ação foi mostrar como a ciência pode estar presente no dia a dia escolar de forma transformadora, despertando o interesse dos jovens e valorizando o papel do ensino público na formação científica e cidadã”.
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