Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Jogos internos refletem igualdade étnico-racial e movimentam equipes esportivas no Campus Calama

Publicado: Quinta, 08 de Mai de 2025, 07h54 | Última atualização em Quinta, 08 de Mai de 2025, 07h54 | Acessos: 1707

Equipes entrando na quadra durante a abertura Os Jogos Internos do Campus Calama (JICs-2025) trouxeram neste ano a participação de delegações do Campus Zona Norte. Os dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estiveram reunidos e os participantes movimentaram as partidas durante a realização das competições ocorridas entre os dias 22 e 26 de abril.

O JICs-2025 representou a Igualdade Étnico-Racial, com foco no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS-18), que trouxe uma reflexão sobre a diversidade dos povos que formam a sociedade brasileira. O congraçamento entre alunos e professores promove a conexão entre educação, esporte e cidadania e atende a uma aplicação prática no ambiente acadêmico, alinhando-se aos pilares do ensino, da pesquisa e da extensão preconizados pelo IFRO.

Sete modalidades de jogos: futsal; handebol; voleibol; vôlei de praia; basquetebol; queimada e badminton foram realizados na quadra poliesportiva do Campus Calama.

 

Estudantes são os protagonistas

Responsável pela organização da estrutura dos jogos, ornamentação, marcas e identificação de uniformes esportivos, o Coordenador de Comunicação e Eventos do Campus Calama, Vítor Viana, diz que, nos últimos anos, pós-pandemia da Covid-19, os temas dos JICs são inclusos no contexto do campus. “Desde 2023, quando homenageamos os povos indígenas, passando por 2024, em que celebramos a diversidade cultural da América Latina, cada edição tem sido uma oportunidade de refletir e transformar. Em 2025, seguimos esse caminho ainda mais reflexivos, conectando o esporte à igualdade étnico-racial por meio do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável - ODS 18”, relata.

Segundo o servidor, cada momento da cerimônia de abertura foi cuidadosamente “pensado para refletir os valores que movem o nosso campus: respeito, inclusão, criatividade e, principalmente, o protagonismo dos nossos estudantes, que são o coração deste evento”. E adianta que, neste ano, com a participação ativa do Campus Zona Norte, “ampliamos ainda mais o alcance e o impacto positivo dessa integração entre comunidades escolares”.

Josmith no trajeto para o acendimento da pira

A movimentação e o envolvimento dos alunos durante a abertura dos jogos já demonstravam que o evento seria um sucesso. Um frenesi toma conta de todos na torcida: gritam, pulam, correm e participam do evento, demonstrando a energia que vai impulsioná-los no decorrer das atividades esportivas.

As turmas reunidas entre os cursos do ensino médio: Informática, Eletrotécnica, Química e Edificações gritavam palavras de ordem, mobilizadas pelo Professor de Educação Física e Assessor da Reitoria, Olakson Pedrosa, que também representou o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa, na abertura dos jogos. Ele lembrou e homenageou a trajetória do Professor Juarez Alves das Neves Junior, presidente da Comissão Organizadora do JICs, que iniciou os jogos na quadra de cimento da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Porto Velho, em 2011, quando ainda não havia uma sede para o IFRO Calama. “Temos que respeitar todas as pessoas que trabalham por essa instituição”, disse, pedindo aplausos a todos.

A Professora Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, representando o Diretor-Geral Substituto do Campus Calama, Willians Pereira, ressaltou que os estudantes aproveitassem bem a atividade esportiva que vai além da competição, trazendo a reflexão sobre o tema central da Igualdade étnico-racial, promovendo ainda o respeito, a diversidade e a inclusão. Ela desejou sucesso aos alunos que ingressaram no campus neste ano, bem como desejou sorte à trajetória dos estudantes que se formam no final do ano.

Presente na ocasião, o Professor Geraldo Castro Cotinguiba, representou o Diretor-Geral do Campus Zona Norte, Jefferson Cardoso da Silva, e deu as boas-vindas a todos, elogiando a parceria dos jogos entre as delegações do Campus Calama e do Campus Zona Norte. Agradeceu ainda pela recepção aos estudantes de Administração e de Informática do Campus Zona Norte.

O aluno Yan da Silva Aguiar conduziu o juramento dos atletas e o aluno Herwing Josmith Prezume, disse estar orgulhoso por ter sido escolhido para acender a pira dos jogos, sendo acompanhado pelas alunas Ana Luisa Aguiar Silva de Souza e Renata Cirino Reis.

A abertura do JICs 2025 foi espetacular”. Essa é a opinião de Mariana Moreira Franco, que se despede dos jogos, pois está finalizando o 3º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. “É muito bom aproveitar, mas é um aproveitamento diferente, já que é o terceiro e último ano. A abertura foi espetacular. Essa foi a melhor abertura entre todas as outras que vi”. Ela diz que sente por tudo o que vai deixar, as amigas e as emoções alcançadas. “Pensar que é o último JICs faz ser mais especial ainda, porque eu estou competindo, jogando com pessoas muito especiais e o ano que vem não vou ter isso, não vou jogar com essas mesmas pessoas, eu não vou aproveitar, não vou escutar as mesmas músicas com as mesmas pessoas, não vou ter os mesmos momentos, de jogar baralho no meio dos jogos, ou de almoçar com as minhas amigas, de ganhar o vôlei”.

A equipe integrada por Mariana foi para a final e ficou em segundo lugar no vôlei feminino. E no handebol feminino, outra equipe em que fez parte, elas foram as campeãs. “Foi o melhor e o mais especial para mim, principalmente por estar vestida com uma camisa de jogos escrito terceiro ano, carregando minha caneca do terceiro ano, sabendo que eu estou sendo chamada para um jogo do terceiro ano. É muito especial. Muito bom jogar com elas, por elas e ganhar com elas”, diz, enfatizando o senso de amizade e de equipe.

A aluna Angélica Bechara também se despede dos jogos internos por estar finalizando o 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ela também apresenta o IFCast, um programa que mostra o desenvolvimento dos alunos em projetos de pesquisa. Segundo ela, “foram muitas emoções numa abertura à flor da pele. Era muita animação e muita empolgação. Muita correria para fazer tudo dar certo, toda organização sempre tem alguns contratempos, mas no final deu tudo certo, a gente conseguiu fazer uma abertura linda, o IFRO dessa vez se superou, foi a melhor abertura desde o meu primeiro JICs”, comenta.

Angélica se inscreveu apenas para o jogo do badminton, “que é uma modalidade que eu gosto bastante e que eu domino mais, mas estou na torcida com a minha turma, tanto no basquete, quanto no futsal e no vôlei, masculino e feminino. Estou ali levantando todos para a gente conseguir estar no pódio deste ano”. Ela diz que os jogos internos “promovem a interação entre os alunos de todos os cursos, mesmo que nunca tenham se topado pelo campus, pois é muita gente. No JICs, eu converso com todos de todos os cursos, inclusive com outros da minha própria turma. Cria mais laços, mais amizades e a possibilidade de se conhecer novas histórias. Uma mistura de opiniões, de gostos e formas de torcer e a gente aprende muito junto. Além de promover a área e incentivar a prática de esportes. Acho isso muito importante”, diz.

 

Parceria e integração

Gabriel Lucas Guimarães Machado também se despede dos jogos neste ano. Ele diz que gostou muito da abertura e da organização. E até se paramentou, pintando-se de prateado para se integrar com sua turma de Informática e aproveitar o máximo que pôde. O aluno elogiou a integração com o Campus Zona Norte e, principalmente, o acendimento da pira para o início dos jogos. “Por ser o meu último ano, aproveitei para fazer uma graça entre os meus amigos e extravasamos. Esse é o momento que temos para exercer nosso lazer fora das disciplinas que enfrentamos o ano todo”, comentou, informando que ainda no seu primeiro ano conseguiu fazer amizades com outros colegas a partir dos jogos. Gabriel está jogando futsal e queimada.

Isabeli Gomes Barbosa da Silva, Mariana Alexia Rodrigues Ramos e Hanna Meireles estudam o Técnico em Administração no período vespertino no Campus Zona Norte e vieram participar pela primeira vez dos jogos do Campus Calama. Isabeli diz que está jogando vôlei e está achando divertida e boa a experiência de jogar e interagir com os colegas do Calama. Mariana diz que gostou muito da abertura e achou diferente de todos os lugares por onde já tinha visto. “Foi maravilhoso e nossa turma se divertiu muito”, conta a aluna que também participa do vôlei feminino.

 

Vencedores do JICs 2025

  • FUTSAL MASCULINO: 1° lugar: 3°B Eletrotécnica; 2°Lugar: 1°B Eletrotécnica.

  • FUTSAL FEMININO: 1° Lugar: 2°B Edificações; 2° Lugar: 2°A Edificações.

  • BASQUETE MASCULINO: 1° Lugar: 3°A Eletrotécnica; 2° Lugar: 3°B Eletrotécnica.

  • BASQUETE FEMININO: 1° Lugar: 2°A Edificações; 2° Lugar: 3°B Eletrotécnica.

  • VÔLEI MASCULINO: 1° Lugar: 2°A Edificações; 2° Lugar: 3°A Química.

  • VÔLEI FEMININO: 1° Lugar: 2°A Edificações; 2° Lugar: 3° B Química;

  • HANDEBOL MASCULINO: 1° Lugar: 3°A Eletrotécnica; 2° Lugar: 3°B Informática.

  • HANDEBOL FEMININO: 1° Lugar: 3°B Química; 2° Lugar: 3° B Informática.

  • QUEIMADA MISTO: 1° Lugar: 3°A Química; 2° Lugar: 2°B Eletrotécnica.

  • VÔLEI DE PRAIA MISTO: 1° Lugar: 3°A Química; 2° Lugar: 3°B Edificações.

  • A_equipe_de_edificações_na_quadra
  • Acendimento_da_pira
  • Alunos_na_arquibancada
  • Basquete_entre_Eletrotécnica_e_Química
  • Edificações_e_Informática_durante_a_abertura
  • Equipe_da_Informática_no_Futsal
  • Equipe_de_Volei_feminino_Informática
  • Equipes_entrando_na_quadra_durante_a_abertura
  • Equipes_entrando_na_quadra_na_abertura
  • Gabriel_Machado_extravasou_na_despedida_dos_jogos
  • Handebol_entre_Edificações_e_Informática
  • Handebol_entre_Química_e_Informática
  • Informática
  • Informática_no_Futsal
  • Informática_no_Vôlei_de_praia
  • Jogo_de_Handebol
  • Jogo_de_Vôlei
  • Josmith_no_trajeto_para_o_acendimento_da_pira
  • Momento_cívico_na_abertura
  • Turma_de_Química
Fim do conteúdo da página