Novos alunos elogiam receptividade na Semana de Integração do Campus Calama
A Semana de Integração que recepcionou os novos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi realizada no período de 24 a 29 de março e desenvolveu diversas atividades voltadas à acolhida e integração dos estudantes com dinâmicas de grupo, visita guiada às dependências da escola, apresentação e mostra de artes, além da apresentação da equipe gestora e representantes dos setores da instituição.
De acordo com o Chefe do Departamento de Assistência ao Educando (Depae), Moisés Lima Marques, a ação tem como objetivo promover um ambiente acolhedor, aproximar os estudantes da comunidade acadêmica e fortalecer os vínculos entre discentes, servidores e o espaço escolar.
Ele destaca a relevância da atividade para o processo de adaptação dos novos estudantes, especialmente daqueles que estão iniciando sua trajetória no Campus Calama do IFRO. “A integração adequada contribui significativamente para o engajamento dos alunos e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento à instituição”, definiu. Moisés destaca que acolher bem os novos alunos é fundamental, pois reforça o compromisso da instituição em oferecer um serviço de qualidade desde o primeiro contato.
“A integração começa na matrícula, com orientações sobre os sistemas acadêmicos, entrega de uniformes, reuniões com os responsáveis e recepção das famílias. Durante a semana, tivemos a apresentação da equipe gestora em vídeo, visita guiada pelo campus e, no terceiro dia, encerramos com uma animada festa de integração, com gincanas, just dance, jogos de tabuleiro, atividades esportivas, salgadinhos e dindins para todos”. Ele enfatiza ainda o “trote de acolhimento”, promovido pelos alunos dos terceiros anos, “que foi um sucesso e contribuiu para fortalecer os laços entre os estudantes”.
Durante as atividades, os alunos também assistiram a um vídeo de apresentação do campus, relatado pelos representantes de todos os setores, e que foi produzido e editado pelo estagiário Paulo Gabriel Vieira Alves, com a colaboração dos demais estagiários da Coordenação de Comunicação.
Aluna ingressante no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Nailla Vitória Cruz Aguilar veio da escola Marcelo Cândia, na Zona Leste da capital, e disse que achou maravilhosa a Semana de Integração que acolheu os novos alunos no IFRO Calama. “Eu amei”, fez elogio às atividades, às brincadeiras e às novas amizades que fez. “Acho que foi uma semana importante, em que a gente conseguiu se unir e conhecer melhor as pessoas e a escola. E eu consegui me sentir mais acolhida nesse ambiente escolar”, revelando que, apesar de sua timidez, conseguiu interagir e se relacionar com os novos colegas.
Gustavo Davi da Silva Belfort, também do Técnico em Informática, disse que está gostando bastante da escola. Citou que conheceu as instalações durante a visita guiada ao campus, como também gostou das atividades que, segundo ele, ajudaram muito a melhorar a relação com a turma. Afirmou que se sentiu muito bem acolhido. Ele veio da Escola Barão do Solimões, no Centro da Capital. Conseguiu se relacionar bem com a turma e até com os alunos veteranos diz já estar construindo uma relação muito boa. Essa facilidade para se relacionar e se comunicar com as pessoas já o fez liderar sua turma. Também agradeceu aos estagiários da Coordenação de Comunicação pela acolhida.
Miguel Sossai Vincensi, do Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, disse que achou muito boa a Semana de Integração, como está também gostando dos professores. Ele estudava no Colégio Classe A e pretende cursar Agronomia posteriormente.
Para a Diretora de Ensino do Campus Calama, Sheylla Chediak, “a Semana de Integração Discente, que ocorre em cada início do ano letivo, marca um momento importante de acolhimento e de integração dos discentes, sejam os novos ou os veteranos, com o objetivo de fortalecer o compromisso coletivo com uma formação integral”.
Segundo ela, “ao conhecerem a dinâmica da vida escolar no campus, os regulamentos, os sistemas institucionais e a missão do IFRO, os estudantes são convidados a assumir um papel ativo em sua trajetória acadêmica, pautado no engajamento, na autonomia e na autorregularão. Unidos nesse propósito, estudantes e educadores ampliam seu potencial transformador e consolidam uma comunidade educativa comprometida com o desenvolvimento humano, social e sustentável, cada um exercendo com responsabilidade o seu papel”, pontua.
O Chefe do Depae, Moisés Marques, também agradeceu a todos os servidores, colaboradores e estudantes que se dedicaram para o planejamento e a execução das atividades, o que garantiu o sucesso do evento. “A contribuição de cada um foi essencial para que pudéssemos oferecer uma recepção acolhedora e significativa aos nossos discentes”, concluiu.
Redes Sociais