Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama realizou formatura de acadêmicos de quatro cursos de graduação

Publicado: Sexta, 21 de Março de 2025, 15h48 | Última atualização em Quarta, 26 de Março de 2025, 12h22 | Acessos: 12917

O engenheiro Francivaldo Freitas Vieira profere discurso page 0001Na terça-feira, 11 de março, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) -  Campus Calama, realizou a cerimônia de Colação de Grau dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Física.

A cerimônia, realizada no auditório do campus, contou com a presença de familiares dos acadêmicos e foi presidida pela Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, que representou o Reitor Moisés José Rosa Souza no evento. Foram patronos dos cursos os professores Fernando Dall’Igna (ADS); Josieudo Pereira Gaião (ECA); Mauro Guilherme Ferreira Bezerra (Física) e paraninfos os professores Lendro Ferrarezi Valiante (ADS); Iraquitan José do Nascimento Simões (Engenharia Civil); Josieudo Pereira Gaião (ECA) e Sandra Monteiro Gomes (Física). A mesa da solenidade foi composta ainda pelos professores Willians de Paula Pereira, Diretor-Geral substituto do Campus Calama; Leandro Ferrarezi Valiante, coordenador do curso de ADS; Paula Mundin de Souza, representando o coordenador substituto do curso de Engenharia Civil; Rafael Pissinati de Souza, coordenador do curso de ECA e Mauro Guilherme Ferreira Bezerra, coordenador do curso de Licenciatura em Física.

No total, 43 formandos receberam a outorga de grau e foram representados pelos colegas que pronunciaram o juramento pertinente ao compromisso para com a profissão, observando respeitar o código de ética, o aperfeiçoamento da ciência, o desenvolvimento das instituições e amor à Pátria. Gustavo Dias Vieira representou os formandos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Cleisson Silva de Souza, os de Engenharia Civil; Letícia Gomes Stédile, os de Engenharia de Controle e Automação e Henrique Campos de Oliveira representou os acadêmicos de Física no ato de juramento. A Reitora Substituta Xênia de Castro Barbosa conferiu a outorga de grau e os acadêmicos Carlos Eduardo Martins Maciel, Gilberto Natalício Barbosa, Carlos Eduardo Santos Souza e Daniele Fonseca Aguiar representaram os demais colegas na recepção da outorga. Após receber a certificação, a Analista de Sistemas Melyssa de Paula Oliveira discursou em nome da turma de ADS destacando a conquista de todos e o sentimento de gratidão pela instituição, pelo conhecimento e experiências alcançados durante o curso.

Das conquistas, destacou a fundação do Centro Acadêmico e da Atlética, além da criação do Open Day ADS, que segundo ela, modificaram a dinâmica do curso. Lembrou os colegas que não conseguiram concluir e as conquistas de outros que já se empregaram, tendo sido aprovados em concursos na área de tecnologia, apesar da pouca idade que ainda têm, e que mostra o orgulho por estarem vencendo mais essa etapa. Lembrou o esforço de colegas que vinham de longe para assistir as aulas, citando, por exemplo, a acadêmica Amanda da Silva Lopes, que vinha de Itapuã do Oeste, cerca de cem quilômetros da capital, para assistir as aulas. Destacou o Carlos Eduardo Martins Maciel, que é deficiente visual e que superou os desafios para concluir o curso, mostrando que é capaz de transpor as barreiras existentes. Fez referência a Nelson Mandela para afirmar “que a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo, e nós vamos”, afirmou. “O lema do IFRO é transformar vidas e eu posso afirmar que ele mudou a minha para sempre e a dos meus colegas”, concluiu.

Já formado, o engenheiro civil Francivaldo Freitas Vieira lembrou as dificuldades do início do curso, os cálculos intermináveis e as noites que passaram em claro, reforçando os momentos de superação e as amizades construídas. Lembrou que a engenharia civil não se trata somente de construir, porém, a responsabilidade de buscar soluções que impactem positivamente a vida das pessoas e do meio ambiente. Agradeceu aos professores que compartilharam o conhecimento e aos familiares pelo amor incondicional, citando que a partir de agora devem colocar em prática o que aprenderam, “pois o mundo precisa de engenheiros capazes de transformar ideias em realidade, e nós estamos prontos para isso”, citou, parabenizando a todos os colegas.

Formandos dos cursos de graduação

Cristina Milozevit da Silva Almeida, já como engenheira de controle e automação, lembrou as dificuldades superadas durante a trajetória do curso e o afastamento forçado durante o período da pandemia que trouxe perdas irreparáveis. Disse que a caminhada proporcionou uma história de resiliência, superação e força, sendo moldados pelos momentos difíceis e lembrando que a “tecnologia é uma ferramenta poderosa nas mãos de quem sonha grande. O verdadeiro engenheiro não desiste diante de um problema - ele encontra uma solução”. Agradeceu o apoio incondicional dos pais e estendeu agradecimentos aos professores Artur Vitório Andrade; Rafael Pissinati; José Diogo Forte de Oliveira Luna; Carlos Augusto Bauer e Josieudo Pereira Gaião, pelo empenho com que conduziram o curso e conseguiram fazê-los transpor as principais dificuldades do aprendizado. “Agora, estamos prontos para um novo capítulo. O mercado de trabalho nos espera e, com ele, a nossa responsabilidade para construir um mundo mais eficiente, sustentável e inovador”, destacou.

Representando os licenciados em Física, Pedro Henrique Campos de Oliveira também lembrou os dois anos enfrentados pela pandemia onde o contato entre professores e alunos era feito pela tela do computador. Disse que aprenderam que ser professor não é só transmitir conhecimento, porém, “é resistir, lutar por educação e acreditar que cada aluno possa ser transformado pelo conhecimento.” Também destacou a eficiência da amizade que os incentivava a renovar as forças para seguir em frente, por isso estão saindo dessa etapa como professores e agentes de mudanças que futuramente formarão novos pensadores, “mostrando que a ciência é muito mais do que fórmulas e números, e sim uma forma de entender o mundo”, citou. Demonstrou gratidão pelo empenho dos professores e agradeceu o apoio dos familiares, conclamando aos colegas para que sejam luz na vida dos futuros alunos, assim como os mestres foram para eles, sabendo que o conhecimento é infinito. Repetindo Einstein citou que “a imaginação é mais importante que o conhecimento” e que ela possa levá-los mais longe.

Professora e Paraninfa do curso de Licenciatura em Física, Sandra Monteiro Gomes, disse que durante os quatro anos em que conviveu com eles não só compartilhou seu conhecimento, como também aprendeu muito com todos, acompanhando a evolução de cada um. No processo, estabeleceram uma conexão que vai extrapolar os muros do IFRO, porque serão agora colegas de profissão e poderão contar com ela. Lembrou o importante papel que os professores têm na transformação da sociedade e o impacto positivo para o futuro. Citou Augusto Cury, deixando a mensagem de que o “Mestre dos mestres foi um excelente educador, porque era um contador de parábolas”. Cada parábola contada abria um leque de inteligência, destruía preconceitos e estimulava o pensamento. Por isso vivia rodeado de jovens. Também lembrou Newton destacando a frase de que “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”, conclamando para que sejam gigantes que ajudem as novas gerações a enxergarem longe e a transformar o mundo. Lembrou Einstein na construção das próprias ferramentas e finalizou com pensamento de Rubem Alves que destaca que “ensinar é um exercício de imortalidade...Assim, o professor não morre jamais”.

O Diretor-Geral substituto do Campus Calama parabenizou os formandos e destacou o marco especial na vida de cada um, afirmando que a solenidade representava a realização de um sonho e o fechamento de um ciclo de esforço, dedicação e de superação. Falou do orgulho do IFRO por formar profissionais capacitados, éticos e preparados para os desafios do futuro. Disse que cada um tem uma história única de esforço e determinação. Destacou um aluno de cada turma para representar e refletir a dedicação em cada área. Como exemplo de superação e dedicação destacou o aluno Carlos Eduardo Martins Maciel, o primeiro aluno deficiente visual a concluir o curso e um dos responsáveis pela fundação do Centro Acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CAIO), que deixa um legado importante para os novos alunos do IFRO. Disse que “sua conquista simboliza a força da inclusão e da acessibilidade na educação”.

Na Engenharia de Controle e Automação, destacou o formando Carlos Eduardo Santos Souza, “que atuou no desenvolvimento da startup Tanque Saudável, um projeto inovador voltado para o monitoramento da qualidade da água em sistemas de aquicultura. De acordo com o diretor, seu trabalho demonstra como a tecnologia pode ser aplicada para soluções sustentáveis e de impacto social”. Na Licenciatura em Física, de acordo com o diretor, o formando Pedro Henrique Campos de Oliveira “se destacou por sua participação ativa nos projetos FísicaAção e AstroIFRO, iniciativas voltadas para pesquisa e extensão acadêmica. Seu envolvimento ajudou a aproximar a ciência da comunidade e incentivar novos talentos a ingressarem no mundo da Física”. E na Engenharia Civil, o diretor destacou o formando João Cleisson Silva de Souza, “que desenvolveu um estudo de caso voltado para a gestão de manutenção de pavimentos e, além disso, publicou um artigo científico, contribuindo significativamente para a área e demonstrando o compromisso da nossa instituição com a pesquisa e a inovação”. Ao agradecer os familiares dos formandos, o diretor encerrou seu pronunciamento afirmando que eles saem do IFRO “como profissionais preparados para enfrentar o mercado de trabalho, inovar em suas áreas e contribuir para a sociedade”. Após a entrega simbólica dos certificados aos formandos, a Reitora Substituta, professora Xênia de Castro Barbosa, parabenizou os formandos pela disciplina, estudo e dedicação. Agradeceu a todos por terem escolhido o IFRO para realizar a formação e por terem confiado na instituição. Após encerrarem o ciclo do processo formativo, disse que eles podem continuar os estudos, inclusive no próprio IFRO, que oferece cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Mestrado e Doutorado.

Também dirigiu-se aos familiares presentes para agradecer a eles pelo apoio fundamental para que os jovens pudessem alcançar a formação. “Esse apoio foi decisivo para dar o suporte para que eles pudessem chegar neste momento e obter o êxito que agora alcançam”. De maneira especial, agradeceu à professora Márcia Barbosa, em nome de quem estendeu agradecimentos a todos os demais professores que se esforçaram para cumprir esse processo formativo, como também agradeceu à servidora Elaine Márcia Souza Rosa, a quem estendeu agradecimentos a toda a equipe técnica do IFRO, e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) que, segundo ela, tem feito um trabalho revolucionário a respeito da Educação Inclusiva. Também citou o empenho de todos os colaboradores terceirizados, cujo apoio é indispensável. Em especial, desejou sucesso a todos os concluintes, reforçando que não há nada melhor do que se trabalhar no que gosta, ter um objetivo e ter um sonho, uma meta para si mesmo e para a família.

Citou três alunos que acompanhou desde a chegada deles na instituição, a Evelyn Felix Ortiz, formada em Física, cujos pais acompanharam desde o início de sua formação; também destacou os formandos Carlos Eduardo Santos Souza, de Engenharia de Controle e Automação e Pedro Henrique Campos de Oliveira, Licenciado em Física, que participaram da Iniciação Científica no Barco da Ciência em comunidades ribeirinhas de Rondônia e na comunidade quilombola Forte Príncipe da Beira.

  • Familiares_dos_formandos_no_auditório
  • Formanda_em_Engenharia_de_Controle_discursa_em_nome_da_turma_
  • Formando_presta_juramento
  • Formandos_de_graduação1
  • Formandos_de_graduação_em_foto_coletiva
  • Formandos_dos_cursos_de_graduação
  • Formandos_em_Física_prestam_juramento
  • Formatura_das_graduações
  • Letícia_Gomes_Stédile_presta_juramento
  • Licenciado_em_Física_Pedro_Henrique_faz_seu_discurso_
  • Mesa_diretiva_1
  • Mesa_diretiva_da_formatura
  • O_engenheiro_Francivaldo_Freitas_Vieira_profere_discurso
  • Reitora_substituta_Xênia_Barbosa_confere_grau_ao_formando
Fim do conteúdo da página