Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Calama expõem produtos em Feira de Empreendedorismo

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 07h10 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 07h10 | Acessos: 344

Os clientes podiam escolher o modelo na horaEstudantes dos primeiros anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Química e em Eletrotécnica expuseram produtos numa Feira de Empreendedorismo realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro, no hall de entrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama.

A atividade foi coordenada pelo Professor de Administração, Wagner Soares de Lima. Ele explicou que o projeto foi iniciado ainda no ano passado pela Professora Ivanilde Souza e que agora no encerramento do curso, além da exposição dos produtos, os discentes também apresentaram seus planos de negócios utilizando o Framework Canvas de Modelo de Negócios, com a análise de viabilidade financeira.

Segundo o docente, são conteúdos desenvolvidos na disciplina de Empreendedorismo, que aborda um pouco sobre o projeto de vida dos alunos, da vocação e como que eles podem utilizar os conhecimentos para transformá-lo em negócios, sabendo que o curso deles é para facilitar e promover a empregabilidade.

“Mesmo que rumem para um ensino superior em graduações diversas do curso técnico, mesmo assim, em algum momento, eles vão alcançar um posto de trabalho ou vão montar o próprio negócio”, argumenta que, com isso, poderão ter preparo para buscar autonomia para participar do mercado de trabalho.

O professor informa que foi feita uma versão mais simples da feira, mas que, porém, com a mesma importância de mostrar que eles são capazes de desenvolver seus empreendimentos. “Alguns estavam com medo e viram que foi só disponibilizar os produtos para os clientes da maneira correta, com a rede social, a abordagem correta e eles conseguiram realizar as vendas”, cita, elogiando a iniciativa dos alunos.

Juliana Paulos, do primeiro ano B do Curso de Química, diz que o projeto busca influenciar os jovens a abrirem seus próprios negócios. “Para aprendermos a fazer venda, calcular nossos gastos, ver quais os tipos de produtos que vendem e os que não vendem também”, disse, ao participar do grupo que expôs brownies recheados em dois tamanhos, com sabores de café, maracujá e leite em pó com pasta de amêndoas. Para ela, foi importante participar da confecção dos produtos, como também da montagem do estande para a exposição.

Ao apresentar seu estande, Eduarda Elana Ferreira Santana disse que trouxeram trufas e pipocas doces, mas destacou que as trufas estavam mostrando mais saída na comercialização. “A gente está vendendo mais trufas que as pipocas, mas a venda está boa”, disse, afirmando que estão há algum tempo planejando a atividade. “Pensamos nesses produtos por acharmos que são mais práticos para vender e as pessoas gostam muito”, disse.

Ana Gabriela, aluna do primeiro ano B do Curso de Química, disse que seu grupo trouxe bijuterias e artesanatos voltados ao mundo Geek – gíria inglesa que define pessoas que são fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, animes e séries – aplicados em pulseiras, brincos, colares, chaveiros, marcadores de páginas, como também confeccionavam pulseiras na hora, de acordo com a encomenda do interessado. Segundo ela, pretendem continuar o projeto e comercializar os produtos noutros lugares também.

  • Alunas_comercializam_brownies
  • Alunas_expuseram_planos_de_negócios
  • Apresentação_de_planos_de_negócios1
  • Apresentação_de_planos_de_negócios_2
  • Apresentação_plano_de_negócios_pelos_alunos
  • Eduarda_disse_que_planejaram_com_antecedência
  • Meninas_levaram_brownies_com_sabores_variados
  • O_grupo_de_Ana_Gabriela_apostou_em_bijouterias_baseadas_na_cultura_Geek
  • O_grupo_de_Eduarda_Elana_comercializou_trufas_e_pipocas
  • Os_clientes_podiam_escolher_o_modelo_na_hora
Fim do conteúdo da página