IFCAST Calama impulsiona a divulgação científica com pesquisas e projetos na SNCT 2024
Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2024, o IFCAST Calama realizou uma verdadeira maratona de gravações durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. O evento, que este ano trouxe o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, foi um marco de integração entre ciência, arte, sustentabilidade e identidade cultural. Com 20 episódios gravados, o podcast institucional destacou projetos de pesquisa e iniciativas desenvolvidas nos Campi Calama e Ariquemes, oferecendo uma janela de visibilidade à comunidade acadêmica e à sociedade.
A Coordenadora do projeto, Maria Odaise, enfatizou a relevância do IFCAST como uma ferramenta de divulgação científica. “O IFCAST: informar para transformar tem sido e se apresentado como uma grande ferramenta institucional de divulgação dos trabalhos e atividades desenvolvidas pela instituição. [...] Temos esse dever a cumprir enquanto servidores: mostrar à sociedade que temos responsabilidade pública para com ela”.
A SNCT, realizada entre 9 e 12 de dezembro, reuniu oficinas práticas, exposições artísticas e debates que exploraram os biomas brasileiros e suas tecnologias sociais. No contexto do IFCAST, cada episódio foi uma oportunidade única para os estudantes apresentarem seus trabalhos e dialogarem com a sociedade.
Angélica Bechara Chavier, discente do Curso Técnico Integrado em Informática e apresentadora do IFCAST, compartilhou a experiência de gravar 20 episódios. “Foi uma experiência desafiadora, [...] mas foi muito massa conhecer esses projetos incríveis [...] que têm um potencial imenso de evoluir para quem sabe uma startup”.
Entre os projetos apresentados estão “As oportunidades em empreender em T.I.”, representado por Thalisson Oliveira Brito e Eduarda Sued, orientado pela professora Elisângela Bibá Gomes. O discente explicou que “estar no IFCAST foi uma experiência muito boa, que ampliou minha visão sobre como a divulgação científica pode impactar a sociedade. Participar do podcast me ajudou a desenvolver habilidades de comunicação e me inspirou a acreditar no potencial do meu projeto. Espero que esse podcast marque o início da minha trajetória e do sucesso que eu quero ter na vida”.
“Nanofotocream”, protótipo de creme dermatológico multifuncional, foi representado por Débora Ripardo, campeã do Solve for Tomorrow 2023, com orientação das Professoras Minelly Azevedo e Márcia Bay. Segundo Débora, “foi uma experiência incrível! Poder apresentar nosso projeto no IFCAST e na SNCT representou um momento especial para mostrar o resultado de tanto esforço e dedicação. Representar minha equipe e nosso trabalho na SNCT foi uma honra imensa, pois reforça a importância de projetos inovadores como o nosso”.
O “BioGirls”, grupo de pesquisa representado por Letícia de Sousa e Silva e orientado pela Professora Daniela Toda, tem foco em sustentabilidade e políticas públicas para coleta de resíduos. Letícia afirmou que “o projeto 'BioGirls' vai muito além de apenas discutir sustentabilidade; é uma oportunidade de inspirar mudanças concretas em nossa comunidade. Poder apresentá-lo no IFCAST amplifica essa mensagem e ajuda a conscientizar mais pessoas sobre a importância do que estamos fazendo para o futuro do planeta”.
“Estudos sobre concreto e vergalhões de fibra de vidro”, pesquisa de Carlos Eduardo da Silva Monteiro Barbosa, do curso de Engenharia Civil, sob orientação da professora Valéria Costa. Conforme Carlos, “participar do IFCAST é sempre legal [...] nosso projeto acaba tendo uma visibilidade maior em geral”.
Estudantes do IFRO Campus Ariquemes também marcaram presença com o projeto “Juntos pelo Cuidado”, uma plataforma de conexão entre beneficiários, voluntários e profissionais de saúde, orientado pela Professora Eudoxia Lottie Silva Moura.
O impacto do IFCAST ultrapassou os limites da SNCT. O projeto foi tema de um resumo expandido apresentado no XIV CONNEPI (Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação), realizado entre 27 e 29 de agosto de 2024, em Belém (PA). Intitulado “Promovendo a Divulgação Científica: Uso de Podcast para Disseminação da Ciência e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, o trabalho foi elaborado por Valmir Vitor Viana Farias (orientador) e Paulo Gabriel Vieira Alves (discente do curso Técnico Integrado em Informática). O trabalho pode ser acessado nos anais do evento.
Maria Odaise ressaltou o futuro promissor do projeto dizendo que “apresentar o IFCAST no CONNEPI reforça a importância da divulgação científica como estratégia para democratizar o acesso ao conhecimento e aproximar a sociedade da ciência”. Os episódios do IFCAST gravados na SNCT 2024 estarão disponíveis em 2025. Para conferir os episódios da edição de 2023, acesse a Playlist IFCAST NA SNCT 2023.
Redes Sociais