Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmicos de Física realizam Dia D FisicAção na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2024, 17h14 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2024, 17h28 | Acessos: 143

Dia D FisicAção na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro 4

O Dia D FisicAção foi realizado na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro no dia 27 de novembro de 2024. O evento é promovido por acadêmicos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A iniciativa se volta para a popularização da ciência e do ensino de Física, por meio de atividades dinâmicas, interativas e criativas.

Segundo a Professora Márcia Barbosa, uma das coordenadoras do projeto, “o FisicAção é um projeto de extensão que visa a promover a integração entre a educação básica e o ensino superior, por meio da interação de acadêmicos e docentes do Curso de Licenciatura em Física com alunos e professores da escola pública. A metodologia utilizada é o grande diferencial desse evento, pois desenvolve a interdisciplinaridade, a curricularização da extensão, o desenvolvimento de projetos integradores que envolvem tanto a teoria quanto a prática científica”.

O evento iniciou com o teatro “O Feiticeiro do Big Bang”, que abordou a trajetória de um jovem curioso com dificuldades na faculdade e contou com a ajuda de grandes nomes da história da Física, como Marie Curie e Albert Einstein, para explorar os mistérios do universo e as descobertas científicas que moldaram o mundo.

Além do teatro, as salas temáticas se destacaram e encantaram os participantes: Astronomia: explorando os mistérios do cosmos e as maravilhas do universo; Termodinâmica: explicando conceitos de energia e calor de forma prática e acessível; Ondas e Óptica: desvendando os fenômenos da luz e do som; e Mecânica: abordando as leis que regem os movimentos e as forças. A interação entre os acadêmicos e a comunidade escolar foi o ponto alto do evento, permitindo que os alunos da escola aprendessem Física de forma envolvente e descontraída.

A graduanda do 8º período Daniele Aguiar, que atuou na comissão de comunicação do evento relatou o retorno recebido por parte dos alunos da escola onde o evento aconteceu. “Ao longo da realização do projeto na Escola Maria Carmosina, tivemos a oportunidade de conversar diretamente com os estudantes. Muitos deles destacaram o quanto o ‘FísicAção’ foi uma iniciativa inovadora e transformadora, afirmando que o projeto ajudou a tornar a disciplina de Física mais interessante e aplicável ao cotidiano. Alguns ainda disseram que iriam tentar reproduzir em casa alguns dos experimentos apresentados no evento. Outro aluno também nos disse que gostaria de cursar graduação em Física por causa do FísicAção. Participar desse projeto foi uma experiência única e gratificante que evidenciou o impacto real de estratégias pedagógicas diferenciadas na formação dos estudantes”.

A importância do FisicAção também se reflete na formação dos futuros professores de Física. Ao planejar e executar as atividades, os acadêmicos puderam desenvolver suas habilidades pedagógicas e aprender a transmitir conceitos complexos de maneira acessível. Essa vivência prática é essencial para prepará-los para os desafios do ensino de Ciências, incentivando a criatividade e a inovação.

Como destaca Sandra Gomes, uma das coordenadoras do evento e professora no curso de Licenciatura em Física, “o FisicAção é um projeto institucional que mobiliza os futuros professores a adentrar no universo científico e levar a Física de forma dinâmica e viva aos estudantes das escolas parceiras”.

A graduanda Bianca Lustosa, do 8º período do curso de Licenciatura em Física, também relata como o evento contribuiu para sua formação. “Durante as apresentações podemos perceber os alunos do ensino médio atraídos pelos experimentos, muitos comentaram sobre a relação do que aprenderam em sala de aula com que estava sendo apresentado. Percebemos que os experimentos fazem muita diferença no ensino, sendo assim, como futuros professores podemos agregar atividades experimentais em nossas aulas como valiosas alternativas para que o teórico possa ser visto na prática”.

“A organização do evento agradece a todos os envolvidos que tornaram o Dia D FisicAção possível. A dedicação de cada um foi fundamental para o sucesso do evento, e o esforço coletivo garantiu uma experiência única para todos os participantes. Reforçamos nosso compromisso em seguir promovendo a educação científica na região, com o objetivo de inspirar novas gerações e fortalecer o ensino da Física nas escolas”, diz Pedro Oliveira, acadêmico do curso de Licenciatura em Física.

  • Dia_D_FisicAção_na_Escola_Estadual_Maria_Carmosina_Pinheiro_1
  • Dia_D_FisicAção_na_Escola_Estadual_Maria_Carmosina_Pinheiro_2
  • Dia_D_FisicAção_na_Escola_Estadual_Maria_Carmosina_Pinheiro_3
  • Dia_D_FisicAção_na_Escola_Estadual_Maria_Carmosina_Pinheiro_4
Fim do conteúdo da página