Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunas do Campus Calama ficam entre as cinco colocadas na etapa nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 17h37 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 17h38 | Acessos: 242

Com a bandeira do IFROAs estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, ficaram entre as cinco colocadas na etapa nacional do Desafio Liga Jovem do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento é realizado anualmente por meio do Instituto Ideias de Futuro, e consiste numa competição de empreendedorismo tecnológico.

As alunas disputaram na modalidade de Educação Profissional (Técnico) com o projeto denominado ‘Audiotrap’, um aplicativo que auxilia pessoas com deficiência auditiva a localizar-se por meio de geolocalização, que capta sinais de perigo e transmite por meio de ondas sonoras. O aplicativo busca promover segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, mas também poderá ser utilizado por pessoas neurodivergentes, com autismo ou transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

De acordo com a Professora Virgínia da Silva Santos Amara, que orientou a equipe formada pelas alunas Beatriz Souza da Rocha, Maria Luísa Lôbo Gutierrez, Giovana Evangelista Barros de Freitas e Angélica Chavier Bechara, foram etapas edificantes, uma vez que a “equipe se classificou nas etapas estadual, regional e nacional, em que foram uma das cinco colocadas na categoria Inspira de Educação Profissional, para realizar a apresentação em São Paulo e representar toda a Região Norte”, destacou.

Ela disse que a etapa final em São Paulo foi uma experiência incrível e desafiadora durante toda a jornada do Desafio Liga Jovem. “Tivemos a honra de participar de visitas técnicas e palestras que contribuíram imensamente para o nosso desenvolvimento profissional e acadêmico, contando também com a nossa apresentação do projeto AudioTrap, além das experiências incríveis que iremos levar para a vida!”.

Na etapa estadual, as alunas foram premiadas com um vale de R$ 500 e outros presentes. Já na etapa regional, conquistaram a viagem para São Paulo com todas as despesas pagas, além de ganharem um celular de última geração e diversos brindes recebidos durante a estadia na cidade.

Falando em nome das colegas, Angélica Chavier Bechara disse que “depois desses momentos incríveis participando do Desafio Liga Jovem e superando tantas etapas, nós só temos a agradecer pelas oportunidades extraordinárias que contribuem tanto para a evolução do projeto e da equipe. É com grande orgulho que chegamos na etapa nacional para destacar o protagonismo feminino e representar a nossa Região Norte. Foi ótimo proporcionar uma maior visibilidade para o nosso projeto e alcançar novos ares!”.

 

Aposta no futuro

Para a continuidade do projeto, a Professora Virgínia Amara esclarece que vão programar uma visita “à associação de surdos de Porto Velho para ter um contato mais próximo com nosso público-alvo, e dar início ao desenvolvimento do aplicativo para que possa ser disponibilizado ao público, contribuindo para um mundo mais inclusivo e seguro na rotina diária das pessoas. Além disso, continuaremos com a participação em programas e eventos que promovem a inclusão, a acessibilidade e a nossa solução”, finaliza.

  • A_expectativa_na_participação
  • Alunas_no_desafio
  • Com_a_bandeira_do_IFRO
  • Com_as_bandeiras_de_Rondônia_e_no_IFRO
  • Equipe_no_desafio
  • Professora_acompanha
Fim do conteúdo da página