Projeto Morar+Rural é apresentado na I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO
Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, sediou a I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica, evento que reuniu agricultores familiares, acadêmicos, especialistas e a comunidade para debater e valorizar a produção sustentável no estado. Entre as apresentações, o Projeto Morar+Rural se destacou como exemplo de transformação social e desenvolvimento rural.
As coordenadoras do projeto, Daniela Giovanini Manuel Pires e Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, participaram do evento, apresentando os avanços e a missão da iniciativa, que visa garantir moradias dignas para comunidades rurais, promovendo, além da melhoria na infraestrutura habitacional, a integração social e o desenvolvimento econômico sustentável.
Durante a apresentação dos macroprojetos institucionais do IFRO, realizada no dia 14 de novembro, Daniela Giovanini destacou o impacto positivo do projeto. “Nosso objetivo com o Projeto Morar+Rural vai além da construção de habitações, queremos criar condições para que as famílias dos assentamentos tenham qualidade de vida e autonomia. Esse projeto é um exemplo do impacto positivo que o trabalho conjunto entre instituições pode ter na vida das pessoas”, afirmou a Coordenadora-Geral.
O projeto, que conta com financiamento de aproximadamente R$ 18,75 milhões por meio de créditos instalação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-RO), recebeu ainda um reforço de R$ 1,4 milhão proveniente de emenda parlamentar do Deputado Federal Thiago Flores. Os recursos viabilizam não apenas a construção de moradias, mas também o suporte técnico do IFRO para projetos arquitetônicos, de engenharia e acompanhamento técnico das obras.
A Coordenadora Administrativo-Financeira, Monnike Vale, ressaltou a amplitude da iniciativa. “Com o apoio técnico do IFRO e a parceria com o Incra, buscamos não apenas construir habitações, mas também promover a fixação sustentável das famílias no campo por meio de projetos produtivos. Essa iniciativa reafirma o papel do IFRO em transformar realidades, levando conhecimento técnico, inovação e esperança às comunidades beneficiadas”, destacou.
A primeira edição da Feira também promoveu discussões sobre temas como valorização da agricultura familiar e agroecológica, estratégias para fortalecimento da produção sustentável, e soluções para crises hídricas e recuperação ambiental. Esses debates, alinhados aos objetivos do Morar+Rural, reforçam o papel do IFRO como catalisador de ações voltadas ao desenvolvimento regional sustentável.
O Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Leocádio, destacou a relevância do projeto durante o evento. “O Projeto Morar+Rural reflete o compromisso do IFRO com a transformação social, integrando ensino, pesquisa e extensão para atender comunidades que há muito esperam por dignidade e oportunidades. Nossa participação na I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica evidencia não apenas o potencial transformador dessa iniciativa, mas também a força das parcerias para construir um futuro mais justo e sustentável para as áreas rurais de Rondônia”.
Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!
Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo-2024/21-Novembro-2024/18-11/arquitetura
Redes Sociais