Campus Calama realiza II Torneio Aberto de Xadrez Estudantil
O II Torneio Aberto de Xadrez Estudantil foi realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, no dia 9 de novembro, com 46 participantes inscritos de 12 escolas da capital e uma do interior. O torneio foi disputado no Sistema Suíço de cinco rodadas, com ritmo de 21 minutos k.o, em duas categorias: Categoria Sub-13 e Categoria Sub-18.
De acordo com organizador do evento, Marcelo Tenório Matos Junior, todos os participantes receberam medalhas de participação e nas duas categorias houve a premiação com troféus personalizados do 1º ao 5º lugares, além de um coffee break que foi servido na metade do torneio.
Na categoria Sub-13, o campeão foi o atleta Emanuel Vitor Freitas Oliveira do Instituto Alencar Freitas. Já na categoria Sub-18, venceu de forma invicta o atleta Ayrton Katsunori Harada, do IFRO Campus Jaru.
Marcelo Tenório destacou a importância do evento para o fomento do xadrez escolar, demonstrando que “pelo segundo ano consecutivo, o Aberto de Xadrez Estudantil do Campus Calama foi um sucesso. As escolas de Rondônia possuem diversos talentos no esporte e a força do xadrez escolar vem crescendo a cada ano. Os eventos exclusivos para esse público geram uma grande mobilização e aproximam o IFRO cada vez mais da comunidade, promovendo a extensão por meio do esporte”.
O evento contou com apoio e arbitragem da Federação Rondoniense de Xadrez (FRX). O Presidente da agremiação, Luís António C. Neto, comemorou o sucesso do torneio e a parceria do IFRO. Segundo ele, “a Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) agradece a parceria constante do IFRO Campus Porto Velho Calama e da Academia de Xadrez Professor Gualter Amélio (XPGA) para a realização de mais um belíssimo campeonato aberto. Eventos como esses não só servem de incentivo ao esporte, mas também de fortalecimento para uma modalidade que ainda é pouco difundida em nossa região. E essa é a missão da FRX, assim como também foi a de um grupo de amigos e entusiastas, que com o mesmo objetivo e determinação fundaram a Federação, no dia 20 de dezembro de 1984, há 40 anos. Que possamos seguir promovendo muitos outros eventos que fomentem a prática do xadrez e integrem a comunidade em torno desse esporte que ensina, desafia e transforma”, destacou.
O torneio possibilitou a arrecadação de cerca de 35 kg de alimentos não perecíveis que foram doados à Associação Pestalozzi de Porto Velho, destacando o papel social do evento.
Premiação
Na categoria Sub 13 foram classificados em 1º lugar, Emanuel Vitor Freitas Oliveira (Instituto Alencar Freitas); 2º lugar, Luiz Renato Cortez Santana Fagundes (Colégio Tiradentes I); 3º lugar, Mario Alaercio Batista Neto (Colégio Cristão de Porto Velho); 4º lugar, Benjamin Araújo Moreira (Sesi de Porto Velho) e 5º lugar Emanuel Pains Pamplona (Colégio Classe A).
Na categoria Sub 18 foram classificados em 1º lugar, Ayrton Katsunori Harada (IFRO Campus Jaru); 2º lugar, Gustavo Soares Pereira (Colégio Tiradentes I); 3º lugar, Luis Henrique Silva Botelho (IFRO Campus Calama); 4º lugar, Nicolas Augusto Laborda Barros (IFRO Campus Zona Norte) e 5º lugar, José Carlos Ferreira Pinheiro (Colégio Dom Pedro I).
Redes Sociais