Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professores do IFRO levam produção científica ao Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2024)

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2024, 14h27 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2024, 14h27 | Acessos: 140

CBA 2024 5

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, teve representação no Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2024), um dos principais eventos científicos da área de controle e automação no país. Realizado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA) entre os dias 15 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), o Congresso reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as regiões do Brasil.

Os professores José Diogo Forte de Oliveira Luna e Lígia Silvéria Vieira da Silva apresentaram seis trabalhos de pesquisa, envolvendo tanto esforços individuais quanto colaborações com alunos e outros docentes. As pesquisas abrangem temas como controle preditivo, eficiência energética e otimização em processos industriais e energéticos.

Entre os estudos apresentados, foram: “A Model Predictive Control Interpretation of the Generalized Split-Range Control”, de autoria de José Diogo Luna (IFRO), Rafael Pedrisch (egresso do Curso de Engenharia de Controle e Automação), João Victor da Silva (Discente do Curso de Engenharia de Controle e Automação), José Ferreira Júnior (Discente do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica), Carlos Henrique Guimarães (Discente do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica), Kariston Alves (IFRO), Julio Normey-Rico (UFSC).

“Fabricação de uma bancada didática de baixo custo para ensino de controle automático e otimização”, cujos autores são Willian Eduardo Da Silva (discente do Curso de Engenharia de Controle e Automação), Jonathan Silva Nascimento (discente do Curso de Engenharia de Controle e Automação), Lígia Silvéria Vieira da Silva (IFRO), Kariston Dias Alves (IFRO), José Diogo Forte de Oliveira Luna (IFRO).

CBA 2024 1

“Análise do Contrato de Energia do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama”, estudo feito por Letícia Lucena (discente do Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica), Milena Sousa (discente do Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica), Lígia Silva (IFRO), Alessandro Almeida (IFRO), José Luna (IFRO), Ana Pantoja (UNIR). Estratégias de Controle para Melhorar a Produção de Exergia de um Campo Solar Autores: José Diogo Luna (IFRO), Diogo Ortiz Machado (UFSC), Julio Elias Normey-Rico (UFSC).

“Formulação Linear Inteira Mista para Análise da Adoção da Tarifa Branca na Presença de Veículos Elétricos à Bateria”, de José Diogo Forte de Oliveira Luna (IFRO), Alexandre de Campos Horn (UFSC), Marcus V. Americano da Costa (UFSC), Marcelo Menezes Morato (UFSC), Julio Elias Normey-Rico (UFSC). E “Controle Ótimo Baseado em Exergia: Armazenamento Térmico Sensível”, de autoria de Diogo Machado (UFSC), José Diogo Luna (IFRO), Gustavo de Andrade (UFSC), Julio Elias Normey-Rico (UFSC).

Os trabalhos desenvolvidos pelos professores do IFRO estão ligados ao MADE (Grupo de Pesquisa em Materiais e Dispositivos Elétricos), que trabalha com temas como energias renováveis, eficiência energética e sistemas de controle automático aplicados à processos industriais e de energia. Vários dos trabalhos foram desenvolvidos em colaboração com pesquisadores da GPER (Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis da UFSC) e do INCT-CAPE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Controle e Automação de Processos de Energia), vinculados à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Para a Professora Lígia Silvéria, a participação no CBA reforça o papel do IFRO no cenário acadêmico e científico nacional. “A produção científica e a participação em eventos como esse são fundamentais para dar visibilidade ao IFRO e divulgar os estudos que desenvolvemos aqui na região. É uma oportunidade de mostrar nosso trabalho para a comunidade de controle e automação em todo o Brasil”.

Já o Professor José Diogo destacou o envolvimento dos alunos no processo de pesquisa, apesar de desafios financeiros. “É importante ressaltar a participação dos estudantes dos cursos de Engenharia e Técnico em Eletrotécnica. Embora, por questões financeiras, não tenha sido possível levar os alunos ao evento este ano, seguimos empenhados em ampliar nossa produção científica e aumentar o número de trabalhos aceitos nos próximos congressos da SBA”.

Os trabalhos apresentados no CBA estão disponíveis em pré-print neste link aqui.

  • CBA_2024_1
  • CBA_2024_2
  • CBA_2024_3
  • CBA_2024_4
  • CBA_2024_5
Fim do conteúdo da página