Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluna do Porto Velho Calama é medalha de bronze OBFEP 2023

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2024, 09h32 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2024, 09h32 | Acessos: 345

CalamaEstudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, obtiveram bons resultados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2023. Um dos grandes destaques foi a aluna Giovanna Isabelle Borges Vrena, do 2º ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, que conquistou a medalha de bronze.

Giovanna compartilhou a alegria pela conquista dizendo ter ficado muito feliz ao saber que conquistou a medalha. “Estava ansiosa para saber o resultado. No começo, só queria entender como era participar de uma Olimpíada de forma séria, imaginando que seria algo como o Enem. As duas provas são bem diferentes, mas ambas são experiências valiosas”.

A estudante também destacou o papel do Professor Erick de Castro, responsável por incentivar a participação dos alunos. “Um dos motivos que me levou a fazer a prova foi o meu professor de Física, que sempre nos incentiva a participar desses eventos científicos. ‘Acho importante que os alunos aproveitem essas oportunidades, mesmo que falhem, porque a experiência em si já é enriquecedora’”.

Sobre a importância dos eventos promovidos pelo IFRO, Giovanna enfatizou: “Participar de competições como a OBFEP e outros eventos é uma oportunidade incrível para aprender, se desafiar e até conhecer novas culturas, seja pela ciência, literatura ou crenças. É sempre válido tentar”.

Para o Professor Erick de Castro, Coordenador local da OBFEP, o impacto do resultado, divulgado em 2024, demonstra o esforço dos discentes em fazer parte do evento nacional. “Esse reconhecimento demonstra o potencial dos nossos alunos e reforça a importância de incentivá-los a participar de eventos científicos. A OBFEP é muito mais que uma competição; ela promove o aprendizado, a valorização da Física e a descoberta de talentos. Estamos muito orgulhosos da Giovanna e de todos os participantes”, declarou.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a OBFEP tem como objetivos incentivar o interesse pela Física, valorizar o ensino público e promover a inclusão social. Além disso, oferece aos melhores classificados a oportunidade de receber bolsas de Iniciação Científica Júnior, contribuindo para a formação de futuros cientistas e profissionais.

Fim do conteúdo da página