Campus Calama oferece Curso de Inglês para desenvolver Turismo Ecológico na Comunidade do Lago do Cuniã
Com a finalidade de capacitar jovens para atuarem como Agentes Comunitários de Turismo na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está oferecendo um Curso de Formação Continuada em Inglês Básico para vinte alunos da própria comunidade extrativista.
O curso, com carga horária de 120 horas, é desenvolvido por meio do Centro de Idiomas do Campus Calama, em parceria com o projeto GeoRondônia e o Instituto Chico Mendes (ICMBio), com aulas presenciais na Escola Municipal Francisco Braga e está sendo coordenado pelo Professor Adel Rayol. O objetivo do curso é o desenvolvimento das competências de leitura, fala e escrita no nível básico da língua inglesa, para fortalecimento do turismo comunitário na Reserva.
De acordo com o docente, a comunidade tem interesse em realizar o Turismo Ecológico e tem a necessidade do Curso de Inglês. “É o que estamos fazendo nesse momento. Em cada local da comunidade, as pessoas pensam em desenvolver o seu comércio, o seu produto, para oferecer aos visitantes da localidade”, informa. “O curso é voltado para que eles saibam esse atendimento e saibam oferecer os serviços com bom atendimento, comodidade e conforto”, cita Adel.
A Reserva Extrativista do Lago do Cuniã é uma unidade de conservação de uso sustentável, distante cerca de 64 km de Porto Velho, com acesso por meio de barco pelo Rio Madeira, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Resex Cuniã abriga 50 famílias com cerca de 400 pessoas e a principal atividade econômica é a pesca.
Redes Sociais