Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmico de Engenharia Civil leva estudos para o 65º Congresso Brasileiro do Concreto com Pesquisas Inovadoras em Maceió

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2024, 12h01 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2024, 12h01 | Acessos: 174

Apresentação Maceió 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi representado no 65º Congresso Brasileiro do Concreto pelo estudante de Engenharia Civil, Derick Gonçalves Nunes, que apresentou dois artigos em formato de banner. Docentes do campus também estiveram presentes.

Realizado entre os dias 22 e 25 de outubro de 2024, no Centro de Convenções de Maceió, o Congresso é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon). Esta edição teve como tema “Inovações Tecnológicas nas Construções de Concreto”. O evento reuniu renomados especialistas nacionais e internacionais, proporcionando uma agenda variada de palestras, seminários e exposições técnicas sobre os avanços na engenharia de concreto e materiais. O Congresso, uma referência no setor, contou com uma estrutura completa, incluindo stands de fornecedores, apresentações de trabalhos técnico-científicos e amplas oportunidades para networking, que aproximaram estudantes, pesquisadores e profissionais da área.

“No Congresso, representei o IFRO com dois estudos: um sobre as propriedades das fibras de vidro na construção civil e outro focado na resistência das fibras vegetais amazônicas em materiais cimentícios. Foi uma experiência enriquecedora, que me permitiu discutir inovações e aprimorar meu conhecimento na tecnologia de concreto", destacou Derick.

Entre os artigos apresentados em formato de banner, o primeiro estudo é intitulado “Evaluation of the Use of Glass Fibers in Civil Engineering”. Ele analisou a resistência e a leveza das fibras de vidro, destacando seu potencial como alternativa ao aço em ambientes sujeitos à corrosão, especialmente na forma de barras de fibra de vidro. Já o segundo artigo, “Modeling the Pullout Strength of Amazonian Plant Fibers in Cement Pastes”, explorou a resistência das fibras vegetais da Amazônia em substituição às fibras sintéticas, enfatizando o desafio de proteger essas fibras da degradação natural, sem comprometer sua sustentabilidade e viabilidade em materiais cimentícios. Um terceiro artigo também foi aprovado no evento: “Systematic review of the properties of fiberglass used in civil construction”.

 

Apoio e Orientação Acadêmica

Os trabalhos dos alunos foram orientados pelos Professores Valéria Costa de Oliveira, Lídia Bruna Teles Gonzaga e Rodrigo Pierozan, que também estiveram presentes no evento, acompanhando as apresentações e contribuindo com os debates científicos.

Segundo a Professora Valéria, que vê no Congresso um evento de grande relevância, “o uso das fibras de vidro na construção civil é um tema crescente no setor. Este material possui excelente propriedade mecânica, resistência à corrosão e uma pegada ambiental significativa”. Além de Derick, outros discentes envolvidos na pesquisa foram Antônio Junior Mendonça, Jairo Silva, Gilberto Matoso e Tainara Rodrigues, que colaboraram com artigos que enriquecem o conhecimento sobre o emprego de fibras naturais e sintéticas na engenharia civil.

  • Apresentação-Maceió_1
  • Apresentação-Maceió_2
Fim do conteúdo da página