Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Discentes do Calama descobrem caminhos para empreender na Amazônia em palestra do SEBRAE

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 15h50 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2024, 15h50 | Acessos: 180

Calama Sebrae 4Na terça-feira, dia 22 de outubro de 2024, o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu palestra sobre inovação e empreendedorismo na Amazônia, ministrada pelo analista de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), Rangel Vieira Miranda.

Com o tema “Como Iniciar uma Startup na Amazônia”, o evento reuniu cerca de 160 participantes, entre discentes e docentes de diversas áreas, incluindo os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Química, Licenciatura em Física e o Curso Técnico em Informática.

A palestra abordou o potencial que a juventude tem para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, mesmo sem capital inicial. Rangel Miranda apresentou estratégias para superar os desafios do ecossistema amazônico e desenvolver startups locais. Ele também enfatizou o papel crucial da tecnologia no cenário empreendedor e a importância de tirar projetos do papel, destacando o apoio técnico e estratégico oferecido pelo Sebrae.

Para os alunos, o evento foi uma oportunidade de expandir horizontes. Emily Ereira, acadêmica da instituição, comentou sobre o impacto motivacional, “Foi uma experiência extremamente inspiradora. Me fez acreditar ainda mais no meu potencial e nas oportunidades que estão por vir”. Barbara Mello, do Curso Técnico Subsequente em Edificações, reforçou o caráter esclarecedor da palestra. “Não tinha conhecimento sobre o tema, foi abordado de forma clara e direta. Gostei bastante e vou pesquisar mais no site do Sebrae”.

Para a discente do curso Técnico Integrado em Informática, Eduarda Sued, o evento destacou a capacidade dos discentes de criar soluções inovadoras para os desafios atuais, independentemente da disponibilidade de capital inicial. “Com o apoio técnico e estratégico do Sebrae, ficou claro que é possível transformar projetos em realidade. O palestrante também ressaltou a importância da juventude no cenário empreendedor, do papel da tecnologia nesse processo e apresentou estratégias para tirar ideias do papel e colocá-las no mercado. A palestra foi, portanto, uma fonte de inspiração prática, nos incentivando a explorar o potencial empreendedor da Amazônia”.

A professora Elisângela Bibá ressaltou a relevância do evento para a comunidade acadêmica, enfatizando como o Sebrae pode transformar ideias tecnológicas em soluções reais. “A palestra mostrou que, com auxílio do Sebrae, é possível inserir uma ideia no mercado através de um mínimo produto viável”. Ela destacou ainda a importância de parcerias que orientem os alunos a se inserirem no mundo do trabalho, seja como empreendedores ou como profissionais capacitados.

A palestra, além de apresentar diversos panoramas, abriu espaço para perguntas e networking, fortalecendo a conexão entre estudantes, empreendedores e o mercado regional. O palestrante, Rangel Miranda é líder de projetos de startups e ecossistemas de inovação no Sebrae Rondônia, e também membro da comunidade Tambaqui Valley, reconhecida nacionalmente no Startup Awards, e embaixador do South Summit 2024. Sua atuação é voltada ao desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação na Região Amazônica. Animado com os resultados da palestra, destacou o potencial inovador dos alunos e o impacto positivo que o evento teve.

“Nossa palestra foi sensacional. Eu saí entusiasmado demais com tantas possibilidades e oportunidades que a gente pode levar para esses jovens talentos. Para mim, é sempre uma felicidade falar sobre empreendedorismo, especialmente na Amazônia. Esses alunos têm um potencial inovador sensacional e estão construindo um ambiente de inovação e criatividade. A participação ativa deles mostrou que estão dispostos a aprender e se preparar para o futuro de oportunidades. Sinto que plantamos uma sementinha que pode gerar um impacto muito positivo, tanto na vida dos alunos quanto na comunidade ao redor”, finalizou.

  • Calama-Sebrae-Empreendedorismo
  • Calama-Sebrae_1
  • Calama-Sebrae_3
  • Calama-Sebrae_4
Fim do conteúdo da página