Alunos do IFRO Calama participam de Passeio Cultural no Rio Madeira
Estudantes dos 1º anos A e B do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, tiveram aula em formato de passeio cultural no Rio Madeira. A atividade foi no dia 24 de agosto, e fez parte do projeto “Práticas Integradoras sobre o Patrimônio Material e Imaterial como Identidade Cultural dos Portovelhenses”, coordenado pelos Professores Gracilene Silva, Tiago Cota e Regina Morão.
Durante o passeio, os estudantes foram imersos na cultura local por meio de apresentações de música regional, dança folclórica do Boi-Bumbá e declamação de poemas, todos criados pelos próprios alunos. Essas atividades celebraram o patrimônio cultural imaterial de Porto Velho, proporcionando uma vivência significativa aos participantes.
A Professora Gracilene Silva destacou a importância do projeto para a formação cultural dos estudantes. “Conhecer a cultura de Porto Velho e de Rondônia é fundamental. Muitos alunos, mesmo vivendo na cidade, nunca tiveram acesso a esse patrimônio histórico. Estamos oferecendo essa oportunidade a eles”, afirmou. Além dos alunos, professores e o Diretor do Campus Calama também participaram, enriquecendo ainda mais a experiência.
O passeio cultural pelo Rio Madeira, declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Velho em 2023, incluiu uma rota que partiu do Porto Cai N’Água, seguiu até a ponte sobre o rio e passou pelas proximidades da Usina de Santo Antônio, retornando ao ponto de origem. História e natureza se entrelaçam no Rio Madeira, que foi crucial para a ocupação de Porto Velho e a criação do estado de Rondônia.
Abrigando 40% das espécies de peixes da bacia amazônica, o rio é um dos maiores símbolos naturais e históricos da região. Além do passeio pelo Rio Madeira, os alunos do projeto integrador também já realizaram visitas ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e à Praça das Três Caixas D’Água, ambos marcos históricos de Porto Velho. E participaram de atividades na Casa da Cultura Ivan Marrocos, onde puderam conhecer exposições de arte local e participar de oficinas sobre patrimônio cultural.
Redes Sociais