Equipes do IFRO Calama concorrem na etapa regional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 22h23 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h09 | Acessos: 263

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Calama, foram selecionados para a etapa regional do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento, realizado por meio do Instituto Ideias de Futuro, é uma competição de empreendedorismo tecnológico. Do IFRO, passaram para a fase regional duas equipes, a “NorthGirls”, na modalidade Educação Profissional, e a “Yasai”, na modalidade Educação Superior.

Equipe NorthGirls

A equipe NorthGilrs com a professora Virgínia ao centro

A equipe NorthGirls apresentaram o projeto Audiotrap, um aplicativo que auxilia pessoas com deficiência auditiva a se localizarem por meio de geolocalização, captando sinais de perigo e transmitindo por meio de ondas sonoras. O aplicativo busca promover segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, mas também poderá ser utilizado por pessoas neurodivergentes, com autismo ou transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Participam da equipe Beatriz Souza da Rocha, Maria Luísa Lôbo Gutierrez, Giovana Evangelista Barros de Freitas e Angélica Chavier Bechara, alunas do 2° ano de informática, e a Professora Vírginia da Silva Santos Amara, como orientadora.

Maria Luisa  conta que estava apreensiva durante a apresentação, mas queria ter um bom desempenho, pois  “foi muito emocionante e queria que desse tudo certo e tudo ocorresse no tempo previsto”, ressalta.

“Estava ansiosa esperando o resultado, representar Rondônia e o IFRO em uma competição nacional é uma honra, uma conquista muito valiosa”, diz Geovana.

A Professora Virgínia parabeniza a equipe, “é uma equipe muito boa, e o resultado está aí, a classificação delas para a etapa regional. Foi uma experiência muito boa com um projeto inovador”.

A fase regional ocorre entre 8 e 25 de outubro.

A Equipe Yasaijpg

Equipe Yasai

A equipe Yasai é formada por um grupo de acadêmicos do 2º ano de Engenharia Química, e desenvolveu um biofertilizante à base de sementes do açaí, que é transformado em um hidrocarvão e pode ser utilizado no solo, causando benefícios, diferente do descarte puro do resíduo do açaí.

A equipe é orientada pela Técnica de Laboratório Railane Inácio Lira dos Santos, que elogia a dedicação e o preparo da equipe, “eles sempre superam as expectativas e são muito comprometidos com as atividades e seus resultados. Estão muito animados e se preparando para a próxima etapa”, comenta.

A equipe vai trabalhar agora nas recomendações da banca para avaliação da viabilidade financeira do projeto, inserindo custos de marketing, sendo uma das finalidades a possível comercialização do produto ou negócio que o projeto propõe.