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Três equipes do Campus Calama participam da segunda edição do Desafio Liga Jovem de empreendedorismo tecnológico

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 12h05 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 12h05 | Acessos: 433

Equipe do YasaiA segunda edição do Evento Liga Jovem, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conta com a participação de três equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. O evento é realizado por meio do Instituto Ideias de Futuro, trata-se de uma competição de empreendedorismo tecnológico na qual os jovens estudantes de todo o Brasil são motivados a desenvolver uma ideia ou produto que beneficie a própria escola, tornando-se protagonistas de mudanças em sua realidade por meio da criação de soluções que tragam benefícios sociais. Duas equipes participam com projetos relativos à Educação Profissional e uma compete na Educação Superior.

A equipe NorthGirls, com o Projeto Audiotrap, formada pelas alunas do 2º ano de Informática: Beatriz Souza da Rocha, Maria Luísa Lôbo Gutierrez, Giovana Evangelista Barros de Freitas e Angélica Xavier Bechara, que são orientadas pela Professora Virgínia da Silva Santos Amaral. A docente disse sentir-se muito honrada pelo convite para orientar o projeto. “O Audiotrap é um projeto de acessibilidade e inclusão que tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência auditiva no dia a dia por meio de um aplicativo. Auxilia na geolocalização, capta sinais de perigo e transmite por meio das ondas sonoras. Elas estão desenvolvendo o projeto desde o ano passado. O grupo já tem o protótipo e está desenvolvendo o aplicativo”, explicam as integrantes.

Durante a apresentação, elas mostrarão a solução e o plano de negócios – a sustentabilidade financeira, como o aplicativo poderá ser mantido. Uma das alternativas será a de buscar parcerias entre empresas e associações que possam custear o projeto. O aplicativo é gratuito, porém apresenta funcionalidades que podem ser oferecidas por meio de assinaturas pagas. De acordo com as alunas, o aplicativo busca promover segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, mas também poderá ser utilizado por pessoas neurodivergentes, com autismo ou transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah).

A Equipe Visionerdz está participando do Liga Jovem com o Projeto Heston. No time estão os alunos de Informática do 1º ano, Eduarda Gabriely Alves Sued, Andrey Iago Costa Carvalho e Thalisson Oliveira Pinto, e do 3º ano, Erick Batista dos Santos. Eles desenvolvem um aplicativo que condensará informações sobre vagas de trabalho, intercâmbios e estágios destinados aos jovens. Por meio de um cadastro, os jovens poderão acessar as informações em um só lugar. O aplicativo será gratuito, mas também poderá oferecer na modalidade Premium funcionalidades adicionais mais avançadas por meio de assinaturas e ainda a possiblidade de veicular anunciantes.

Durante a apresentação, será mostrado o protótipo do aplicativo e as imagens de como será o seu funcionamento. O orientador do projeto, Fernando Dall’igna, explica que o aplicativo visa concatenar diversas informações disponíveis em vários portais, porém que não são encontradas em um só local. Segundo ele, em comparação a outros aplicativos, este terá foco no mercado brasileiro. As informações ficam em um só local e haverá ainda um chat de comunicação em que empresas e demais organizações possam fazer contato com os jovens, além de abas de pesquisas sobre os intercâmbios que tenham vagas abertas. Na monetização do aplicativo poderão ser criados conteúdos e palestras – para públicos distintos e assinaturas corporativas.

Participando na modalidade da Educação Superior, a Técnica de Laboratório Railane Inácio Lira dos Santos, com a equipe Yasai e o projeto de mesmo nome, vai apresentar a proposta para desenvolver uma empresa para fabricação de um biofertilizante à base de hidrocarvão de resíduos de açaí, para aplicação no solo do campus. Segundo ela, também está sendo desenvolvida a parte financeira para a sustentabilidade do projeto.

Nas etapas estaduais, que vão ocorrer nos dias 29 e 30 de agosto, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados on-line. Serão quatro bancas por estado que definirão um grupo vencedor de cada categoria, que passará para a próxima etapa (a regional), entre os meses de setembro e outubro. Nessa etapa, a equipe vencedora ganhará uma viagem para participar da fase final presencialmente, além de um celular para cada componente da equipe.

Já a etapa nacional será realizada no mês de dezembro. As equipes representantes por região que vencerem essa etapa vão receber uma viagem para conhecer uma das capitais tecnológicas do país, para participar de eventos, visitas e experiências exclusivas. E a equipe que alcançar o primeiro lugar receberá uma viagem internacional para participar de um evento de inovação, com visitas e passeios, além de um notebook de última geração.

  • Equipe_do_Audiotrap
  • Equipe_do_Visionerdz
  • Equipe_do_Yasai
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