Novos pensadores ilustram em painéis os espaços educativos no Campus Calama do IFRO
Pensadores de variadas áreas do conhecimento estampam as paredes nos corredores das salas de aulas, recepção e no hall de entrada do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). As imagens tornam o ambiente mais acolhedor e estimulam os alunos a conhecerem a trajetória de vida e a obra das personalidades ilustradas.
São treze painéis que mostram como a escola pode se transformar num amplo espaço educativo, fazendo com que os ambientes proporcionem uma convivência mais harmônica entre estudo e permanência e que possam as personalidades apresentadas servirem de referência para os novos pensadores em formação.
Paulo Freire abre a galeria de imagens no corredor do bloco B. Nosso mais conhecido educador tem deferência no mundo sobre sua atuação em prol da educação. Paulo Freire revela em sua obra a finalidade em educar com amor, a partir da perspectiva de vida do aluno, em que a força da escola se materializa na troca de saberes entre educador e educando. Para Paulo Freire, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Os painéis seguem com o americano Linus Carl Pauling, reconhecido como um dos principais químicos do século XX. Também reconhecido como biólogo molecular e pesquisador médico, traz em seu lema que “A melhor maneira de se ter uma boa ideia é ter várias boas ideias”.
A galeria traz Louis Pasteur, cientista francês cujas descobertas tiveram importância na história da química e da medicina. Pasteur é reconhecido pelas notáveis descobertas das causas e prevenções das doenças. Segundo ele, “sejam quais forem os resultados com o êxito ou não, o importante é que no final cada um possa dizer: fiz o que pude”.
Polonesa e naturalizada francesa, Marie Sklodowska Curie, conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade e também compõe a galeria. Em seu pensamento, “não se pode esperar construir um mundo sem melhorar as pessoas. Cada um de nós deve trabalhar na sua própria melhora”.
Inventor, empresário e magnata americano no setor de Informática, Steve Jobs revolucionou seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais. As pessoas, segundo ele, precisam ser criteriosas com a qualidade. “Algumas pessoas não estão acostumadas com um ambiente onde a excelência é esperada”.
Matemático e cientista da computação, o britânico Alan Mathison Turing é considerado o pai da computação. Foi também criptoanalista, filósofo e biólogo. Dizia em seu lema: “Eu acredito que às vezes são as pessoas que ninguém espera nada que fazem as coisas que ninguém consegue imaginar”.
A inglesa Ada Lovelace também compõe a galeria. Matemática e escritora, Ada foi responsável por descrever o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Segundo ela, “seu melhor e mais sábio refúgio de todos os problemas está na sua ciência”.
Michael Faraday, físico e químico britânico que contribuiu para os estudos do eletromagnetismo e da eletroquímica, descobriu os princípios básicos da indução eletromagnética, diamagnetismo e eletrólise. Para ele, as cinco habilidades essenciais para o sucesso são: “inovação, discernimento, organização, concentração e comunicação”.
A engenheira americana Edith Clarke foi pioneira em seu campo pela invenção da técnica crucial em sistemas elétricos. Foi a primeira mulher a obter um título de engenheira eletricista na Universidade de Wisconsin-Madison. Segundo ela, “sempre há demanda por qualquer um que possa fazer um bom trabalho”.
“Se você quiser descobrir os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração”, assim pensava Nikola Tesla, um engenheiro eletrotécnico e inventor sérvio, também conhecido pelas contribuições do moderno fornecimento de eletricidade em corrente alternada.
O engenheiro carioca e mestre em estruturas, José Carlos Sussekind destacou-se no cenário da engenharia pela importância das obras e pelas estruturas nada convencionais que dimensionou para o arquiteto Oscar Niemeyer. Segundo ele, “ao relembrar momentos decisivos de minha carreira, vejo que tiveram em comum o fato de eu ter, muito provavelmente, agradado certas pessoas mais pelas conversações acerca de temas gerais do que, especificamente, por conversas técnicas”.
Zaha Mohammad Hadid foi uma arquiteta iraquiano-britânica identificada com a corrente desconstrutivista da arquitetura. Formada em matemática na universidade americana de Beirute, para ela, “você precisa acreditar de verdade não só em si mesmo; você tem que acreditar que o mundo realmente vale seus sacrifícios”.
O rol de pensadores, cientistas e gênios inovadores fecha com o arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, que desenvolveu a arquitetura de Brasília. Segundo ele, “se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito”.
Além dos painéis que ilustram os espaços do campus, o hall de entrada e o corredor que leva ao auditório da unidade também foram espaços contemplados pela nova programação visual com informações sobre os cursos oferecidos, a definição dos conceitos de Ensino, Pesquisa e Extensão e um amplo espaço para quem convive e visita o campus podendo registrar sua presença fotográfica defronte aos painéis. A futura sala para descanso dos estudantes que fica no pátio do refeitório também foi ornamentada com os painéis dos pensadores.
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