Calama recepciona novos bolsistas do Programa de Educação Inclusiva

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2024, 09h13 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 09h13 | Acessos: 330

9 napneQuinze novos bolsistas foram selecionados por meio do Edital do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), e já estão atuando no Campus Porto Velho Calama desde o dia 1º de julho. Eles foram recepcionados em ambientação pela equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).

Os bolsistas são colaboradores externos de apoio direto ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) como Tradutores e Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Técnicos de Apoio ao Estudante com Deficiência, Apoio à Acessibilidade e Cuidados Pessoais.

O Programa de Educação Inclusiva visa proporcionar aos estudantes com deficiência condições específicas que permitam o acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFRO, assim como a efetivação dos seus direitos, atuando no combate às discriminações, indiferenças e preconceitos.

Na semana de 1º a 5 de julho, a Coordenação do Napne/Calama desenvolveu uma programação que contou com ambientação, boas-vindas da Direção-Geral e da Direção de Ensino, dinâmicas pedagógicas, tour pelas dependências do campus, café compartilhado, estudo de casos de estudantes com deficiência e noções sobre Plano Educacional Individualizado (PEI), além de uma roda de conversa com a pesquisadora Solange Ventura, que tratou sobre ações inclusivas para estudantes autistas.

Organizado em cinco eixos temáticos: Acessibilidade e infraestrutura; Formação Continuada; Adaptação de recursos didáticos; Acolhimento e apoio psicossocial e implantação de Atendimento Educacional Especializado; o programa visa ainda articular uma rede de atores governamentais e sociais em busca de programas inclusivos e financiamentos que garantam a capacitação da especialização no atendimento dos profissionais envolvidos para fortalecer o Napne como centro de apoio às ações inclusivas, além de promover ações conjuntas para sensibilização da comunidade acadêmica.

A Coordenadora do Napne no campus, Lívia Catarina, explicou que os novos bolsistas terão a função de acompanhar estudantes com deficiência visual, auditiva, transtorno do espectro autista e deficiência intelectual, buscando a partir de seus conhecimentos específicos efetivar a implementação do programa.

• 10_napne
  • 1napne