Hoje, 8 de julho, são comemorados o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 08h46 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 08h46 | Acessos: 2348

Ciência arteNesta segunda-feira, 8/7, são comemoradas duas datas importantes para a instituição que incentiva e fortalece a pesquisa: o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. O Dia Nacional da Ciência foi instituído pela Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001, sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. Já o Dia Nacional do Pesquisador Científico foi estabelecido por meio da Lei nº 11807, de 13 de novembro de 2008, assinada pelo Vice-Presidente José Alencar Gomes da Silva, no exercício do cargo de Presidente da República. Nesta semana também estará sendo realizada em Belém, de 7 a 13 de julho, a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que este ano tem como tema: Ciência para um futuro sustentável e inclusivo – para um novo contrato social com a natureza.

Do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foram submetidos e aprovados sete resumos de pesquisas na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, encaminhados pelo Grupo de Estudos Saúde, Sociedade e Tecnologia (GESSTEC), que tem como vice-líder a Professora de Educação Física Iranira Geminiano de Melo. Na área de Ciência da Computação e Sistemas de Computação, destacam-se duas pesquisas: Desafios da Gestão da Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Rondônia e Gestão de Tecnologia da Informação pró-descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos em capital da Amazônia. Na área de Educação Física, são cinco pesquisas: O Atletismo no Ensino Fundamental em uma escola ribeirinha da Amazônia; Desafios da Educação Física no Ensino Médio Integrado, um recorte da tese de doutorado da Professora Iranira; Análise do Livro Didático Público do Estado do Paraná; Avaliação da Condição Física de universitários de uma Universidade Amazônica e Estudo do Nível de Estresse de estudantes universitários.

No total, o Campus Calama conta com dezesseis grupos de pesquisas e estudos que tratam dos mais variados temas atinentes ao desenvolvimento humano, filosófico, sociocultural, econômico, tecnológico e ambiental.

Para este dia 8 de julho, o Campus Calama estende as homenagens aos pesquisadores que colaboram cotidianamente para o desenvolvimento do conhecimento por meio de seus grupos de pesquisa, incentivando os alunos a trilharem o caminho da Ciência. Destacam-se entre eles: Grupo de Estudos Saúde, Sociedade e Tecnologia (GESSTEC); Grupo de Estudos em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET); Grupo de Investigação em Química (GIQ); Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas (GoTec); Grupo de Pesquisa Desenvolvimento de Sistemas e Internet das Coisas (GPMecatrônica); Materiais e Dispositivos Elétricos (MADE); Meio Ambiente, Educação, Energia Renovável (MAEER); Meio Ambiente, Educação e Saúde (MAES); Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI); Processos de Criação na/da Amazônia: Literatura, Cultura e Metodologias de Ensino e Pesquisa (PCam); Monitoramento e Qualidade Ambiental; Observatório da Tecnologia para a Amazônia (OBTec); Grupo de Pesquisa em Química de Materiais e Catálise (QMAC); Grupo de Pesquisa Astronomia e Cosmologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (ASTROIFRO); Grupo de Pesquisa em Engenharia e Tecnologia Aplicada ao Processamento de Produtos Naturais da Amazônia (GETAM) e Grupo de Estudos em Soluções Sustentáveis de Engenharia Civil e Arquitetura (GESSEA).