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Badminton integra jogos escolares do Campus Calama no reinício do calendário letivo

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 18h35 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 18h35 | Acessos: 572

ProfessoraAlyne atletasO badminton, um desporto semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, vai integrar neste ano a bateria dos Jogos Escolares (JICs) do Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia - IFRO. Os Jogos Escolares reabrem o calendário letivo do campus e terão abertura no dia 13 de julho, a partir das 19 horas. Os jogos prosseguem com mais nove modalidades na semana de 15 a 19 de julho e, em 22 de julho, efetivamente, os alunos retomam às aulas.

O badminton é praticado com raquete e um volante ou pena e deve passar por cima de uma rede. O jogo é popularizado como “peteca” e muita gente conhece a modalidade normalmente jogada por jovens e adolescentes. Vinte e duas equipes mistas se inscreveram na modalidade. No Campus Calama, o Projeto Badminton é coordenado pela Professora Iranira Geminiano de Melo.

A Professora de Educação Física Alyne Lourenço disse ser importante que esse momento de realização dos jogos seja compreendido por toda instituição como uma oportunidade valiosa de agregar conhecimento e proporcionar aos alunos novas experiências. “Aproveita-se o ensejo para incentivar que os alunos desfrutem de novas possibilidades de práticas desportivas, rompendo com a invariabilidade do que chamamos na Educação Física de quarteto fantástico (basquete, futsal, handebol e vôlei). Nesse sentido, vamos apresentar amplamente à comunidade acadêmica o badminton, modalidade olímpica que já venho trabalhando em minhas aulas desde o ano passado, inclusive, que resultou na participação de duas alunas do Curso de Edificações na competição dos Jogos Escolares de Rondônia (JOER-2023) com conquista de medalha”, declarou.

Segundo a docente, o badminton é um esporte Olímpico desde 1992. Isso faz com que os alunos passem a apreciar os Jogos Olímpicos que ocorrerão em breve em Paris. “E nos faz refletir a imensa variedade de esportes que temos espalhados pelo mundo e que ainda são pouco conhecidos ou praticados no Brasil. Conhecer uma nova modalidade é também conhecer um pouco de outras culturas, especialmente quando buscamos saber a origem do esporte e em que países são mais populares. Deste modo, a intenção é promover novos aprendizados”, diz. Alyne afirma que o badminton é um esporte que exige muita agilidade, controle viso-motor, capacidade cardiorrespiratória, percepção cenestésica entre outras capacidades físicas.

“Por ser um esporte muito ágil, requer de seus praticantes bastante poder de concentração, iniciativa, tomada de decisão, respeito ao momento de jogo do adversário e partilha de espaço, no caso do jogo em dupla”, explica. Para familiarizar os alunos que ainda não estão acostumados com o esporte, segundo a professora, a modalidade já vem sendo introduzida na instituição há algum tempo. “Já houve workshop com atletas/alunos de escolas estaduais. Houve uma oficina na última Semana de Ciência e Tecnologia, além de que o badminton tem comparecido como conteúdo das aulas de Educação Física. A fim de instrumentalizar ainda mais, foi implementado o Projeto Badminton para aquisição de material para prática do esporte. O material fica disponível e os alunos treinam após horário de aula”, relata.

“O Badminton tem uma característica muito interessante para nossos adolescentes que é a possibilidade de jogar em dupla mista, ou seja, em sua regra oficial é permitida a formação de duplas com pessoas de gêneros diferentes. Podemos ter uma dupla composta por uma pessoa do sexo masculino e outra do sexo feminino. Essa particularidade da modalidade pode conduzir à ampliação do debate para o que são práticas corporais estereotipadas para meninos e para meninas e ainda fomentar a discussão da inserção de pessoas transgêneros nos esportes. Esportes mistos como o badminton talvez sejam um novo horizonte para a superação do binarismo de gênero na esfera esportiva”, afirma Alyne.

Em relação aos aspectos técnicos e táticos que os alunos devem focar ao praticar e competir no badminton, a docente informa que os alunos devem, de maneira básica, se atentar à execução dos fundamentos técnicos que são: saque ou serviço, empunhadura (forehand), empunhadura (backhand), clear, drive, smash, drop-shot, lob e smash.

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