Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professora do Instituto Federal de Rondônia lança livro “Experiências pedagógicas além das fronteiras”

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 08h29 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 13h53 | Acessos: 433

livro Calama6O livro

O livro “Experiências pedagógicas além das fronteiras” foi lançado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, no miniauditório, em 28 de junho. De autoria da Professora Sheylla Chediak, o lançamento contou com a presença de autoridades e de membros da comunidade acadêmica.

A parte cultural do evento foi enriquecida pela apresentação de Thaila Mota, coralista do Coral IFRO, que emocionou os presentes com sua performance. Os músicos Marcos Grutzmacher e Jorge Amorim, membros do Núcleo de Arte e Cultura do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, também se apresentaram. Grutzmacher destacou a importância da integração da arte e da cultura nos mais diversos eventos.

A mesa de abertura contou com a participação dos Professores Marli Lúcia Tonatto Zibetti e Miguel Nenevé. Marli Zibetti é professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia e possui ampla experiência em pesquisas nos campos da Educação e Psicologia Escolar. Miguel Nenevé, professor titular aposentado da Universidade Federal de Rondônia e pesquisador CNPq, possui uma carreira destacada em Letras e Estudos Literários, com diversas publicações nacionais e internacionais. Ambos contribuíram com suas perspectivas sobre a formação continuada e a mobilidade internacional de professores.

O Diretor-Geral substituto do campus, Willians de Paula Pereira, abriu oficialmente o evento. Doutora em Educação Escolar, Sheylla Chediak apresentou seu livro, que explora a experiência pedagógica de professores da educação básica, técnica e tecnológica dos Institutos Federais do Brasil, direcionado à comunidade acadêmica e destinado à melhoria de programas de mobilidade internacional de professores para fins de formação continuada. 

A obra destaca os contextos sociais, políticos e educacionais brasileiros e finlandeses, apontando caminhos para a melhoria dos programas de formação continuada no exterior. A autora oferece uma compreensão abrangente dos resultados e efeitos gerados por imersões pedagógicas internacionais, abordando temas como a proposta político-pedagógica dos Institutos Federais, a formação e o trabalho docente, a formação continuada no exterior, as experiências formativas interculturais e a identidade do professor.

A trajetória profissional de Sheylla no IFRO Campus Porto Velho Calama começou em 2011 como professora de língua inglesa. Ao longo dos anos, teve experiência de mobilidade internacional na Inglaterra, Canadá e Finlândia. Em 2015, participou do programa “Professores para o Futuro”, que visou capacitar professores dos Institutos Federais em universidades de ciências aplicadas na Finlândia, com um projeto sobre Comunidade de Aprendizagem Profissional.

Em 2017, Sheylla participou do projeto “Finnish Train the Trainers” (FITT), focado na formulação de currículos para a formação continuada de professores. Em 2021, ela desenvolveu uma pesquisa na Finlândia sobre o currículo de formação continuada de professores do IFRO. Sheylla defende que os professores devem passar por formação pedagógica no Brasil antes de participar de programas de formação no exterior, solidificando uma formação científica-pedagógica que os torne mais instrumentalizados politicamente e preparados para a internacionalização, em consonância com os princípios e bases da EPT e as políticas nacionais. “Experiências pedagógicas além das fronteiras” é recomendado para educadores, pesquisadores, gestores de programas de internacionalização e mobilidade de professores, e todos que buscam uma compreensão profunda e crítica do papel da experiência internacional na formação docente.

O prefácio da obra é da Professora Acacia Zeneida Kuenzer, doutora em Educação e referência nacional na educação profissional. Acácia destaca a qualidade da produção e reitera a tese da autora acerca das contradições nas quais a internacionalização dos IFs e a mobilidade internacional de docentes para formação pedagógica estão inseridas. O livro oferece uma visão abrangente sobre como a mobilidade internacional de professores pode transcender fronteiras geográficas e conceituais, delineando novos horizontes pedagógicos que preservem a identidade cultural e atendam às necessidades sociais e políticas do Brasil.

  • Calama1
  • Calama2
  • livro-Calama
  • livro-Calama1
  • livro-Calama2
  • livro-Calama3
  • livro-Calama4
  • livro-Calama6
Fim do conteúdo da página