Curso de Formação em Realidade Aumentada tem aula inicial no Campus Calama

Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2024, 16h51 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2024, 17h04 | Acessos: 232

Iniciou na tarde de quarta-feira, 15, o Curso de Formação Continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica (Foco em Indústria 4.0) com duração de 120 horas, que será ministrado no Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para 37 alunos, que terão aulas nas tardes de quartas e sextas-feiras, prosseguindo até o mês de setembro. Aula inicial realidade aumentada

A aula inicial foi precedida pelo Professor Ricardo Bussons da Silva, que explanou aos alunos sobre o plano de ensino a ser desenvolvido, quando relatou que o objetivo é o de desenvolver competências e habilidades para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e a inovação no setor de saúde em Rondônia. Nesse sentido, explicou que os alunos desenvolverão atividades em equipe, porém, ao final, serão responsáveis por preparar um protótipo que tenha aplicação prática no setor de saúde.

Na ocasião, esteve presente o corpo docente que ministrará o curso, formado pelos professores Willians de Paula Pereira, que é Chefe do Departamento de Pesquisa (Depesp); Ricardo Bussons da Silva; Kariston Dias Alves; José Diogo Forte de O. Luna; Josieudo Pereira Gaião, que explanou sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Rafael Pissinati de Souza; Leandro Ferrarezi Valiante; Fernando Dall'Igna e Smith Araújo de Oliveira; a representante do Departamento de Extensão, Paula Mundin, e o Diretor-Geral do Campus Calama, Professor Leonardo Pereira Leocádio.

Os alunos também foram conhecer o Laboratório de Instalações Elétricas onde serão ministradas as aulas de Robótica. O projeto faz parte do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial - PPI4.0, coordenado pelo CITS Amazonas, a ser executado nos termos do Plano de Utilização de Recursos - PUR nº 194/2023, sendo uma iniciativa governamental para a gestão do ecossistema de inovação em suporte ao desenvolvimento industrial e ao empreendedorismo inovador na Amazônia Ocidental, financiado com os benefícios fiscais concedidos a empresas que se enquadram na Lei nº 8.387, de 1991 – Lei de Informática. Os alunos recebem uma bolsa de incentivo mensal no valor de R$ 125,00.

• Aula_inicial_realidade_aumentada
  • Aula_inicial_realidade_aumentada1