Estudantes do Campus Calama tiveram bons êxitos na Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 18h09 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 18h33 | Acessos: 356

Campus Calama Thiago Mário e Erick

Três estudantes do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), apresentaram boas colocações na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) do ano de 2023, da qual disputaram 5.263 alunos de todo o país.

Mário Yuri Mota Lara alcançou o 168º lugar e Erick Batista dos Santos ficou em 170º lugar entre os 5.263 competidores. Thiago Macedo Mendes alcançou o 142º lugar entre 2.802 competidores, alcançando as três colocações top 200 nos respectivos níveis da competição.

Para a realização da prova, os alunos precisavam demonstrar conhecimento avançado em programação de códigos, tendo conhecimentos técnicos que foram estudados no Curso Técnico de Informática fornecido pela instituição.

A aplicação da prova foi coordenada pela professora do Curso de Informática, Camila Carolina Salgueiro Serrão, contando com a colaboração de outros professores do curso. "Fico muito feliz com o resultado da OBI do ano de 2023. O engajamento dos alunos foi superior ao das edições anteriores e o fato de termos alunos realizando provas da fase nacional é uma comprovação da dedicação dos nossos estudantes", comentou a professora.

Segundo ela, a OBI, seguindo os moldes de outras renomadas olimpíadas científicas brasileiras, como a de Matemática, Física e Astronomia, tem como principal objetivo despertar e incentivar o interesse dos alunos pela Ciência da Computação. “Ela promove uma atividade anual que desafia os participantes a aplicarem pensamento lógico, engenhosidade e uma saudável dose de competição”, destacou.