Semana Pedagógica e Acolhimento dos alunos marcaram volta às aulas no Campus Calama
Dez dias de programação intensa marcaram o retorno às aulas no Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). As atividades deste ano de 2024 foram iniciadas no dia 1º de fevereiro com a Semana Pedagógica Integrada e a realização da palestra “Educação Antirracista”, ministrada pelo professor Dr. Paulo Alberto dos Santos Vieira, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat).
Antes, porém, os professores foram recepcionados pelos representantes da Reitoria do IFRO, Professor Jean Peixoto Campos, Pró-Reitor de Ensino Substituto, e pelo Diretor-Geral do Campus Calama, Professor Leonardo Pereira Leocádio, que discorreram sobre o planejamento para o desenvolvimento da Instituição durante este ano, bem como os projetos sobre os quais trataram junto ao Ministério da Educação (MEC) em Brasília naquela semana, incluindo o Projeto Pé-de-Meia que será gerido pelos Institutos Federais.
Ainda como parte da Semana Pedagógica, os professores acompanharam a programação da mesa-redonda “O Ensino Médio Integrado e a reforma no contexto dos Institutos Federais”, que contou com a participação dos professores Alessandro Eziquiel da Paixão (IFC), Adilson Cesar de Araújo (IFB) e Gedeli Ferrazzo (IFRO). Mediado pela Professora Sheylla Chediak, o debate destacou a construção do currículo de referência para o Ensino Médio Integrado.
Durante a semana, os professores também participaram de reuniões de planejamento para integração curricular; oficina sobre elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), reunião didático-pedagógica para Integração Curricular ao Ensino Médio Integrado; roda de conversa sobre Avaliação dos Cursos Superiores; apresentação de propostas para integração dos cursos e oficina sobre a utilização do IFRO Mobile para docentes.
Acolhimento dos novos alunos
O Campus Calama recepcionou no período de 7 a 9 de fevereiro mais 483 novos alunos do Ensino Médio Integrado, dos períodos matutino e vespertino; e no período de 15 a 16 de fevereiro, os discentes das graduações, quando a equipe gestora apresentou a estrutura organizacional e física do campus e o calendário acadêmico visando integrar os novos educandos ao contexto do Instituto.
Em ocasiões diferenciadas, o Diretor-Geral do Campus, Leonardo Pereira Leocádio, após desejar as boas-vindas aos novos alunos, fez a apresentação do organograma estrutural da unidade, discorrendo ainda sobre sua trajetória estudantil realizada no Instituto Federal Mineiro. Explicou sobre a composição do Conselho Escolar, instância máxima de decisão da instituição, formada por técnicos, professores e pais de alunos.
Na ocasião, houve ainda a presença do representante da Reitoria do IFRO, o Professor Marcos Barros, Diretor de Pesquisa e Inovação, que representou o Reitor, Moisés José Rosa Souza, acompanhado de toda a equipe da Reitoria. Ele deu as boas-vindas aos novos alunos e explanou sobre a participação do IFRO em Rondônia com 10 campi, sendo dois na capital e oito no interior do Estado. As equipes da Reitoria participaram de todas as ocasiões de recepção dos alunos na ação denominada “Reitoria Itinerante”.
Houve ainda a apresentação de toda a equipe gestora, iniciando pela palestra da Diretora de Ensino, Sari Possari, que explanou sobre a lei que criou os institutos federais; sobre a legislação que ampara a Educação Profissional e Tecnológica, que tem como compromisso inserir os educandos no mercado de trabalho, por isso pediu a todos o compromisso com a educação, sendo que devem se acostumar a um ritmo de 35 horas semanais. Explicou que o Instituto tem uma dinâmica diferente, que apoia e acompanha os alunos no decorrer de todo o processo educacional. Também explicou sobre o ambiente AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sistema em que os alunos acompanham o desenvolvimento das disciplinas, como também o IFRO Mobile, aplicativo que os alunos acompanham para o acesso a informações acadêmicas. Destacou todos os departamentos envolvidos com o processo de Ensino, como o Departamento de Apoio ao Ensino (Dape); o Departamento de Apoio ao Estudante (Depae); o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne); a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA); a Coordenação de Biblioteca; e as Coordenações dos Cursos Integrados ao Ensino Médio: Química; Eletrotécnica, Informática e Edificações; como também as coordenações dos cursos de graduação: Engenharia Civil; Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação; e Licenciatura em Física.
Diretores e representantes dos departamentos de Extensão e Pesquisa também discorreram sobre suas áreas. A Professora Ligia Silvéria explicou que o Departamento de Extensão (Depex) faz a interação entre as instituições e o mundo do trabalho. Cuida dos estágios dos alunos e, por isso, está em contato constante com as empresas. Também desenvolve projetos que atendam as comunidades por meio da Coordenação de Formação Inicial e Continuada; o CIEC (Coordenação de Integração Escola e Comunidade), que participa junto às empresas na colocação de alunos em estágio; por meio do Centro de Idiomas são oferecidos cursos de idiomas; além de participar da realização de projetos e eventos como o Festival Hispânico; Feira de Estágio e Empreendedorismo entre outros. Recomendou que todo aluno procure o Depex para conhecer e se inteirar sobre os estágios.
Da mesma forma, o Diretor do Departamento de Pesquisa (Depesp), Willians Pereira, solicitou para que os alunos conheçam os projetos de pesquisa e extensão. Segundo ele, a participação é o que faz o diferencial na vida acadêmica do aluno, que deve solicitar para ser inserido nos projetos. “É necessário o interesse para participar”, enfatizou o Diretor, explicando que a participação do aluno vai ao encontro da popularização da ciência, que está presente no cotidiano e aqui o conhecimento científico está agregado à instituição. Os alunos participam de projetos e eventos científicos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada todos os anos. Enfatizou que o Campus Calama é a instituição de ensino, do estado de Rondônia, que realiza o maior número de projetos de Pesquisa e Extensão.
A Pedagoga do Departamento de Assistência ao Educando (Depae), Ana Cláudia, explicou que seu departamento é responsável por instruir todas as demandas relativas aos alunos, participação, deveres; regulamento disciplinar; editais de assistência estudantil; faltas disciplinares; sistemas acadêmicos; regras de vestimenta. O departamento está em constante contato com os alunos. Ana Cláudia também explicou sobre a participação do Grêmio na vida estudantil, contribuindo para a formação e enriquecimento educacional, representando os primeiros passos na vida social, cultural e política do estudante, oportunizando para que o aluno possa ter voz ativa na administração da instituição. O Grêmio é formado por estudantes com o objetivo de representar os interesses dos educandos, intermediando a demanda dos estudantes para com os professores, coordenadores e a direção da escola.
Também foram apresentadas as duas chapas que concorrerão à direção do Grêmio Estudantil em 2024, formadas pelas alunas Mary Jackson e Malala Yousafzai, que concorrem à eleição neste dia 20 de fevereiro. Acompanhados pelos alunos veteranos, os novos alunos conheceram as instalações do Campus Calama, visitando os laboratórios, a biblioteca, a quadra esportiva, o refeitório e demais instalações do campus.
Gincanas encerram atividades com o Tropicalama
A semana de acolhimento foi encerrada com o evento Tropicalama, que teve como tema o Carnaval e os alunos puderam usar adereços como máscaras e pinturas. O evento, que já está na sua oitava edição, aconteceu na quadra poliesportiva do Instituto e as atividades foram iniciadas com a apresentação da dança do boi-bumbá pelos alunos do curso Técnico em Edificações, Francisco Bader e Isabely Santos da Silva. A tarde seguiu com gincanas recreativas, como cabo de guerra, pega bum, karaokê, futebol, voleibol, basquete e xadrez. Em paralelo às atividades da quadra, na sala de dança foi realizado o concurso de danças diversas, como também os jogos Xbox, just dance, com premiações. Também foi servido lanche, picolé e refrigerantes. O evento foi promovido pelo Departamento de Assistência ao Educando (Depae) e pelas chapas que concorrem à eleição do Grêmio Estudantil do Campus Calama neste ano.
Redes Sociais