Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama realiza certificação de formandos do Curso Técnico em Edificações

Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 15h25 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 15h25 | Acessos: 641

formandos edif1A cerimônia de certificação do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi realizada na noite de 22 de dezembro de 2023 para 66 formandos e contou com a presença dos familiares dos alunos que foram prestigiar o evento.

Representando o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, presidiu a cerimônia e a mesa diretiva contou com a presença também do Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio, e do Coordenador do Curso Técnico em Edificações, Allan Rodrigues Augusto. Frédi Rodrigues Ramos da Silva foi Patrono da formatura em Edificações e  o Paraninfo foi Celso José Roberto Soares Júnior, que não pôde estar presente na ocasião, mas enviou um vídeo parabenizando os formandos. Também foram homenageados os Professores: Cássio Alves Lus; Erick Antonio Souza de Castro; Maria Odaise Silva dos Santos; Monnike Yasmin Rodrigues do Vale; Raian Sander Freitas da Silva; Uilian Nogueira Lima e Wendel Mafra Gomes dos Santos.

No salão da cerimônia, os concluintes acompanharam a execução dos Hinos Nacional e Céus de Rondônia. Em seguida, o mestre de cerimônias lembrou a missão do Instituto Federal em desenvolver ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Os Institutos Federais completam 15 anos de existência neste mês de dezembro. Eles foram criados pela lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Atualmente, são mais de um milhão e meio de estudantes matriculados e cerca de 84 mil servidores ativos, entre professores e técnicos administrativos.

A Reitora Substituta Xênia de Castro Barbosa declarou a abertura da cerimônia e em seguida o estudante Pedro Henrique Sampaio Vilaça foi convidado para proferir o juramento representando os formandos de sua turma. Com o braço direito erguido, os formandos juraram “exercer minha profissão com responsabilidade e dedicação, seguindo fielmente os princípios da ética, da honestidade e da humildade, estimulando o conhecimento científico e buscando sempre novas tecnologias, em benefício de uma sociedade mais consciente e justa. Assim eu juro”.

A formanda Renata Letícia Paiva de Farias recebeu a certificação simbólica da Reitora Substituta, em nome dos demais concluintes, que proferiu: “confiro a certificação de Técnico em Edificações, para que possam usufruir, de agora em diante, de todos os direitos e prerrogativas que a esta certificação asseguram as leis da República. Na sequência, a Técnica em Edificações Maria Eduarda Nunes Figueira proferiu seu discurso em nome da turma. Pensando na jornada que percorreram no IFRO, Maria Eduarda refletiu que “no decorrer dos anos adquirimos conhecimentos, lutas, dores, vitórias e desafios e, sem dúvidas, um dos maiores desafios foi estar aqui”. Lembrou a pandemia de covid que impactou o mundo inteiro, “onde não podíamos ter contato físico, onde pessoas perdiam pessoas todos os dias, éramos apenas telas nos notebooks e celulares, mas tivemos a audácia de enfrentar tudo”.

“Lembro da primeira prova presencial, onde éramos só lágrimas na frente da sala dois e hoje olhamos pra trás e podemos rir disso tudo”, acrescentou a formanda. “Se me permitem, primeiramente falo com eles, professores e profissionais da educação: foram vocês, não havia como ser outras pessoas, obrigada pelos acolhimentos que fugiram de sala de aula, obrigada pela forma como vocês acolheram nossas almas rebeldes e adolescentes. Também agradeceu aos pais “obrigada pela paciência, pelas esperas e desculpem pelas ausências, pelas noites em claro, pelas preocupações, espero que um dia, seja hoje ou amanhã, vocês consigam ver o quanto valeu a pena”. Finalizou pedindo aos colegas formandos para que sejam autênticos e originais em quaisquer circunstâncias da vida.

A nova Técnica em Edificações, Maria Karolina Santos Silva, iniciou sua fala argumentando que ninguém havia lhe dito como é o último semestre do terceirão, afirmando que para ela foi desesperador diante das novas indefinições sobre o que fazer da vida. “Ninguém tem 100% de certeza de nada, mas todo mundo queria estar aqui hoje. Daqui só levo lembranças boas. Nós fomos felizes, por mais que não parecesse. Fizemos amigos e talvez algumas inimizades pelo caminho. Brincamos e brigamos, mas levo cada dia com imensa gratidão. O IFRO foi nossa segunda casa. Para alguns pode ser algo simples, mas estou orgulhosa de mim e de todos nós. Tenho certeza de que muitos aqui gostariam que mais pessoas estivessem presentes para ver nossa vitória. Eu quero gritar para o mundo: Sou Técnica em Edificações”.

Maria Karolina agradeceu o apoio e o empenho dos professores, e dirigiu mensagem especial ao Professor Celso José que foi escolhido como Paraninfo, porém, que não pôde estar presente: “Você foi um verdadeiro amigo e um guia em nossa jornada pelo ensino médio. O que realmente nos marcou foi a forma como você se importava conosco, além dos limites da sala de aula. Vocês são a nossa inspiração e modelo a seguir. Seu apoio e amor foram essenciais para o nosso sucesso. Sigam orgulhosos, pois cada conquista nossa é também uma conquista de vocês”, encerrou a técnica.

O Paraninfo Celso José Roberto Soares Júnior, por não poder estar presente na cerimônia, encaminhou um vídeo que foi apresentado aos formandos, no qual destacou sua satisfação em ter sido escolhido para representá-los como paraninfo. Disse que esperava ter contribuído muito mais do que ensiná-los cálculos mirabolantes, contudo, em sua profissão como professor, acredita ser necessário mais que isso: saber respeitar o próximo e contribuir com a sociedade. Afirmou que “por trás de toda a cobrança a ideia era de formar um ser humano responsável que conseguisse estabelecer metas, que fosse organizado e o mais importante: acreditar que mesmo sendo uma disciplina difícil, você com seu esforço conseguiria passar por ela. E não desistir. Sei que passou muito na cabeça de vocês em desistir, mas olha agora onde vocês estão, se tivesse desistido não estariam aqui comemorando hoje”, destacou.

“Queria mesmo mostrar pra vocês que na coletividade você consegue chegar facilmente a um objetivo em comum e que sozinho não é impossível, mas é bem mais difícil. Então, levem isso para a vida de vocês. Conte com pessoas queridas e próximas de vocês, pois juntos podemos ir mais longe. E contribua também para o progresso de um amigo ou familiar. Ah e não esqueçam também de serem gratos pelas pessoas que os auxiliaram”. Ele finalizou dizendo estar disponível para atender a cada um deles se for necessário.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, saudou a todos os presentes em nome dos componentes da mesa, incluindo servidores, familiares, pais, mães, irmãos, parentes e demais convidados, como também aos alunos que concluíram o Ensino Técnico em Edificações. Agradeceu a toda a equipe que se envolveu para a realização da cerimônia de certificação e pediu aplausos a todos que ali estavam participando da formação daqueles alunos.

O Diretor disse que “felizmente temos conseguido proporcionar um ambiente adequado para fazer a educação pública acontecer em nossa unidade educacional”. Ele também destacou a importância do trabalho do funcionalismo público para o esforço de podermos chegar a um patamar melhor no desenvolvimento de nossas atividades. Leonardo lembrou a importância que aquele momento refletia na vida de cada um e a necessidade de buscarmos sempre a felicidade. Ao encerrar, parabenizou a comunidade, “os professores, os técnicos, os funcionários terceirizados e, principalmente, os nossos alunos, protagonistas desta noite. Parabéns!”, concluiu.

A Professora Xênia Barbosa, após a entrega dos certificados, encerrou a cerimônia cumprimentando familiares, autoridades, professores e servidores do IFRO. Agradeceu e parabenizou os formandos por escolherem o IFRO como instituição para sua formação profissional, estendendo a homenagem aos familiares de todos. “Quando esmoreceram, quando o cansaço bateu, quando nada mais parecia fazer sentido e desistir era uma opção, vocês estavam lá com o apoio necessário para que hoje esses formandos chegassem até aqui”, destacou pedindo aplausos a todos. Lembrou que a partir de amanhã as pessoas dependerão dos trabalhos dos agora formados, ressaltando que “atuem no mundo com humildade, respeito e atitude” e possam ser exemplos no futuro.

Disse ainda que a gestão do IFRO vem estabelecendo um diálogo sincero para com a comunidade interna e externa, mostrando transparência nas ações e o empenho de uma equipe comprometida para o crescimento institucional, na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade que transforma futuros e a vida. Destacou que a Reitoria trabalha em sintonia com o Campus Calama na disponibilização dos recursos para o desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. Lembrou aos formandos que os problemas podem ser vistos como desafios e oportunidades para uma trajetória repleta de êxitos e realizações.

  • cert
  • edif.2
  • edif.3
  • edif._4
  • edifjpg
  • formand_edif
  • formandos_edif1
  • formandos_edif_1
  • formandos_edificações2
Fim do conteúdo da página