Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama realiza cerimônia de certificação para 70 estudantes do Técnico em Química

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 18h25 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 06h59 | Acessos: 470

Formandos Química juramentoOs estudantes do curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio dos turnos matutino e vespertino do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), foram certificados em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 20 de dezembro.

O professor doutor Raimundo José dos Santos Filho presidiu a cerimônia representando o Reitor do IFRO, professor Moisés José Rosa Souza e a mesa diretiva contou com a presença do Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio; da Coordenadora do Curso Técnico de Química, professora Márcia Bay e do Paraninfo do Curso, professor Cássio Alves Lus.

A mestre de cerimônias lembrou, na ocasião, os quinze anos que os Institutos Federais estão completando neste mês de dezembro. Criados pela Lei nº 11892 de 28 de dezembro de 2008, os institutos federais foram transformados pelo Ministério da Educação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que oferece educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, além de promoverem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica. A rede hoje registra mais de um milhão e meio de estudantes matriculados e cerca de 84 mil servidores ativos, entre professores e técnicos administrativos.

Foram anunciados como Patronos do curso de Química, os professores Márcia Bay e Marcos Neves da Fonseca e foram homenageados os professores: Alecsandra Oliveira de Souza; Eduardo Gama Ortiz Menezes; Eduardo Joreu de Oliveira Freitas; Isael Minson Gomes; Juarez Alves das Neves Junior; Luís Fernando Lira Souto; Maria Odaíse Silva dos Santos e Regina Geralda de Figueiredo.

Após a abertura solene da cerimônia pelo Reitor Substituto, Raimundo José dos Santos Filho, a aluna Yasmin Simão Negreiros conduziu o juramento junto aos demais formandos que prometeram dedicar-se “com afinco à profissão que escolheram, exercendo-a de modo ético e em respeito a todos os princípios técnicos, legais e morais que a norteiam. A Química é a ciência da vida e é com o objetivo de contribuir para o bem comum que prometo fazer do meu sucesso profissional um elemento importante para a construção de uma sociedade mais justa. Assim eu prometo”, repetiram os formandos.

 Representando todos os formandos, a aluna Débora Luciano Gomes recebeu a certificação simbólica do Reitor Substituto, professor Raimundo José dos Santos Filho, com o destaque: “confiro a certificação de Técnico em Química, para que possam usufruir, de agora em diante, de todos os direitos e prerrogativas que a esta certificação asseguram as leis da República”.

Após receber seu certificado, o agora Técnico em Química Luiz Eduardo Menezes Souto saudou a todos os presentes e repetiu uma frase que ouviu quando chegou no IFRO: “vocês são os melhores estudantes da América Latina”, lembrando que ao final desses três anos, pôde entender o sentido dessa frase que, muito mais que motivar calouros, quando olhou para trás e constatou que sim, “somos os melhores, porque vencemos tudo o que podia nos fazer desistir”, lembrando a “pandemia do coronavírus; vencemos as 19 matérias, vencemos a química analítica, vencemos o estágio”, destacou o crescimento proporcionado pelas discussões acaloradas e as experiências que vão levar para conquistar o mundo. Lembrou os colegas que não conseguiram chegar até o fim do curso, “Adriely, Athos, Ana Vitória, Mateus, Gabriel, Maria Vitória, Leno, Samira e Sofia”.

 A nova Técnica em Química, Tainá Gima Peres, cumprimentou os membros da mesa, pais, amigos e demais convidados e em nome dos formandos agradeceu a presença de todos eles. Disse que não foi fácil sintetizar o que foram os três anos de vivência junto ao Instituto Federal. “Hoje é um dia que marca o fim de uma importante jornada em nossas vidas: a conclusão do ensino médio, mas também a do ensino técnico. E ao olharmos para trás, podemos ver todos os desafios que enfrentamos, as amizades que construímos ao longo dessa caminhada e os conhecimentos que adquirimos. A jornada foi repleta de momentos memoráveis, desde a primeira aula ainda no modo EaD, até a última aula realizada em um campo de futebol com direito a chuva, lama e muitas risadas. Durante esses anos vivenciamos uma atmosfera vibrante de discordâncias e troca de ideias, e até mesmo discussões acaloradas, mas, momentos como esses são inerentes à jornada da vida e saímos dessa trajetória com uma bagagem enriquecida de experiências, todos nós crescemos e aprendemos uns com os outros”, destaca. Segundo ela, “o IFRO não foi apenas uma escola, foi um lar, que nos acolheu, acolheu nossos sonhos, desafios e conquistas, e cada um dos formandos que aqui estão presentes trilharam o seu caminho único, mas todos nós compartilhamos o orgulho de ter alcançado este marco, e que levemos conosco não apenas o conhecimento adquirido, mas também os valores e lições que moldaram nossa jornada até aqui”, disse, agradecendo ainda a todos da turma e o esforço e apoio dos familiares. Agradeceu aos professores, ao Patrono Marcos Fonseca e ao Paraninfo Cassio Alves Lus.

O Paraninfo da turma, professor Cássio Alves Lus cumprimentou a todos – dirigentes, professores, formandos, pais, mães e demais familiares. Agradeceu aos formandos por designarem seu nome para ser o Paraninfo do Curso de Química e lembrou Paulo Freire que diz “que o educador se eterniza em cada ser que educa. Se eterniza quando permite ao estudante perceber que estudar é um ato revolucionário e o educador compreende que o estudante é um ser biopsicossocial, multifacetado, pensante, complexo e condicionado por diferentes formas de socialização e valores educacionais e culturais intrínsecos ao meio onde estão inseridos”.

Ao dirigir-se aos familiares, Cassio Lus lembrou o amor incondicional a um filho ou filha e o que podemos aprender com eles, destacando a presença de sua família àquela cerimônia e a satisfação dos familiares ali presentes poderem participar da formatura de seus filhos no ensino médio. Aos formandos, o docente lembrou os contatos iniciais de forma on-line ainda no período da pandemia – “num dos piores momentos da humanidade, ainda assim, conseguimos construir uma relação de respeito mútuo e produzimos saberes e reflexões sobre alguns dos temas mais relevantes da Sociologia por meio de seminários, produção de minidocumentários e intensos debates”. Destacou como foi importante ter os alunos, ainda que de forma distante, para superar as perdas existentes naquele momento, tendo que se reinventar enquanto professor para manter os alunos motivados e para que não desistissem. Lembrou que nesse momento de veiculação de tantas mentiras, notícias falsas, discursos de ódio e negacionismos científicos é necessário educar a opinião, qualificá-la por meio do conhecimento científico. Segundo o professor, “somente a educação, a divulgação árdua e o respeito pelos resultados das pesquisas científicas poderão superar a desinformação que tortura, humilha e mata mulheres, indígenas, negros, imigrantes, corpos periféricos, transexuais e homossexuais, e que foi responsável pela morte de centenas de milhares de brasileiros durante a pior crise de saúde pública da história do Brasil”, destacou.

Cassio lembrou sobre a necessidade de descolonização dos saberes, refletindo sobre a produção de conhecimentos indígenas, latinos, africanos e asiáticos, permitindo-nos questionar aquilo que nos é apresentado como universal”. Também lembrou a reflexão de Carolina de Jesus “Ah, comigo o mundo vai modificar-se, não gosto do mundo como ele é”, desejando que os estudantes que hoje se formam pelo Instituto Federal de Rondônia “lutem por uma sociedade onde comer não seja um espetáculo, mas sim um direito universal”.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio saudou a todos os presentes em nome dos componentes da mesa - os servidores, familiares – pais, mães, irmãos, parentes e demais convidados, como também aos alunos que concluíram o Ensino Técnico em Química. Agradeceu a toda a equipe que se envolveu para a realização da cerimônia de certificação e pediu aplausos a todos que ali estavam participando da formação daqueles alunos. O diretor disse que “felizmente temos conseguido proporcionar um ambiente adequado para fazer a educação pública acontecer em nossa unidade educacional”. Ele também destacou a importância do trabalho do funcionalismo público para o esforço de podermos chegar a um patamar melhor no desenvolvimento de nossas atividades.

Ao falar sobre a felicidade e o sentido da vida, Leonardo lembrou a importância que aquele momento refletia na vida de cada um e a necessidade de buscarmos sempre a felicidade. Ao encerrar, o diretor parabenizou a comunidade, “os professores, os técnicos, os funcionários terceirizados e, principalmente, os nossos alunos, protagonistas desta noite. Parabéns!”, concluiu.

Ana Cristina Souza dos Santos quis homenagear a sua filha, a formanda Ana Beatriz Viana dos Santos e suas palavras foram lidas pela mestre de cerimônia: “Aos seus sete anos de idade, Ana Beatriz, você já me mostrava sua garra! O quanto é companheira, determinada e forte. Me acompanhando em todas as adversidades da vida, na alegria, tristeza e na saúde. Além de filha se tornou meu ombro direito. Desde os seus sete anos você aprendeu a ser dona de casa, se cuida, e me ajudou a cuidar do seu irmão que tinha apenas 14 anos e sofreu um derrame, você foi uma verdadeira mulher e mãe, você foi tudo que jamais pensei que teria e a pessoa que me incentiva a lutar pra estar aqui, e aos seus 15 anos mais uma vez foi o meu amparo, ao descobrirmos a gestação da Alana, que era seu sonho ter uma irmã. Descobrimos o meu câncer e que eu teria apenas 3 meses de vida. Você se inscreveu no IFRO sozinha, cuidou de si e de nós mais uma vez, sempre com amor, responsabilidade e respeito, nos defendendo como uma leoa. Palavras não descrevem todo o amor e admiração que sinto por você. Agora, passando por outro câncer novamente, você é o que me faz querer lutar e vencer todos os dias, não me imagino sem você. Obrigada por existir, por ser incrível, essa filha que adoça minha vida. Te amo. Não tenho palavras pra agradecer o seu cuidado, obrigada por exatamente tudo”.

Após a entrega simbólica dos certificados aos novos profissionais, o professor José Raimundo Silva Filho encerrou a cerimônia cumprimentando familiares, autoridades, professores e servidores do IFRO. Agradeceu e parabenizou os formandos por escolherem o IFRO como instituição para sua formação profissional, estendendo a homenagem aos familiares de todos. “Quando esmoreceram, quando o cansaço bateu, quando nada mais parecia fazer sentido e desistir era uma opção, vocês estavam lá com o apoio necessário para que hoje esses formandos chegassem até aqui”, destacou pedindo aplausos a todos. Lembrou que a partir de amanhã, as pessoas dependerão do trabalho deles e para que “atuem no mundo com humildade, respeito e atitude” e possam ser exemplos no futuro. Disse que essa gestão do IFRO vem estabelecendo um diálogo sincero para com a comunidade interna e externa, mostrando transparência nas ações e o empenho de uma equipe comprometida para o crescimento institucional, na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade que transforma futuros e a vida. Destacou que a Reitoria trabalha em sintonia com o Campus Calama na disponibilização dos recursos para o desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. Lembrou aos formandos que os problemas podem ser vistos como desafios e oportunidades para uma trajetória repleta de êxitos e significados.

  • Cerimônia_Química
  • Diretor-Geral_fala_aos_formandos
  • Discurso_Luiz_Eduardo_M_Souto
  • Formandos_Química
  • Formandos_Química_juramento
  • Formandos_juramento
  • Homenagem_à_aluna_Ana_Carolina_feita_pela_mãe
  • Professor_Cassio_Lus
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.