Calama sedia Cerimônia de Premiação de Méritos na Biblioteconomia em Rondônia

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 08h07 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 08h07 | Acessos: 533

Calama Biblioteca1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, na última sexta-feira (24), sediou a cerimônia de premiação voltada aos profissionais da Biblioteconomia em Rondônia. A 8ª edição do Prêmio Genesino Braga reconheceu projetos que buscam redesenhar o papel das bibliotecas na comunidade.

O prêmio, dividido nas categorias de Bibliotecário Destaque, Bibliotecário Inovador, Professor Bibliotecário e Bibliotecário Pesquisador, destacou trabalhos que, de acordo com a organização, impactam positivamente a formação social, cultural, intelectual e de cidadania no Estado de Rondônia. Entre os premiados, a Bibliotecária do Município de Ariquemes, Cintia de Jesus, foi reconhecida por seu projeto dedicado, enquanto a antiga Bibliotecária do IFRO, atual servidora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Cledenice Blackman, recebeu destaque por seu trabalho que ressalta o papel social das bibliotecas. O Professor da UNIR, Pedro Ivo Andretta, também foi reconhecido durante a cerimônia.

A condução da cerimônia ficou a cargo da Bibliotecária Mirian Santana Veiga, Coordenadora da Biblioteca do IFRO Campus Calama. A mesa de honra contou com a presença de representantes do CRB-11, Conselho Municipal de Educação, Academia Rondoniense de Letras e o Chefe do Departamento de Biblioteconomia na UNIR, André Luiz Appel, e assessores políticos de mandatos municipal e estadual e demais autoridades. Também estiveram presentes para compartilhar o momento especial, acadêmicos de Biblioteconomia, familiares e amigos dos premiados.

Leina Medeiros, representante do presidente do CRB-11, destacou que “o prêmio reconhece trabalhos que impactam na formação social, cultural, intelectual e de cidadania da população do estado de Rondônia”. Parabéns foram estendidos a todos os premiados por suas contribuições.

O Prêmio Genesino Braga, uma iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), foi reconhecido por sua importância na valorização dos profissionais homenageados, além de incentivar a produção e a inovação na classe de bibliotecários. “Este evento é de fundamental importância para o reconhecimento dos profissionais homenageados, além de incentivar a produção da classe de bibliotecários, instigando-os a inovar e cumprir seu papel social”, afirmou Evandro Silva, Bibliotecário do IFRO do Campus Porto Velho Calama.

• Calama-Biblioteca1
  • Calama-Biblioteca3