Curso fomenta conhecimento na área de propriedade intelectual para pessoal da Fiocruz Rondônia

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 13h00 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 13h00 | Acessos: 323

Calama PROFNIT 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, promoveu o curso “A Propriedade Intelectual e o Uso de Banco de Dados como Ferramentas de Suporte à Pesquisa Básica e Aplicada” para a Fiocruz Rondônia (Fundação Oswaldo Cruz). Realizado na tarde de 8 de novembro, no espaço Sebrae LAB, teve como palestrante Mônica Junges Pereira, discente do Mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação (ProfNIT/IFRO) e orientada pela Professora Alecsandra Oliveira de Souza.

A formação foi idealizada para fomentar o conhecimento na área de Propriedade Intelectual (PI) entre os pesquisadores da instituição parceira e seus discentes. “Tive a honra de ter um produto aceito pela Fiocruz Rondônia que deu condições para aplicação entre seus pesquisadores e alunos. Tivemos uma tarde muito agradável onde o conhecimento foi repassado para os participantes que demonstraram muito envolvimento e interesse pela área, ratificando seu compromisso com a inovação e com a independência tecnológica do país”, fala Mônica Pereira.

A não aplicação correta de conhecimento atualizado em PI e Prospecção Tecnológica pode colocar em risco o adequado tratamento das informações dos projetos de pesquisa para fins patentários. Segundo a ministrante, oferecer um curso que capacite os pesquisadores e alunos de pós-graduação e iniciação científica na área da propriedade intelectual e prospecção tecnológica, mesmo que regionalmente, é uma oportunidade de fortalecer e proteger os projetos de pesquisa desde o início de seu desenvolvimento, difundindo conhecimento e auxiliando sua aplicação na prática junto ao meio acadêmico-científico.

A Professora Alecsandra Souza explica que “o curso é resultado da pesquisa desenvolvida pelo Mestrado em Propriedade Intelectual que busca capacitar profissionais na área de Inovação e Propriedade Intelectual. O IFRO atuando como instituição de ensino, pesquisa e extensão busca sempre ultrapassar as barreiras físicas da instituição e atender a comunidade local. Portanto, este curso é uma destas ações pois disseminar os conceitos de inovação e Propriedade intelectual entre os pesquisadores da Fiocruz é fundamental para garantir a proteção das riquezas da região uma vez que busca orientar sobre as diferentes formas de proteção da pesquisa local”.

Para o Pesquisador em Saúde Pública/Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/Fiocruz/RO), Quintino Moura Dias Júnior, “o curso sobre o uso de banco de dados de patentes, ministrado pela mestranda Mônica, reforçou a relevância do uso das patentes como fonte de informação para subsidiar a proposição e o desenvolvimento de estudos científicos desenvolvidos na Fiocruz RO. Foi abordada no curso a importância de incorporar a prática de buscar informações técnico-científicas não apenas em bancos tradicionais de informações científicas, tais como PubMed e SciELO, mas também em bases de patentes”.

Para ele, a realização do curso é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico na instituição. “O curso proporcionou aos participantes, dentre eles estudantes e pesquisadores da Fiocruz RO, a primeira prática com ferramentas acessíveis para busca de informações contidas em patentes, além de abordar diversos conceitos no campo da inovação e propriedade intelectual. Como pesquisador e representante do NIT, considero a realização do curso uma iniciativa que agrega aos esforços da Fiocruz RO em incentivar o uso de ferramentas de prospecção de informações em bancos de patentes como estratégia para o desenvolvimento científico e tecnológico”.

Também participante do curso, a Acadêmica de Medicina e Bolsista Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), Bárbara Barbosa Pires, avalia que “o curso foi enriquecedor em diversos aspectos, o principal deles foi abordar de forma tão simples e clara a propriedade intelectual e suas diversas aplicações. Vi como uma grande oportunidade de aprender sobre esse tema bastante relevante para o meio científico e que eu, até então, não tinha conhecimento sobre a área. A parte prática do curso também foi um momento interessante, super dinâmica e instrutiva sobre o uso dos bancos de dados. Finalizei o curso com uma nova compreensão sobre a produção do intelecto e pretendo aplicar na minha jornada científica”.

• Calama-PROFNIT_1
  • Calama-PROFNIT_2