Alunos do Campus Calama exibem iniciativas comerciais inovadoras na Feira de Empreendedorismo, Estágio, Emprego e Oportunidades

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 19h41 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 19h43 | Acessos: 29882

Campus Calama Feira de Estágio 4

Alunos do terceiro ano do curso técnico em Informática expuseram produtos e mostraram possibilidades de negócios durante a Feira de Empreendedorismo, Estágio, Emprego e Oportunidades, realizada na sexta-feira, 27, no Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), organizada pelo Departamento de Extensão (Depex).

Enquanto os alunos expunham produtos no saguão do campus, no decorrer do dia seguiram as palestras: ‘Um mundo complexo e estável’, por meio do Instituto Chance; “Elaboração de Currículos, dicas de entrevista, carteira de trabalho digital”, por parte do Sistema Nacional de Emprego (SINE), da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. ‘Empregabilidade Jovem – Estágio e Aprendiz’, por meio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e ‘A importância do Marketing para o empreendimento’, pelo palestrante Aldo Melo, dirigida aos alunos dos segundos e terceiros anos, no auditório do campus.

Andressa Leite, do 3º ano de Informática vespertino, participou do evento junto com seu grupo, o ‘Eco Brechó’. Reuniram roupas que o grupo trouxe e estão transformando com novos modelos, desenhos e pinturas para posterior comercialização. Outro grupo apresentou o ‘Kit Party’, em que confeccionaram bolos com cobertura de chocolate e massa de laranja, além de biscoitos recheados que são produzidos em kits personalizados.

Com a finalidade de resgatar comportamentos e sabores do passado, outro grupo do terceiro ano idealizou um negócio que poderá reunir uma lanchonete, com discoteca e fliperama, para apresentar músicas retrô em ‘flash back’, tendo como público-alvo pessoas mais velhas e também para atrair a atenção dos mais jovens em assuntos que desconhecem. O empreendimento que ‘terá o sabor do passado e o vislumbre do futuro’, será denominado ‘Retrô Flash’. Comercializaram brownies de chocolate a R$10,00 reais. Os alunos Adriana Maciel e Alexandre Adryan afirmam que o negócio é original e não tem na cidade algo similar.

Beatriz Júlia Cavalcante dos Santos e seu grupo idealizaram a ‘Gatlets Cake’ e trouxeram bolo de pote de maracujá e brigadeiro, que são acompanhados com cartões artesanais diferenciados. Ian Vinícius Vasconcelos e seu grupo apresentaram a consulta por meio de Inteligência Artificial para casos de saúde, mostrando o diagnóstico de doenças. A aluna Mary Helen Soares demonstrou o brigadeiro gourmet, produto que ela e o namorado já comercializam há dois meses. Ela começou o negócio porque diz que tem muita facilidade em conversar e convencer as pessoas, por isso achou que se daria bem nas vendas, o que vem fazendo nos tempos disponíveis, vendendo na escola e no local onde trabalha.

Em parceria durante o evento, as colaboradoras do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Thansey Iara e Michele Correia divulgaram e prestaram esclarecimentos sobre cursos do IEL e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Estava presente, ainda, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que insere o estudante no mercado de trabalho e atua de acordo com a Lei de Estágio. De acordo com Daiane Almeida, a empresa atua como um agente de integração.

Segundo a supervisora Maiza Flores, o estudante também recebe capacitação quanto à legislação e o mundo do trabalho e, muitas vezes, após o estágio, pode vir a ser efetivado na empresa em que prestou estágio.

O evento foi encerrado com uma roda de conversa conduzida pelo professor Dr. Raimundo Nonato dos Santos Filho e seis ex-alunos do IFRO Campus Calama: Samanta Ferreira Azevedo, Luciana Silvino Virgulino, Antônio Lunguinho dos Santos, Sueli Schneider, Jordana Siepamann Viera e Fabricio Lopez Coelho Junior. Todos destacaram o papel fundamental do IFRO em suas carreiras e expressaram gratidão pela formação recebida na instituição.

• Campus_Calama_-_Feira_de_Estágio_1
  • Campus_Calama_-_Feira_de_Estágio_2