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Calama participa pela segunda vez da final nacional do Projeto ‘Solve for Tomorrow Brasil’ da Samsung

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 07h54 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 07h54 | Acessos: 16752

Finalistas do Solve For Tomorrow as professoras Minelly e Marcia Bay e o DG Leonardo LeodádioVote no Instagram das finalistas no período de 16 a 26 de novembro: @nanofotocream

Pela segunda vez consecutiva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está participando do Projeto ‘Solve for Tomorrow’ (Desafios para o Amanhã), da Samsung. No ano passado, foram classificados quatro alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, que alcançaram o segundo lugar com a apresentação de uma biopomada para tratamento de Leishmaniose. 

Neste ano, as Professoras de Química, Márcia Bay e Minelly Azevedo, preparam as estudantes do primeiro ano A do ensino médio em Química para a competição nacional. São elas: Laís Oliveira Tavares, 15; Ana Vitória Ximenes de Oliveira Costa, 16; Miriam Gabrielle Guimarães Gonçalves, 15 e Débora Ripardo Gomes Rodrigues, 15, que estão participando da mentoria do projeto desde o mês de agosto. Nessa etapa, as alunas desenvolvem o protótipo denominado ‘Nanofotocream’, um creme multifuncional com ação antioxidante, fotoprotetora e repelente. Elas vêm percorrendo um processo de mentoria que teve a duração de sete semanas. Durante o período, um mentor do programa Solve for Tomorrow acompanha cada equipe e orienta sobre várias atividades, como na elaboração de redação científica, na produção do vídeo para apresentação do produto e posterior votação para indicação das melhores propostas pelo público. 

Solve for Tomorrow Brasil é uma iniciativa global da Samsung, que está em sua décima edição e que estimula estudantes do ensino médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia, que oferece ações formativas e prêmios a equipes responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos. A proposta das representantes do IFRO foi selecionada e ficou entre os vinte semifinalistas, num universo de 2.348 propostas apresentadas, sendo recorde o número de inscrições nessa décima edição do projeto. Após a apresentação da prototipagem do Nanofotocream, as alunas ficaram entre as dez equipes finalistas do concurso, que será realizado em São Paulo nos dias 27 e 28 de novembro e que vai apontar os três primeiros vencedores da competição. Como finalistas elas também já foram premiadas e cada uma irá receber um Tablet da Samsung. 

Segundo elas, o produto ainda está em fase de desenvolvimento e testes. Laís Oliveira diz que essa é uma oportunidade única. Ela entrou no IFRO neste ano e nunca imaginou participar de um projeto dessa grandeza. “Ter essa oportunidade de representar nossa escola e o estado de Rondônia, a Região Norte, como a única equipe que passou para a última fase do projeto foi muito estimulante. Passar para os dez finalistas nos fez ver que todo o esforço até agora valeu a pena”, citou. 

Ana Vitória Ximenes de Oliveira Costa também considera gratificante participar do projeto. “Fiquei muito feliz quando fomos selecionadas entre as vinte finalistas”, disse, afirmando que ainda não havia tido uma oportunidade como essa, de tamanha grandeza. “Uma oportunidade para o nosso currículo e nossa vida pessoal”, afirma. 

“Uma experiência inovadora, muito incrível, não sabia que poderia ter uma experiência como essa no IFRO”, disse Miriam Gabrielle Guimarães Gonçalves, que pretende estudar Medicina ou Química forense quando terminar o ensino médio. Débora Ripardo Gomes Rodrigues, que quer prosseguir na área de Medicina ou Psicologia, também destacou a nova experiência porque nunca tinha lhe passado pela cabeça participar de um projeto tão grande assim. Ela também observou sobre a parceria e a amizade construída com as demais colegas. “As opiniões diferentes nos enriquecem e vamos levar para o resto da vida”, adiantou. 

Todas elas agradeceram às professoras pelo apoio e a dedicação ao conduzi-las e por fazê-las entender processos complicados das químicas orgânica e inorgânica. Segundo as orientadoras, Minelly Azevedo e Marcia Bay, projetos como este podem levar a descobertas inovadoras e contribuições significativas para a ciência e a sociedade. Projetos desenvolvidos com a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) estimulam o conhecimento e desempenham um papel crucial na preparação para o futuro, no avanço tecnológico e no desenvolvimento de habilidades essenciais para as participantes, contribuindo para o progresso da sociedade como um todo. 

Júri Popular 

Antes da etapa final do Solve for Tomorrow, quando serão avaliadas pela banca do concurso, as alunas participam de um júri popular que poderá votar nos melhores trabalhos que serão apresentados em vídeo no período de 16 a 26 de novembro. Acompanhem no Instagram delas para votar: @nanofotocream

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