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Campus Calama apresenta resultados da gestão de 2022 em Encontro Pedagógico

Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2023, 07h38 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 07h57 | Acessos: 26250

Diretor Geral apresenta relatório de gestão 2022 1O Relatório de Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, do ano de 2022, foi apresentado na terça-feira, 25, por responsáveis pelos setores do campus que detalharam o resultado das atividades desenvolvidas durante o ano passado aos professores e técnicos presentes.

O relatório foi apresentado na abertura do Encontro Pedagógico. O evento precede o início das aulas no segundo semestre de 2023 e foi aberto pelo Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio. Inicialmente ele explanou em linhas gerais os resultados que o documento apresenta, seguido pelos demais coordenadores, diretores e chefes de núcleo do campus.

Ainda na abertura do evento, foi feito um aquecimento musical junto aos presentes pela Professora de Música, Denise França Reis. O Encontro Pedagógico reúne docentes e técnicos durante dois dias, com reunião administrativa, planejamento docente, roda de conversa com conselho de classe e práticas pedagógicas, além de oficina que vai tratar sobre plano de ensino individualizado.

Elaborado pela Coordenação de Avaliação e Controle Interno (Caci), o Relatório de Gestão reúne os principais indicadores quantitativos e qualitativos das ações desenvolvidas pela equipe do Calama, alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). De acordo com o Coordenador do Caci, Sérgio Rodrigues Alves, o documento reúne 183 variáveis de rastreabilidade, atende ao princípio da transparência e é compartilhado com toda a comunidade escolar.

O Diretor-Geral, Leonardo Pereira Leocádio, estendeu agradecimentos aos alunos, servidores e à comunidade como um todo, destacando os diversos obstáculos enfrentados durante o ano passado, especificamente quanto ao retorno às atividades presenciais depois de dois anos em atividades remotas. Enfatizou que a equipe mostrou uma resiliência coletiva, projetada numa adaptação rápida e eficaz.

Leocádio observou também que a evasão e retenção ainda são indicadores sensíveis, principalmente com o advento da pandemia, quando esses números se mostraram ainda mais desafiadores e vão demandar grande dedicação e esforço para diminuí-los. O relatório mostra uma elevação de 31,98% nos recursos executados em relação ao ano de 2021, registrando investimentos na ordem dos R$ 6,8 milhões no desenvolvimento da gestão do campus.

Destacam-se, neste ano, os alunos que alcançaram notas de excelência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como os 980 pontos na redação pela aluna do Curso Técnico em Química, Érica Cardoso de Paiva Santana; 960 pontos na redação pela aluna do Curso Técnico em Química, Laura Lauany Prestes dos Santos; e do aluno do Curso Técnico em Eletrotécnica, Paulo da Silva Freitas Rocha, que marcou 940 pontos na redação do Enem.

O documento é dividido em unidades e mostra as informações do campus relativas ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Pós-Graduação, Gestão de Pessoas, Comunicação e Administração Geral, com a apresentação das equipes das áreas afins.

 

Ensino

Em 2022 o Campus Porto Velho Calama registrou um número de 3.860 alunos, com percentual maior de 24,32% em relação ao ano anterior, divididos nos 34 cursos oferecidos, sendo 1.225 matrículas relativas ao ensino médio (integrados e subsequentes); 704 matrículas nas graduações; 132 matrículas nas pós-graduações e 1.799 matrículas nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Em relação à grade de cursos oferecidos são quatro cursos técnicos integrados ao ensino médio – Edificações, Eletrotécnica, Informática e Química; quatro cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – Edificações, Eletrotécnica, Manutenção e Suporte à Informática; quatro cursos de graduação – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnólogo), Licenciatura em Física e bacharelados em Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Civil. Três cursos de pós-graduação, sendo duas Pós-Graduações Lato Sensu: Gestão Ambiental; Ensino de Ciências e Matemática. E, uma Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Em 2022, 71 alunos participaram de Projetos de Ensino, o equivalente a 1,84%, apresentando uma redução de 27,18 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Já a taxa de participação de servidores em projetos de ensino apresentou elevação de 25,54 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em 2022 foram registradas taxas totais de evasão de 28,05% e de 8,03% de retenção, respectivamente. 

 

Pesquisa

No ano passado, o Departamento de Pesquisa (Depesp) registrou 141 estudantes e 84 servidores participantes de projetos, sendo que a taxa de estudantes diminuiu 0,02 pontos percentuais em relação ao ano anterior e a taxa de servidores aumentou 5,43 pontos percentuais. Participaram 56 alunos em projetos com taxa de bancada, registrando aumento de 7,69% em relação ao ano anterior. Foram concedidas 107 bolsas de Iniciação Científica, com diminuição de 5,31% em relação a 2021. Destaque para a realização de 18 pedidos de proteção de propriedade intelectual, registrando taxa de crescimento de 350% em relação ao ano anterior. Foram publicados 10 livros, diminuindo 33,33% em relação ao ano anterior e participação em um capítulo de livro, com diminuição de 97,14% em relação a 2021.

 

Extensão

Em 2022, 287 estudantes participaram dos projetos de extensão, com redução de 0,16 pontos percentuais em relação ao ano anterior, o equivalente a 7,44% em relação ao número de alunos matriculados; 139 servidores participaram dos projetos de extensão, registrando uma diminuição de 7,62 pontos percentuais em relação ao ano anterior e 69,15% em relação ao número de servidores. Um total de 243 alunos participaram de estágios, com diminuição de 1,62% em relação a 2021.

Foram realizadas 16 visitas técnicas, registrando um aumento de 300% em relação ao ano anterior, com a participação de 417 alunos e aumento de 1.290%. Também foram estabelecidas 19 parcerias. Com relação à infraestrutura, foram destacadas as principais obras realizadas durante o ano passado, com a conclusão da reforma e adequação das calçadas, a reforma do campo de futebol que teve conclusão neste ano e o empenho dos recursos relativos à implantação da usina fotovoltaica, que também foi instalada neste ano.

 

Assistência Estudantil

Foram investidos em 2022 recursos na ordem de R$ 737.221,70 na concessão de 477 auxílios estudantis, distribuídos entre os Programas de Auxílio Complementar (PROAC); Auxílio Moradia (PROMORE); Auxílio Permanência (PROAP); Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Atenção à Saúde e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROSAPEX).

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) prestou atendimento a 52 alunos em 2022, nas modalidades de transtornos de aprendizagem; transtornos globais de desenvolvimento e necessidades auditivas, físicas e intelectuais.

 

Servidores

No ano passado o quadro de servidores do campus contou com 71 servidores técnicos, sendo 07 de nível médio; 02 graduados; 41 especialistas; 18 Mestres e 03 doutores. E 130 servidores docentes, sendo 01 graduado; 19 especialistas; 80 mestres e 30 doutores. O número de servidores acrescentou 1,58% em relação ao ano anterior. O índice de qualificação do corpo técnico (IQCT) foi de 3,11 pontos e o índice de qualificação do corpo docente (IQCD) foi de 4,06 pontos. Ambos, em uma escala que pode alcançar até 5 pontos. 

 

Gestão de Pessoas e Comunicação

Em 2022 foram capacitados 170 servidores e investidos recursos na ordem de R$ 66.320,46 reais em capacitação, com a realização de dois cursos. Para o acompanhamento das atividades do campus e conhecimento das ações à comunidade escolar e à sociedade, a Coordenação de Comunicação e Eventos produziu e publicou 102 matérias e 30 artes gráficas, além do acompanhamento e execução dos principais eventos desenvolvidos no campus.

O relatório de gestão 2022 – Campus Porto Velho Calama poderá ser consultado no link: https://bit.ly/calama2022

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