Equipe do Napne participa no Teatro Banzeiros de palestra para capacitação de cuidadores escolares

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 11h25 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 11h26 | Acessos: 31736

Napne Calama 1A equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participou, no dia 11 de julho, de uma palestra que foi oferecida, no Teatro Banzeiros, aos profissionais da rede municipal de educação de Porto Velho pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

De acordo com a orientadora do curso, Marlene Rodrigues, o objetivo é qualificar a ação profissional quanto ao trato educacional da pessoa com deficiência e contribuir com o processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, possibilitando sua inclusão social.

A palestra intitulada ‘Acolhimento Escolar: estabelecendo relações, interação e vínculo com estudantes com deficiência’ faz parte do Curso de Extensão ‘Capacitação de Cuidadores Escolares e Profissionais de Apoio Escolar’ e foi ministrada pela Pedagoga Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles, que é Coordenadora do Napne no Campus Calama.

A participação da equipe do Napne na palestra foi possibilitada em razão de uma parceria existente entre o Napne/IFRO e a UNIR. O curso de cuidadores faz parte da pesquisa da doutoranda Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). Roselaine é egressa do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da Rede Federal e gerido pelo Campus Calama do IFRO.

Acolhimento

Durante a palestra, Lívia Telles explicou que o tema é importante para todos os profissionais que atuam na inclusão: “O acolhimento é essencial para trabalhar com estudantes com deficiência”. A pedagoga convidou a Professora de Braille, Cleidiane da Silva Ferreira, e o estudante Carlos Eduardo Martins Maciel, do Curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas/IFRO), para fazerem relatos de suas experiências. Carlos, que é um estudante com deficiência visual, é acompanhado em sala pela professora Cleidiane.

Segundo Lívia, no período de recesso escolar no Campus Calama foi possível que quase toda a equipe do Napne participasse do momento formativo. E ainda houve a oportunidade de trocas de experiências com os profissionais da rede municipal de ensino.

“É muito necessária essa parceria da Universidade com o IFRO e com o Napne, porque possibilita que haja trocas muito ricas. Pude contribuir como professora do curso e ao mesmo tempo possibilitar que a minha equipe tivesse a oportunidade de se capacitar. Agradeço às professoras Roselaine e Marlene pelo convite”, destacou. Ela reforça que para promover a inclusão é necessária a participação dos educadores em cursos de formação. “Eles precisam conhecer a legislação e as metodologias inovadoras, bem como as estratégias diferenciadas que favorecem as potencialidades e as adaptações curriculares”, afirmou a pedagoga.

Para Elaine Márcia Souza Rosa, que é Assistente de Alunos e Vice-Coordenadora do Napne/IFRO/Calama, a palestra “representou uma formação profissional extremamente necessária para os profissionais da educação, principalmente os que trabalham na área da Educação Inclusiva”.

Para a Pedagoga Janaina Amaro, que exerce a função de cuidadora de alunos da Rede Municipal de Porto Velho, esse curso significa a inclusão em ação se fazendo presente na vida de pessoas comuns que há pouco tempo não sabiam e nem entendiam o significado do que é ser uma pessoa com deficiência. Ela está cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia e acredita que “quanto maior for a quantidade de sementes plantadas, maior será o alcance dessa floresta. Plantaremos hoje para que amanhã pessoas com deficiência sejam tratadas com dignidade, respeito e amor”, declarou.

O também Pedagogo, Wesilon Nascimento da Rocha, exerce a função de cuidador de alunos que são público-alvo da educação especial. “Essa formação tem nos capacitado, através de troca de experiências e observações de casos reais, no exercício do ofício como cuidador de alunos para que consigamos desenvolver a autonomia, as potencialidades, a individualidade e a independência como cidadão”, destacou.

Jéssica de França, que é Cuidadora no IFRO, disse que a participação no curso ampliou ainda mais seus horizontes e os conhecimentos adquiridos ajudam muito no cotidiano. “Tive o prazer de participar de dois dias do evento que foram de suma importância para o meu conhecimento. Obtive várias informações necessárias e importantes para o meu atendimento como cuidadora, em que devemos passar para os alunos um atendimento com conhecimento do que estamos falando e seguro, para que eles se sintam acolhidos”, finalizou.

• Napne-Calama_1
  • Napne-Calama_10