IFRO Calama mostra projetos que beneficiam piscicultura e agropecuária na Rondônia Rural Show

Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2023, 14h07 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2023, 14h17 | Acessos: 50169

Equipe Tanque Saudável 1A equipe de professores, técnicos e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participará, nesta semana, da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná. A unidade apresentará treze projetos na feira, com destaque para os projetos voltados diretamente ao setor agropecuário e piscicultura como o Tanque Saudável, Mais Leite e Gado Pesado.

Coordenados pelo Professor de Informática do Calama, Kaio Alexandre da Silva, o projeto Mais Leite foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e lançado em 2020. É um aplicativo que permite fazer um cadastro para cada vaca e melhorar a qualidade do rebanho leiteiro, pois mostra a fase de lactação e indica se os índices corporais e de eficiência reprodutiva estão adequados.

No caso do Projeto Gado Pesado, que também é gerenciado via web, realiza-se a indicação do melhoramento genético através do controle hereditário. Mostrando se há uma tendência para a engorda, além de fazer a identificação do peso por meio de câmeras instaladas próximas à área de alimentação dos animais.

E o Projeto Tanque Saudável é um sistema para gestão e monitoramento dos índices de qualidade da água em tanques de piscicultura. Com a integração de uma boia que detecta o nível de qualidade da água e indica medidas preventivas, reduzindo a perda e aumentando a produtividade, baseado em parâmetros como turbidez e temperatura da água.

Também será mostrado o Projeto Mais Rondônia, de eficiência energética, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), cujo piloto vai atender inicialmente a 60 empresas da capital.

Outros três projetos, coordenados pelos Professores de Engenharia de Controle e Automação Artur Vitório Andrade Santos e José Diogo Forte de Oliveira Luna, serão divulgados na feira. Trata-se de um cocho automatizado para equilíbrio de peso, melhoramento genético e aumento da produção leiteira; mais o Sistema de monitoramento de parâmetros através de IOT para Hidroponia e Piscicultura; bem como de Captação de Projetos para Engenharia de Controle e Automação.

Mais pesquisas

Sob a Coordenação do Professor de Informática, Willians de Paula Pereira, são mais três projetos que tratam de desenvolvimento de experimentos para Internet das Coisas; Robótica educacional: desenvolvimento de uma plataforma robótica para competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis; desenvolvimento de uma plataforma para administrar compra e venda de mercados baseados na confiança do cliente. De acordo com o docente, o projeto de desenvolvimento de experimentos para Internet das Coisas é motivado para atender as lacunas de formação demandadas pelo mercado de Rondônia, que é uma região que tem como atividade principal o agronegócio.

Segundo Willians, essa área depende de inovações para colaborar com o manejo da agricultura e a produção de gado leiteiro e de corte. Com a alta velocidade de avanço das tecnologias no mercado, também é necessário que o conhecimento técnico seja focado e adequado para atender às necessidades específicas de inovação da região. O projeto tem como objetivo desenvolver materiais pedagógicos a partir de experimentos de inovação tecnológica no laboratório de Internet das Coisas que utilizem como base os conhecimentos das áreas de programação, redes e sistemas embarcados.

Da área da Engenharia Civil, a Professora Valéria Costa de Oliveira estará divulgando o projeto sobre análise do comportamento de argamassas de revestimentos produzidas com diferentes fibras naturais da região Amazônica.

Ainda na área de Informática, o Professor Cledenilson Souza Martins vai mostrar o Projeto Estrogênias, de inserção de jovens alunas na pesquisa científica, por meio de programação de jogos e montagem de equipamentos e kits de materiais pedagógicos. E a professora Daniela Tissuya Silva Toda, também de Informática, estará apresentando o Aplicativo para verificação de redução de gases de efeito estufa a partir da compostagem doméstica, por meio de um sistema web para acompanhamento da compostagem.

• Equipe_Tanque_Saudável
  • Equipe_Tanque_Saudável_1