Mestrandos participam de aula inaugural da quinta edição do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 09h51 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 10h09 | Acessos: 22701

Aula inaugural profeptO Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) realizou nesta segunda-feira, 27 de março, sua aula inaugural no auditório do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), marcando o início do ano letivo de 2023. O curso é ofertado em rede por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Rondônia, o ProfEPT disponibiliza 24 vagas, sendo 12 oferecidas à comunidade e 12 aos servidores do IFRO.

Participaram do evento o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida; a Pró-Reitora de Pesquisa Dany Roberta Marques Caldeira; a chefe do departamento de Pesquisa do Campus Calama, Xênia de Castro Barbosa, que representou na ocasião o Diretor-Geral, Leonardo Pereira Leocádio; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Tayana Maria Tavares Marques e o coordenador do ProEPT, Aguinaldo Pereira, além de egressos do programa que contaram suas experiências aos alunos ingressantes.

Ao cumprimentar os novos alunos, o professor Aguinaldo Pereira falou sobre o processo seletivo que iniciou ainda no mês de outubro do ano passado, como também agradeceu o apoio que a Reitoria e as demais áreas do Instituto disponibilizam para que o Mestrado tenha desenvolvimento satisfatório e seja fortalecido. Ele informou que o curso já conta com mais de 100 formandos em sua quinta-edição, sendo que 50% deles são servidores do IFRO. Agradeceu aos professores presentes e desejou a todos um bom processo de estudos ao longo dos próximos 24 meses.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Tayana Maria Tavares Marques, também desejou que todos tenham uma trajetória de pesquisa bem sucedida, como também discorreu sobre os editais de apoio e fomento à pesquisa que são disponibilizados pela área que coordena.

A professora Xênia Castro Barbosa cumprimentou o coordenador Aguinaldo Pereira pelo zelo, competência e dedicação com que coordena o programa, como também anunciou a presença e cumprimentou em nome do professor Leonardo Leocádio, o professor José Henrique Duarte Neto, pesquisador que veio de Recife para prestigiar o início dos trabalhos.

A Pró-Reitora de Pesquisa do IFRO, Dany Roberta deu as boas vindas aos ingressantes e informou que já está sendo concluído o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRO para o período 2023/27, de acordo com os arranjos produtivos culturais, sociais e educacionais locais. Informou que a Região Norte conta com 61 cursos profissionais, sendo que quatro deles estão em Rondônia, dos quais, dois são geridos pelo IFRO - o ProfEPT e o Profnit - com professores e técnicos plenamente dedicados aos programas. Também informou sobre os editais de apoio para concessão de bolsas e agradeceu ao professor Aguinaldo pela condução do programa.

O Reitor Pro Tempore Edslei Rodrigues de Almeida cumprimentou a todos os ingressantes e servidores, como também ao professor José Henrique que veio prestigiar a primeira semana do Mestrado Profissional. Cumprimentou os novos mestrandos como os “protagonistas do evento” e destacou que os demais reitores das IFES assumiram o repasse para o ProfEPT, “de forma que as políticas pensadas para a rede possam proporcionar condições para desenvolver um mestrado alicerçado na vocação do ensino praticado pela instituição. Estudar as bases para essa educação é nosso dever”, disse o Reitor Edslei. Ao encerrar, destacou a importância de ter um mestrado dessa natureza em nossa região, lembrando que quando cursou seu mestrado precisava se deslocar mensalmente à cidade de Belo Horizonte. Desejou que todos façam produtos que possam mudar a realidade das comunidades rondonienses.

Durante a programação, os novos alunos também ouviram os relatos das experiências dos novos mestres formados pelo ProfEPT, Pedro Ribeiro dos Santos, que desenvolveu estudo sobre o Empreendedorismo Social voltado à EPT e Roselaine Fracalossi Kokkonen, que pesquisou na área de Inclusão, desenvolvendo um curso de Formação Inicial e Continuada que abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O curso foi ministrado on-line para 30 vagas, mas que, entretanto, obteve 300 inscritos de todas as regiões do país e de Rondônia. Ao falar sobre a experiência, Roselaine destacou que o mestrado foi um divisor de águas em sua etapa de vida, proporcionando, em sequência, o projeto para o doutorado que já está cursando na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Ela aproveitou para agradecer ao apoio e dedicação dos professores e aos novos mestrandos destacou a oportunidade de cursarem um mestrado gratuito.

A atividade foi sequenciada com a palestra do professor José Henrique Duarte Neto intitulada “O trabalho Educativo e os desafios da Educação Profissional e Tecnológica”.

• Aula_inaugural_profept
  • aula_inaugural_profept1