Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto ‘Estrogênias – Meninas nas Ciências’ incentiva a participação de adolescentes na programação de robótica e informática

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 11h32 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 11h36 | Acessos: 25194

A equipe do projeto EstrogêniasDessa vez são quatro alunas do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, que participam do ‘Projeto Estrogênias – Meninas nas Ciências’. A ação estimula a participação das jovens nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O projeto, que está em sua segunda edição, é promovido pela empresa Positivo Tecnologia S.A., localizada em Curitiba (PR), em conjunto com a Micro:bit Educational Foundation, a Lego Education, a First Lego League e a Disney, que patrocinam 25 equipes de instituições educacionais, com a finalidade de diminuir a distância da participação de meninas nas ciências e melhorar a educação por meio do uso criativo da tecnologia, diminuindo a desigualdade ainda existente entre meninos e meninas nos campos científicos.

No Campus Calama o projeto é coordenado pelo Professor de Informática, Cledenilson de Souza Martins. Segundo ele, as atividades se iniciaram no ano passado com a oferta de equipamentos da plataforma Lego para programação e desenvolvimento da Robótica. “A finalidade é a de criar comunidades de meninas envolvidas com a programação por meio de jogos e montagem dos equipamentos disponibilizados”, informa. O projeto dispõe um kit de material pedagógico e curso de capacitação aos tutores nas instituições.

A Robótica estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs que podem ser inseridos em múltiplas atividades com a utilização de circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples e complexos. “Com esses equipamentos, as equipes desenvolvem e constroem os objetos que recebem os mecanismos de programação e inclusão delas nesse processo de construção’’, explica o docente. Além do kit de equipamentos, a mantenedora oferece acesso ao conteúdo digital de orientação ao tutor e formação para a equipe, bem como formação presencial, caso necessária, ou a distância.

Nesta etapa participam as alunas Tamily Fernanda da Silva Oliveira; Graziele Olenchi Silva, Letícia Nikole Gomes Benjamin e Samilly Vitória Siqueira Ribeiro, todas do 2º ano de Informática matutino. Duas vezes por semana, à tarde, elas desenvolvem as atividades do projeto no Laboratório de Informática e vão construindo os equipamentos seguindo a orientação do coordenador. De acordo com o Cledenilson, essa equipe já participou da organização da etapa estadual da Olimpíada de Robótica no ano passado e “estão se preparando para participar da etapa deste ano”, informa.

“Aprender ciência nos divertindo”, é como define a aluna Samilly Vitória, afirmando que ficou muito feliz em ter a oportunidade de participação na equipe, uma vez que já tinha esse objetivo quando optou por estudar no IFRO. Para Thamily Fernanda, a atividade também desenvolve a união entre elas, facilitando a aproximação nas outras atividades do curso. “É um conforto e um alívio ver que todas estamos unidas numa causa só”, observa Thamily.

No desenvolvimento do projeto, a coordenação se compromete a remeter relatórios de diagnósticos pedagógicos, de acordo com os métodos e práticas definidos pelos cadernos de engenharia, de forma a identificar e registrar o status inicial da turma, e os resultados obtidos quanto ao desenvolvimento das habilidades da Educação 4.0; como também a dar continuidade aos bens recebidos, possibilitando seu uso educacional sem fins lucrativos.

  • A_equipe_do_projeto_Estrogênias
  • Elementos_construídos
  • Eqquipe_e_o_professor_Cledenilson
  • Montagem_dos_elementos_com_Lego
  • elementos_1
  • kits_de_peças
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.