Projeto ‘Estrogênias – Meninas nas Ciências’ incentiva a participação de adolescentes na programação de robótica e informática
Dessa vez são quatro alunas do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, que participam do ‘Projeto Estrogênias – Meninas nas Ciências’. A ação estimula a participação das jovens nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
O projeto, que está em sua segunda edição, é promovido pela empresa Positivo Tecnologia S.A., localizada em Curitiba (PR), em conjunto com a Micro:bit Educational Foundation, a Lego Education, a First Lego League e a Disney, que patrocinam 25 equipes de instituições educacionais, com a finalidade de diminuir a distância da participação de meninas nas ciências e melhorar a educação por meio do uso criativo da tecnologia, diminuindo a desigualdade ainda existente entre meninos e meninas nos campos científicos.
No Campus Calama o projeto é coordenado pelo Professor de Informática, Cledenilson de Souza Martins. Segundo ele, as atividades se iniciaram no ano passado com a oferta de equipamentos da plataforma Lego para programação e desenvolvimento da Robótica. “A finalidade é a de criar comunidades de meninas envolvidas com a programação por meio de jogos e montagem dos equipamentos disponibilizados”, informa. O projeto dispõe um kit de material pedagógico e curso de capacitação aos tutores nas instituições.
A Robótica estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs que podem ser inseridos em múltiplas atividades com a utilização de circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples e complexos. “Com esses equipamentos, as equipes desenvolvem e constroem os objetos que recebem os mecanismos de programação e inclusão delas nesse processo de construção’’, explica o docente. Além do kit de equipamentos, a mantenedora oferece acesso ao conteúdo digital de orientação ao tutor e formação para a equipe, bem como formação presencial, caso necessária, ou a distância.
Nesta etapa participam as alunas Tamily Fernanda da Silva Oliveira; Graziele Olenchi Silva, Letícia Nikole Gomes Benjamin e Samilly Vitória Siqueira Ribeiro, todas do 2º ano de Informática matutino. Duas vezes por semana, à tarde, elas desenvolvem as atividades do projeto no Laboratório de Informática e vão construindo os equipamentos seguindo a orientação do coordenador. De acordo com o Cledenilson, essa equipe já participou da organização da etapa estadual da Olimpíada de Robótica no ano passado e “estão se preparando para participar da etapa deste ano”, informa.
“Aprender ciência nos divertindo”, é como define a aluna Samilly Vitória, afirmando que ficou muito feliz em ter a oportunidade de participação na equipe, uma vez que já tinha esse objetivo quando optou por estudar no IFRO. Para Thamily Fernanda, a atividade também desenvolve a união entre elas, facilitando a aproximação nas outras atividades do curso. “É um conforto e um alívio ver que todas estamos unidas numa causa só”, observa Thamily.
No desenvolvimento do projeto, a coordenação se compromete a remeter relatórios de diagnósticos pedagógicos, de acordo com os métodos e práticas definidos pelos cadernos de engenharia, de forma a identificar e registrar o status inicial da turma, e os resultados obtidos quanto ao desenvolvimento das habilidades da Educação 4.0; como também a dar continuidade aos bens recebidos, possibilitando seu uso educacional sem fins lucrativos.
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