Reunião discute acesso ao auxílio financeiro para aquisição de tecnologia assistiva educacional

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 12h34 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 12h34 | Acessos: 64758

Reunião com pais de estudantes com necessidades educacionaisO Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou reunião junto aos pais de estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista para explicar sobre as condições do Edital 48/2022/PVCAL/CGAB/IFRO, que disponibiliza auxílio financeiro para aquisição de tecnologia assistiva educacional.

O auxílio tecnologia assistiva educacional tem como objetivo pedagógico ampliar as habilidades cognitivas, executivas e sociais dos estudantes acompanhados pelo Napne, facilitando o acesso a produtos, equipamentos, dispositivos, softwares, aplicativos e recursos que objetivem promover a funcionalidade relacionada à atividade escolar. Conforme explicou aos pais dos estudantes, a Coordenadora do Napne, Elaine Márcia Souza Rosa, baseados na Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), tais produtos visam promover autonomia, qualidade educativa, aprendizagem e inclusão escolar.

São recursos que apoiam a realização de tarefas e proporcionam ao estudante chegar ao objetivo educacional proposto. Para se habilitar às condições do edital, os interessados participam de uma seleção que leva em conta a renda familiar, a procedência de escola pública e a idade mais elevada. O recurso destinado poderá ser parcial ou total, variando de acordo com os orçamentos apresentados, a disponibilidade orçamentária, a quantidade de inscritos e a adequação dos recursos da tecnologia assistiva às necessidades educacionais do estudante.

A coordenadora Elaine Márcia explica que o Napne atende atualmente a 46 estudantes com necessidades educacionais, que frequentam os cursos técnicos de nível médio e de graduação no Campus Calama.